5 passos para criar uma persona
Postado em Marketing Digital | 26 Abril, 2022

Se você acabou de tomar a decisão de lançar um produto no mercado, está começando um negócio ou sabe que precisa de mais resultados, é hora de colocar a mão na massa e começar a pensar mais sobre a sua estratégia de marketing. Mas como produzir conteúdos persuasivos ou até mesmo criar um layout para um grupo tão grande e variado de pessoas? Bom, essa é a principal função da persona.

A persona é um personagem semi fictício que representa um grupo específico de clientes, criado com base em dados reais sobre esse público.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto e como criar as personas do seu negócio, que irão alavancar as suas estratégias de marketing, continue lendo esse artigo!

O que é persona?

Persona, avatar ou cliente ideal. Independente de qual termo você utilize, todos eles possuem o mesmo significado: uma estratégia de marketing que cria um personagem semi fictício, baseado em dados e comportamentos reais. Com isso, é possível criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender às suas demandas.

Apesar do conceito de personas ter sido criado em 1983 por Alan Cooper, designer e programador de softwares, foi com o Inbound Marketing que o conceito se popularizou. E atualmente, a criação de personas é uma das principais ferramentas de planejamentos de estratégias centradas no consumidor.

Benefícios do uso da persona

Como falado acima, a criação de personas se tornou uma das estratégias mais eficientes na obtenção de resultados. Afinal, além de você criar conteúdo direcionado e relevante, definir de forma exata sua persona irá te auxiliar a segmentar melhor os seus anúncios. E sabe o que isso significa? Redução de custos de investimentos e aumento de vendas!

A persona é indispensável para:

  • Criar o tom de voz ideal para sua empresa
  • Padronizar a linguagem de blog posts e posts de redes sociais
  • Escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio
  • Conteúdos mais interessantes para produzir
  • Extensão e formato dos conteúdos
  • Palavras-chave mais eficientes para usar (keywords)
  • Estilo e periodicidade do e-mail marketing
  • Facebook Ads, Linkedin Ads e Google Ads

Tipos de persona

Agora que você entendeu o significado desse conceito e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, é hora de entender melhor sobre os tipos de persona existentes e qual o propósito de cada uma.

Buyer persona

Esse é o perfil semi fictício que representa o seu comprador ideal. Com ele é possível entender melhor as preferências do seu cliente em potencial e seu comportamento de compra para aumentar as suas chances de conversão.

Audience persona

Normalmente, o perfil que interage e engaja com as suas mídias sociais apresenta um perfil diferente do seu comprador. O principal objetivo ao criar a audience persona é fazer com que a marca ganhe notoriedade, seja bem lembrada pelo público e torne-a diferenciada para o mercado.

Brand persona

Essa persona nada mais é do que a humanização da sua marca. Com ela, você criará um perfil que represente os valores e a visão da companhia para que as mensagens sejam mais efetivas. A Magalu, assistente da Magazine Luiza, é um exemplo de sucesso.

Como criar uma persona em 5 passos

Se você não sabe por onde começar a criar a sua persona ou não teve muito sucesso na segmentação de perfil, siga esses passos e comece a ter mais resultados na sua empresa:

01 - Colete os dados de clientes

Agora é a hora de "ir a campo". Isso significa que você precisará aplicar pesquisas direcionadas para a sua audiência para obter dados importantes.

Uma boa coleta de dados começa com um bom roteiro de perguntas. E um bom roteiro de perguntas é fruto de um bom planejamento de pesquisa, que envolve a definição de objetivos e público alvo.

Para realizar a pesquisa você pode combinar diferentes métodos e instrumentos que proporcionem uma visão completa do perfil dos clientes. E há dois tipos de pesquisa que você pode fazer:

  • Quantitativa - aplicadas a um maior número de pessoas, pode ser baseada em questionários fechados ou levantamentos de dados de ferramentas como Google Analytics.
  • Qualitativa - apesar de serem menos numerosas como as quantitativas, permite respostas mais aprofundadas. É possível fazer entrevistas, grupos de foco, etnográfica, entre outros métodos.

