2 Regras básicas para email corporativo
Postado em Marketing Digital | 09 Março, 2016
Email Corporativo, marketing digital, comunicação

O e-mail, uma das principais formas de comunicação das empresas, ganha destaque por se tratar de um canal bastante procurado pelos clientes para obter informações, negociar produtos e serviços, bem como por representar parte da imagem que a organização passa a seu público consumidor.

Por isso, investir em um modelo de e-mail corporativo eficaz com o objetivo de enviar mensagens com um ar mais profissional é o primeiro passo para que se obtenha o máximo de sucesso com essa ferramenta. E isso requer a observação de algumas regrinhas básicas.

Quer saber o que é importante seguir na hora de enviar seus e-mails e quais são os fatores que devem ser levados em conta para que suas mensagens passem confiança e seriedade na medida certa para a imagem da empresa?
Então confira nosso post:

Tenha um domínio próprio

Talvez essa não tenha sido a intenção desde o começo, mas, conforme a empresa vai crescendo, dá para notar a necessidade e vantagem de se investir nesse detalhe. Criar seu próprio e-mail — como voce@suaempresa.com.br — é algo que, de início, já é capaz de conferir maior credibilidade às atividades da organização, passando a noção de que ela é mais bem estruturada e capacitada para atendê-lo, comprometendo-se a investir nos negócios.

Em seguida, utilize a mesma premissa para subdividir endereços eletrônicos que levem o nome da empresa de acordo com setores — como rh@suaempresa.com ou vendas@suaempresa.com e diretoria@suaempresa.com —, a fim de passar ao cliente uma ideia de organização e preparação para atender às mais diferentes demandas dos clientes. Com isso você facilita a resolução de problemas e o encaminhamento de assuntos específicos a cada área de atuação, o que garante maior satisfação dos clientes e confiança de que terão suas solicitações devidamente tratadas.

Mesmo que sua companhia ainda seja pequena, essa medida desperta no cliente a segurança e a sensação de ter seu pedido direcionado ao departamento correto, dando a impressão de atendimento diferenciado.


Trabalhe sua marca nos e-mails

Tão importante quanto ter seu domínio próprio é reforçar sua identidade visual e seus conceitos nos e-mails, o que pode ser feito por meio da inclusão de assinaturas personalizadas, que levem o nome da empresa, seu logo e seu slogan, por exemplo. Em resumo, tudo precisa refletir a cultura organizacional da empresa.

Da mesma forma, incluir outros dados para contato e novas formas de realizar essa aproximação em meio digital — como as redes sociais — ajuda a disseminar os canais de comunicação da empresa e a mostrar ao cliente novas formas de interagir com a marca. E isso é essencial, já que, às vezes, há meios mais adequados para esclarecimentos de dúvidas, compartilhamento de informações e apresentação de soluções do que o e-mail em si. Assim, mostrar esses novos caminhos para seu público pode ajudar a reduzir os problemas que surgem devido aos limites de cada ferramenta e também a mostrar que sua empresa está sempre disponível para atendê-lo, nos mais diferentes meios.

Por ser um contato realizado virtualmente, o e-mail precisa trabalhar conceitos que reflitam sua marca e sua imagem sempre de forma positiva, para conquistar a confiança de seus clientes ainda que não se trate de negociações presenciais.

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