Se você acabou de tomar a decisão de lançar um produto no mercado, está começando um negócio ou sabe que precisa de mais resultados, é hora de colocar a mão na massa e começar a pensar mais sobre a sua estratégia de marketing. Mas como produzir conteúdos persuasivos ou até mesmo criar um layout para um grupo tão grande e variado de pessoas? Bom, essa é a principal função da persona.
A persona é um personagem semi fictício que representa um grupo específico de clientes, criado com base em dados reais sobre esse público.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto e como criar as personas do seu negócio, que irão alavancar as suas estratégias de marketing, continue lendo esse artigo!
Persona, avatar ou cliente ideal. Independente de qual termo você utilize, todos eles possuem o mesmo significado: uma estratégia de marketing que cria um personagem semi fictício, baseado em dados e comportamentos reais. Com isso, é possível criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender às suas demandas.
Apesar do conceito de personas ter sido criado em 1983 por Alan Cooper, designer e programador de softwares, foi com o Inbound Marketing que o conceito se popularizou. E atualmente, a criação de personas é uma das principais ferramentas de planejamentos de estratégias centradas no consumidor.
Como falado acima, a criação de personas se tornou uma das estratégias mais eficientes na obtenção de resultados. Afinal, além de você criar conteúdo direcionado e relevante, definir de forma exata sua persona irá te auxiliar a segmentar melhor os seus anúncios. E sabe o que isso significa? Redução de custos de investimentos e aumento de vendas!
A persona é indispensável para:
Agora que você entendeu o significado desse conceito e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, é hora de entender melhor sobre os tipos de persona existentes e qual o propósito de cada uma.
Esse é o perfil semi fictício que representa o seu comprador ideal. Com ele é possível entender melhor as preferências do seu cliente em potencial e seu comportamento de compra para aumentar as suas chances de conversão.
Normalmente, o perfil que interage e engaja com as suas mídias sociais apresenta um perfil diferente do seu comprador. O principal objetivo ao criar a audience persona é fazer com que a marca ganhe notoriedade, seja bem lembrada pelo público e torne-a diferenciada para o mercado.
Essa persona nada mais é do que a humanização da sua marca. Com ela, você criará um perfil que represente os valores e a visão da companhia para que as mensagens sejam mais efetivas. A Magalu, assistente da Magazine Luiza, é um exemplo de sucesso.
Se você não sabe por onde começar a criar a sua persona ou não teve muito sucesso na segmentação de perfil, siga esses passos e comece a ter mais resultados na sua empresa:
Agora é a hora de "ir a campo". Isso significa que você precisará aplicar pesquisas direcionadas para a sua audiência para obter dados importantes.
Uma boa coleta de dados começa com um bom roteiro de perguntas. E um bom roteiro de perguntas é fruto de um bom planejamento de pesquisa, que envolve a definição de objetivos e público alvo.
Para realizar a pesquisa você pode combinar diferentes métodos e instrumentos que proporcionem uma visão completa do perfil dos clientes. E há dois tipos de pesquisa que você pode fazer:
Para aplicar a pesquisa, existem diversas ferramentas disponíveis de forma gratuita na internet como Typeform e Google Forms. Além disso, com o Hotjar, é possível inserir enquetes no próprio site. Isso significa que você já colhe algumas respostas do consumir no próprio ambiente em que ele pesquisa e compra.
Já no presencial, você pode realizar entrevistas ou grupos presenciais. Uma boa ideia é oferecer alguma retribuição (brinde, desconto etc) pela participação.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre o que você realmente quer saber dos seus clientes. Uma boa prática é dividir em cinco etapas de perguntas:
Como resultado de toda a pesquisa aplicada, você terá vários dados para analisar. Com isso, procure identificar os padrões nas respostas. Eles representam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a vários clientes e devem fazer parte da persona.
Saiba que nesse momento a organização será crucial para a análise bem feita.
Com a análise finalizada, a persona irá surgir. Ela terá um rosto e um perfil definido de acordo com as características e comportamentos levantados como mais relevantes.
Pense na persona como um ser humano real. Por isso, conte uma história! Narre um dia ou uma semana em que a persona interage com seu conteúdo. Assim, vai ficar ainda mais fácil perceber hábitos, comportamentos e como ela se relaciona com a sua marca.
A criação das personas só faz sentido se forem usadas pela equipe responsável pelo marketing. E como forma de incentivar, é interessante envolver toda a equipe na sua criação. Dessa forma, todos entendem para que ela serve e memorizam o avatar mais facilmente.
De tudo, o que realmente importa é que todos conheçam a persona e pensem nela em todos os processos.
Personas criadas e time de marketing consciente de suas características. Mas como aplicar nos processos? De forma simples e direta, a resposta seria que a persona deve estar presente no planejamento de toda a estratégia de marketing.
E no Inbound Marketing, é preciso ainda considerar as diferentes dúvidas, dores, necessidades e desafios de cada etapa da jornada de compra e qual a melhor estratégia a ser adotada nos diferentes estágios do funil de vendas:
Quando um público passa a ser representado por uma pessoa, fica muito mais fácil entender como a sua marca pode impactar positivamente a vida do seu cliente. Afinal, a persona é um instrumento de empatia para o marketing.
Mas caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco agora mesmo.