Para aplicar a pesquisa, existem diversas ferramentas disponíveis de forma gratuita na internet como Typeform e Google Forms. Além disso, com o Hotjar, é possível inserir enquetes no próprio site. Isso significa que você já colhe algumas respostas do consumir no próprio ambiente em que ele pesquisa e compra.

Já no presencial, você pode realizar entrevistas ou grupos presenciais. Uma boa ideia é oferecer alguma retribuição (brinde, desconto etc) pela participação.

02 - Quais perguntas fazer aos clientes?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o que você realmente quer saber dos seus clientes. Uma boa prática é dividir em cinco etapas de perguntas:

01 - Demográfica

  • Qual seu gênero? Idade? Cidade? Escolaridade?
  • (Caso seja B2B) Qual é o seu cargo? Segmento da empresa? Tamanho da empresa?

02 - Pessoal/profissional

  • Como é sua rotina?
  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos e obstáculos para atingi-los?
  • (Caso seja B2B) O que você faz no seu trabalho? Quais são seus maiores desafios?

03 - Consumo de conteúdo

  • Quais redes sociais você usa?
  • Como você se mantém informado?
  • Como você aprende novas habilidades?
  • Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?

04 - Hábitos de compra

  • Quais marcas você costuma usar?
  • Como você se informa sobre marcas e produtos? Onde costuma comprar?
  • Em quais canais você prefere interagir com marcas?
  • (Caso seja B2B) Quais marcas a sua empresa usa? Como é o processo de compra?

05 - Relação com a empresa

  • O que te levou a procurar as soluções da empresa x?
  • Como a empresa x te ajuda a solucionar seus desafios?
  • Qual a maior qualidade da empresa x?

03 - Como analisar os dados coletados?

Como resultado de toda a pesquisa aplicada, você terá vários dados para analisar. Com isso, procure identificar os padrões nas respostas. Eles representam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a vários clientes e devem fazer parte da persona.

Saiba que nesse momento a organização será crucial para a análise bem feita.

04 - Como estruturar a persona?

Com a análise finalizada, a persona irá surgir. Ela terá um rosto e um perfil definido de acordo com as características e comportamentos levantados como mais relevantes.

Pense na persona como um ser humano real. Por isso, conte uma história! Narre um dia ou uma semana em que a persona interage com seu conteúdo. Assim, vai ficar ainda mais fácil perceber hábitos, comportamentos e como ela se relaciona com a sua marca.

05 - Como fazer as equipes usarem as personas?

A criação das personas só faz sentido se forem usadas pela equipe responsável pelo marketing. E como forma de incentivar, é interessante envolver toda a equipe na sua criação. Dessa forma, todos entendem para que ela serve e memorizam o avatar mais facilmente.

De tudo, o que realmente importa é que todos conheçam a persona e pensem nela em todos os processos.

Como criar estratégias e conteúdo para a persona?

Personas criadas e time de marketing consciente de suas características. Mas como aplicar nos processos? De forma simples e direta, a resposta seria que a persona deve estar presente no planejamento de toda a estratégia de marketing.

E no Inbound Marketing, é preciso ainda considerar as diferentes dúvidas, dores, necessidades e desafios de cada etapa da jornada de compra e qual a melhor estratégia a ser adotada nos diferentes estágios do funil de vendas:

  • Topo de funil: posts de blog, infográficos, podcasts, newsletters, redes sociais.
  • Meio de funil: posts de blog (mais densos), email marketing, ebooks, webinars.
  • Fundo de funil: cases de clientes, webinars de venda, reviews de produto, demonstrações de produto, conversa com consultor.

Ficou alguma dúvida? Contate quem é especialista

Quando um público passa a ser representado por uma pessoa, fica muito mais fácil entender como a sua marca pode impactar positivamente a vida do seu cliente. Afinal, a persona é um instrumento de empatia para o marketing.

Mas caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco agora mesmo.

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