Saiba qual a melhor rede social para o seu negócio - parte 2
Postado em Marketing Digital | 03 Novembro, 2015

 

No primeiro artigo do nosso guia para empresas falamos sobre Periscope, LinkedIn, Twitter, Instagram e Google+. Agora chegou a vez do Snapchat, Facebook, Pinterest e Youtube.

 

 Muita gente pode não conhecer o Snapchat, mas ele está caindo nas graças do público jovem e adolescente. Os últimos números da rede apontam que 71% dos usuários são jovens com menos de 25 anos e 70% são do sexo feminino. As empresas que atendem esse público alvo precisam ficar atentas. É uma rede social para compartilhamento de imagens e vídeos, a diferença é que o conteúdo some após 10 segundos ou após 24 horas, caso seja publicado no histórico, ou seja, é um conteúdo real time. É uma rede extremamente pessoal, como é voltada para o público jovem, permite uma linguagem menos formal e descontraída. Algumas empresas já estão produzindo conteúdos interessantes para esse público. O conteúdo tem que atrair a atenção e entreter, principalmente. O mais importante é fixar a marca e despertar o interesse para conhecer os produtos ou serviços. O aplicativo é exclusivamente mobile, mas já há um site que permite produzir imagens e vídeos e programá-los para a divulgação, o que facilita o trabalho das empresas. É necessário ter em mente, que para as empresas estarem no Snapchat é preciso adequar o conteúdo às características do aplicativo e produzir conteúdo exclusivo e inédito. Usando a criatividade é possível criar ações/promoções interessantes.

 

 O Facebook é a maior rede social do mundo e uma verdadeira vitrine para todos os tipos de empresas. Com o público abrangente, composto por pessoas de todas as idades. É uma ferramenta importante para construir audiência. Para empresas que não possuem site é essencial para marcar presença na internet. O Facebook permite a criação de Fan pages, ideais para a divulgação de produtos/serviços e para o relacionamento com o cliente. As publicações devem divulgar a empresa, mas também é preciso criar conteúdo relevante para o público como novidades, trabalhos realizados, bastidores. É preciso sempre manter um tom de linguagem adequado e o bom senso. A linguagem precisa ser o mais direta possível e que gere engajamento. O site permite a criação de campanhas patrocinadas, o que gera visualizações para um público alvo específico.

 

 É ideal para empresas que trabalham com conteúdo visual e criativo, como: fotógrafos, designers, decoradores, artistas plásticos. É uma rede social para compartilhamento de fotos, que serve como quadro de inspirações. É organizado por temas e afiliado ao Twitter e Facebook. Para as empresas ou profissionais liberais serve como ferramenta para publicação de fotos dos produtos e também buscar inspirações para novos projetos. Os usuários do Pinterest são em sua maioria mulheres, entre 25 e 35 anos.

 

  O Youtube mais parece um site para compartilhamento de vídeos, mas é uma rede social cada vez mais poderosa. Para as empresas, a plataforma além de oferecer a opção de publicidade, também serve para o compartilhamento de conteúdo visual. Usando a criatividade é possível criar vídeos relacionados à sua empresa e que conquistem novas audiências, além disso, a produção de conteúdo para o Youtube aumenta o rankeamento da empresa no Google, já que os vídeos são facilmente encontrados nas buscas. O conteúdo é livre, tudo pode virar vídeo! Mas fique atento ao que a sua empresa se propõe. Lembre-se de colocar as palavras-chave no título e na descrição do vídeo.

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