Ouvir Música Aumenta a Produtividade?
Postado em Notícias | 06 Agosto, 2014
imagem_18_1.jpg
Sabe aquele colega de trabalho que fica de fones de ouvido com um som tocando e, às vezes, nem ouve quando é chamado? Pois é, ele pode estar ganhando muito com isso. Segundo o site CareerBliss, existem diversos benefícios em ouvir música no trabalho. A principal delas é deixar o profissional um pouco mais feliz durante a rotina. 

Então, caso a empresa permita, é bom aproveitar. 

Outros benefícios que a música pode proporcionar: 

É terapêutico;
 
A música pode ajudar a controlar a ansiedade e o estresse;
 
Melhora o humor;
 
Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que as pessoas podem elevar o humor com música em duas semanas (claro que é preciso tentar gostar do que ouve). Segundo o doutor Frank Lipman, uma pausa musical é uma ótima maneira de acalmar o corpo e a mente e, assim, baixar a frequência cardíaca, o que ajuda a manter a respiração.
 
Aumenta a resistência.
A música pode encorajar a chegar mais longe. Quando alguém está concentrado ouvindo as músicas do artista favorito, consegue convencer o cérebro a resistir a mais trabalho.
 
Impulsiona a produtividade;
Músicas instrumentais funcionam melhor para tarefas que exijam cognição, pois evita que as informações e interpretações se acumulem. No entanto, se é um trabalho de repetição, qualquer som acelera a produtividade.

Melhora a memória;
Existe um motivo para que as músicas tragam à tona antigas lembranças: elas são processadas em uma área do cérebro que fica ao lado da memória. Muitos adultos aprendem uma nova língua com mais efetividade quando cantam as palavras, ajudando a memorizar o novo vocabulário. 
 
Mas há diferença nos resultados de acordo com o nível de experiência do funcionário. Segundo a pesquisadora Teresa Lesiuk, responsável pelo departamento de musicoterapia da Universidade de Miami, as pessoas com “experiência moderada” no trabalho são as que mais se beneficiam com o aumento da produtividade, enquanto os mais experientes apresentam pequenas melhoras. E a música pode distrair os mais novatos. 
 
Um lembrete importante é conferir se é permitido ouvir música no trabalho. Em algumas empresas os fones não são liberados. Então, antes de aproveitar uma boa música, verifique se é permitido pela empresa. 
COMENTÁRIOS