O que é Persona e por que você precisa dela para vender?
Postado em Marketing Digital | 22 Maio, 2019
Por que é tão importe a crianção da Persona?

O que é Persona e por que você precisa dela para vender?

Para quem faz parte da área de marketing ou publicidade, certamente já está familiarizado com o termo público-alvo, que é um grupo específico de consumidores ou organizações semelhantes que está pré-disposto a consumir o seu produto ou serviço. É para ele que canalizamos os esforços de marketing e vendas, garantindo uma comunicação eficaz e direcionada.

Dentro dos diversos perfis de clientes há o retrato do seu cliente ideal, feito a partir da união das suas principais características, hábitos, gênero, interesses e faixa de renda do público-alvo. Este método estratégico é chamado de Persona.

 

Por que conhecer a Persona da minha empresa?

Antes de vender um produto, você deve conhecer quem vai comprá-lo. Como falar em português com alguém que só entende russo? É possível vender caqui a quem está em busca de laranjas? Ou vender carne a veganos? Entendeu por que é tão importante definir personas? É necessário direcionar o seu conteúdo, definir a maneira de falar, o tom que será utilizado e entender como os prospectos buscam suas informações e como eles costumam consumi-las.

Ao criar a Persona, as suas estratégias de marketing aumentam e as chances de venda são muito maiores, porque você está atingindo apenas um grupo de pessoas que está interessado no seu negócio. Mas além de produzir um conteúdo de qualidade, tenha consciência de que este conteúdo deve chegar ao seu público no momento em que ele mais precisa, e a Jornada de Compra nos ajuda a definir a etapa que o consumidor está.

 

E como criar a minha Persona?

  • Estude o seu público-alvo.

Tudo o que você criar deve estar embasado a partir de levantamento de dados. Pesquise o seu público nas redes sociais, prepare um roteiro de perguntas, pesquise e colete todas as respostas.

  • Unifique as respostas.

Una as características mais relevantes: idade, cargo, hábitos, desafios, hobbies, crenças, estilo de vida, que mídias utiliza, onde busca informações, momento da Jornada de Compra que se encontra.

  • Alinhe a sua persona à Jornada de Compra.

Crie uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra que a sua persona está.

Você pode utilizar um gerador de personas para definir a sua.

 

As Etapas da Jornada de Compra

  1. Aprendizado e Descoberta: descobrir o problema;
  2. Reconhecimento do Problema: diagnosticar e analisar o problema;
  3. Consideração e Solução: apresentar o seu produto;
  4. Decisão de compra: a conversão – a compra será efetivada.

Estas são algumas orientações da Codde para uma estratégia de vendas eficaz. Fique por dentro das nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens.

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