Mantendo um servidor: a aventura
Postado em Tecnologia | 27 Fevereiro, 2013
imagem_4_1.jpg

Muita gente imagina a complexidade em manter um servidor rodando com centenas de sites e arquivos: 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem quedas, erros ou surpresas.

A maioria das pessoas compreende que é uma tarefa complexa, mas poucas sabem como e porque este processo acontece e de onde vem toda complexidade.

Estudo de caso: Codde

Na Codde os sistemas mais recentes estão hospedados em um servidor mais moderno e estável. Este servidor é monitorado por um sistema que, por exemplo, dispara avisos de erros aos administradores e possui um painel de controle que não perde em nada para os velhos filmes de ficção-científica!

O 1º desafio em manter um servidor online é um tanto óbvio: a máquina deve ter integridade física, ou seja, deve estar em um local seguro. Este local precisa ter uma corrente elétrica apropriada e protegida de picos e surtos de energia, sistemas de bateria; conexão de qualidade com a internet, de preferência com conexões redundantes para casos de queda; gerenciamento de todos os aspectos físicos da máquina, como temperatura, processamento, atividade de disco.

Esta parte, que já não é tão simples e barata, é considerada básica e podemos dizer que qualquer provedora fornece.

"[...]  testes frequentes, às vezes até simulando defeitos, são necessários para garantir que tudo esteja bem."

O 2º desafio é a garantia de que tudo funcione conforme planejado. Quanto mais planejamento e sistemas de apoio (backups), maior a complexidade em manter tudo correto. Quando um erro grave ocorre é muito comum que a causa seja o não correto funcionamento do sistema de apoio. Portanto, testes frequentes, às vezes até simulando defeitos, são necessários para garantir que tudo esteja bem.

O 3º desafio já começa a ir para o abstrato: o software. O sistema operacional deve conseguir manter a carga do servidor estável, usando seus recursos de forma ótima. Nenhum processo deve consumir mais recursos do que o necessário e cada detalhe deve ser bem ajustado. Isto para garantir que no evento de sobrecarga, que tudo ocorra bem, como em um lançamento de site.

Apesar do sistema operacional e o servidor terem dispositivos para manter tudo em ordem, fica com os desenvolvedores do sistema a "decisão final" sobre a eficiência. Se o sistema não é bem desenvolvido, não adianta a melhor máquina do mundo, mantida por ótimos técnicos, em um sistema operacional de ponta, pois tudo irá falhar.

O painel de controle da Codde, por exemplo, fornece informações cruciais sobre o funcionamento de todo o sistema e de cada site em particular, como visitações, tempo de resposta, situação dos backups de apoio, avisos de erros e de configurações não otimizadas para o cliente. Tudo tem sua "luz" acesa e qualquer pequeno erro gera avisos ou alertas, para que as atitudes corretivas possam ser tomadas.
 
E é assim, com muita tecnologia, detalhes e luzes piscando, que um servidor é mantido online.
 
O mais importante para a filosofia de uma empresa é sempre transparência com o cliente. É impossível prever tudo, mas planejamento é fundamental!
 
Até algum caminhão derrubar o poste da conexão da Embratel, pegar fogo e explodir. Aí gente, paciência! Não tem luzinha piscando que ajude! Mas claro, esperamos que isto nunca ocorra!
COMENTÁRIOS