Como mensurar resultados no Marketing Digital?
Postado em Marketing Digital | 02 Agosto, 2017

Algumas pessoas tem dificuldade para compreender como o marketing digital pode contribuir com a sua empresa. Essa confusão é consequência de quem não entende bem da área e do retorno que esta forma de divulgação traz para a marca.

Para acabar com essa dificuldade, preparamos este post para que você entenda como mensurar resultados do marketing digital. Confira!

Por que mensurar resultados no meio digital é tão importante?

A mensuração de resultados possibilita que a sua empresa acompanhe dados, fazendo com o retorno do seu investimento seja verificado. Deste modo, você saberá se está no caminho certo ou se precisa traçar outras estratégias mais eficazes. O ideal é fazer muitos testes, até que você identifique qual é o melhor método a ser utilizado para o seu negócio.

 

Como utilizar as métricas digitais?

        O primeiro passo para mensurar resultados é ter uma campanha bem definida. As métricas a serem analisadas serão escolhidas de acordo com o seu objetivo: sua empresa visa gerar leads, visualizações, compartilhamentos, curtidas ou vendas?

O segundo passo é identificar os canais que serão utilizados neste processo, para isto, o que deve ser levado em consideração é o público-alvo da sua empresa.

 

Quais são as ferramentas de mensuração de resultados?

        Existem diversas ferramentas disponíveis que dão métricas para campanhas on-line. Veja alguns que separamos para você:

Google Analytics: mensura os caminhos que levaram o público até o seu site, o que fez com que ele clicasse nos seus anúncios, quanto tempo permaneceram em seu site, dentre outras informações e resultados.

Facebook, Instagram e Twitter Ads: possibilitam que sejam analisadas as métricas das campanhas nas plataformas. É possível calcular número de curtidas, reações, comentários e compartilhamentos de um post, os dados demográficos das pessoas que interagiram com a publicação, além do dispositivo (desktop, celular, tablet) utilizado quando o anúncio foi visualizado.

E-mail Marketing: nas ferramentas de envio de e-mail é comum entregarem o relatório com dados como número de email enviados com sucesso, emails abertos, quantos cliques e o bounce hate (taxa de rejeição). Estes dados são os considerados básicos, e são métricas importantes para conhecer o interesse gerado do seu conteúdo encaminhado, aliás, a partir da conquista de um clique no e-mail é também possível continuar monitorando e conhecer o caminho deste visitante na página de destino, se sua ferramenta permitir.

 

O que fazer com esses números? Para quais resultados devo olhar?

 

Cálculo de ROI

        Esta é uma das métricas mais importantes nas estratégias de marketing digital. Isto porque o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento) é utilizado para mensurar o quanto de rendimento determinada campanha resultou para a empresa. Ele pode ser calculado da seguinte forma:


ROI = ganho obtido – quantia gasta com o investimento

        Para garantir o sucesso desse cálculo, é preciso somar todas as vendas e caixa conquistados com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing digital.


Taxa de conversão

        Há diversos tipos de taxas de conversão: cliques, acessos ou vendas. Com essas métricas, é possível encontrar as falhas e acertos do processo e, a partir daí, desenvolver ações capazes de resolver erros, se for o caso ou aumentar os resultados dessa taxa.


Taxa de rejeição

        A taxa de rejeição (bounce rate) permite medir a porcentagem de usuários que abandonaram seu site ou blog assim que acessaram. A importância de ter essa métrica em mãos é que, quando esse número está alto, pode significar que existe erro na usabilidade do seu site, bem como problemas na disposição do conteúdo ou layout ou ainda que a chamada de atração não está coerente com a entrega no seu site.


CAC (custo de aquisição de clientes)

        Essa métrica é importante para saber quanto cada um dos clientes conquistados custou para a empresa. O cálculo para possuir este resultado é simples. Basta somar o investimento na área do marketing + investimento na área de vendas e dividi-lo pelo números de clientes conquistados.

        Caso os números sejam muito altos, é hora de rever as estratégias e ter em mente quanto tempo você precisa mantê-los como clientes para “pagar” seu valor para a empresa.

        Quando esse valor é baixo, significa que suas estratégias de marketing estão mais eficientes, trazendo clientes novos a um baixo custo, ou seja, um sucesso.


       
Agora que você tem todas essas informações em mãos, é possível elaborar um plano de ação com objetivos definidos, podendo resolver qualquer deficiência que haja na campanha. Deste modo, você acerta mais o seu público-alvo, podendo transformá-los em clientes.

 
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