Marketing Digital Estratégico
Postado em Marketing Digital | 30 Setembro, 2013
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O marketing em plataformas digitais é cada vez mais importante para quem deseja fortalecer a atuação e a comunicação de sua empresa. No entanto, com todas as facilidades oferecidas pela internet, muitos ainda acreditam que a presença online já seja suficiente para obter o retorno esperado.
 
Anúncios patrocinados a um clique, perfis em todas as redes sociais, sites e-commerce aguardando pelo cliente. Mas e ai, onde estão os resultados?
 
Como qualquer ferramenta de marketing, planejar é essencial. Antes de partir para a ação e criar diversos canais de contato é preciso planejamento para que os resultados sejam positivos e relevantes. As estratégias precisam estar muito bem alinhadas aos seus objetivos e ao universo de sua marca, produto, serviço, consumidor. Além disso, precisam estar em constante aperfeiçoamento com base nos dados oferecidos por um atento monitoramento.
 
A definição de uma estratégia segue 3 pontos básicos: Descoberta; Estratégia; Gestão. 
 
DESCOBERTA
O primeiro passo trata-se da descoberta. Não basta divulgar, é necessário levar informações relevantes, por isso identique e analise seu público-alvo, avalie suas necessidades e pesquise sobre quais questões podem ser abordadas através de mídias sociais. Eles estão presentes em quais canais? Que tipo de comentários estão fazendo e o que esperam das marcas?
 
Qual seu objetivo? Tenha isso muito claro. Descubra o que sua empresa quer e precisa, saiba onde quer chegar. Lembre que seu objetivo definirá suas ações: escolha da mídia social, seleção de assuntos, composição da linguagem visual e escrita, frequência de postagem, tipo de abordagem. 
 
Quais suas capacidades? Avalie sua capacidade de criar conteúdo, manter e gerenciar as ferramentas sociais, monitorar e reavaliar sua presença digital. O meio online é muito rápido, por isso exige uma boa dedicação. Seus consumidores estão esperando por informação de qualidade e anseiam respostas rápidas. Vocês está preparado?
 
ESTRATÉGIA
Para desenvolver uma estratégia efetiva, a primeira dica é: ouça! O que as pessoas estão falando sobre sua marca? Ou o que elas não estão falando? Ser esquecido não é um bom sinal. Esteja atento ao que os stakeholders oferecem de conteúdo relevante e dê forma à sua estratégia. 
 
Ferramentas sociais: em quais canais estar presente? Blog, comunidades, fóruns, Facebook, Pinterest, Twitter, LinkedIn, Tumbrl. Antes de escolher, analise quais vão ao encontro de sua estratégia.
 
Conteúdo é rei! O conteúdo é um dos mais importantes componentes de uma campanha nas mídias sociais. Deve ser relevante e útil para seu público-alvo, além de adaptável através dos canais de mídia social. 
 
Ajude a construir um relacionamento de mão dupla com seu público. Desenvolva uma voz. Fomente discussões que promovam o desenvolvimento saudável, facilite o compartilhamento de informações e espalhe sua marca. Invista em um layout clean, funcional, usável, com habilidade de inserir widgets, links, sidebars.
 
GESTÃO
 
Colete e analise os dados para utilizá-los de forma estratégica. Use ferramentas analíticas para medir engajamento, leads, page views, visitantes, assinantes, seguidores, fãs, comentários.
 
Resultados x objetivos: mensure seus resultados e compare com os objetivos estabelecidos. Por quê você obtém sucesso ou ainda está aquém dele?
 
Sempre em busca de aperfeiçoamento. Redefinir! Avalie os dados e ajuste sua estratégia. Teste novas ideias.
 
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