No último dia 24, o Facebook anunciou na página Facebook para Empresas que 17 tipos de post orgânicos não poderão mais receber patrocínios a partir do dia 15 de Setembro.
Segundo a plataforma, o objetivo da ação é fazer com que os Ads realmente atendam a sua proposta original: anunciar um produto ou serviço com intenção de fechar negócio, pois, segundo eles, atualmente ele tem sido utilizado com intuito único de aumentar o engajamento.
O que vai mudar?
Apesar da decisão ter pego muita gente de surpresa e ter assustado profissionais da área, a mudança não afetará bruscamente o marketing das empresas, visto que os formatos, agora proibidos, eram raramente utilizados, tais como notas e acontecimentos a aniversários de amigos e atualizações de status de relacionamento.
Conheça os 17 tipos de posts que não poderão mais ser impulsionados no Facebook:
1. Compartilhamentos de produtos de lojas;
2. Compartilhamento de uma história sobre publicações de promoção;
3. Check-ins em mapas, restaurantes ou cidades;
4. Compartilhamentos de notas;
5. Compartilhamentos de enquetes;
6. Compartilhamentos de recomendações de lugares;
7. Compartilhamentos de momentos culturais;
8. Compartilhamentos de comentários;
9. Compartilhamentos de foto de perfil;
10. Compartilhamentos de upload de arquivos;
11. Compartilhamentos de eventos esportivos;
12. Compartilhamentos de um vídeo ou imagem feitos com a câmera do Facebook;
13.Confirmação de presença em eventos;
14. Compartilhamentos de playlists de vídeos;
15. Atualizações de status de “está assistindo à” programas de televisão, filmes ou outros tipos de programação;
16. Posts de aplicativos postados na linha do tempo de uma página;
17. Publicações de political endorsement, que servem para demonstrar apoio à determinado político;
Campanhas já existentes que utilizarem dos 17 tipos de posts citados vão continuar rodando até o dia 29 do mesmo mês. Depois da data, serão pausadas.