Como estruturar o site do seu hotel para vender mais?
Postado em Marketing Hoteleiro | 21 Agosto, 2018

Está pensando em como melhorar o site do seu hotel para converter mais vendas?
Preparamos 12 DICAS ESSENCIAIS que se o site do seu hotel não estiver fazendo, está perdendo vendas.

Agora você deve estar imaginando que vamos listar diversas dicas de tecnologias, estratégias digitais, códigos e por aí em diante, certo? Nada disso! Muito se fala de se colocar no lugar do cliente, então este é o nosso ponto de partida.

Convidamos você para inverter os papéis, como se este fosse um artigo de dicas para o viajante. E na sequência evidenciamos o que é importante realizar no seu site para melhorar a entrega. Após, claro, que não resistimos e também vamos listar indicações de tecnologia e estratégias digitais.

Vamos juntos.

Imagine você planejando sua próxima viagem. Quais são os pontos que vão te facilitar para escolher o hotel ideal pela internet, reduzindo o risco de cair numa furada? As reservas on-line são bastante utilizadas, devido à facilidade de contato com os hotéis, a segurança em utilizar cartão de crédito, a praticidade na hora de tirar todas as dúvidas, etc.

 

Mas, além de todas as facilidades, que certamente precisam estar funcionando perfeitamente, existem outros pontos que merecem atenção! Anote as nossas 4 dicas infalíveis para aumentar as suas chances de acertar na escolha do seu hotel ou melhor de vender o seu hotel ;)


1. CONFIRA AS FOTOS


VIAJANTE

Esta dica é para sua maior segurança. Confira as fotos do site do hotel, mas navegue em sites de avaliação de hotéis e procure por fotos e vídeos de clientes, que são mais realistas. Onde você também vai encontrar fotos reais é no Google, pesquise pelo nome do estabelecimento e verá fotos e avaliações de quem já esteve naquele hotel.


HOTEL
As fotos apresentadas no site precisam ser impecáveis, mas cuidado, devem mostrar a realidade. Alguns profissionais querem uma foto artística e exageram na edição. Gerar uma expectativa elevada e irreal só vai prejudicá-lo, e logo a realidade será apresentada nos sites de avaliação, e sua nota de satisfação também vai despencar.
Para evitar problemas com uma falsa primeira impressão, cuide da apresentação, iluminação, tudo o que tem direito, mas mantenha a relação com a realidade.


2. VERIFIQUE A LOCALIZAÇÃO


VIAJANTE
É comum que os hotéis mostrarem a distância em relação aos principais pontos turísticos, locais de saída para passeios, aeroportos, rodoviárias, entre outros. Confira se as distâncias são reais, pesquise no Google, certifique-se.

HOTEL
Forneça as informações e facilite a verificação, que tal inserir um link direto para o Google? Ou demonstrar estas distâncias direto no Google Maps? Por vezes abrir mão de uma apresentação mais bonita pela realidade, tem um melhor resultado. E vá além, dê sugestões dos lugares a visitar, roteiros imperdíveis, o que tem próximo do seu hotel. Aproveite e venda o destino, além da sua hospedagem.


3. BUSQUE POR AVALIAÇÕES
 

VIAJANTE
Confira sites onde os viajantes deixam seus depoimentos sobre o hotel que você pretende se hospedar, como Trip Advisor, Booking, Trivago, Kayak, Hoteis, Hotel Urbano, entre outros. Verifique o que outros hóspedes falam da sua experiência e também conheça a classificação do hotel de acordo com as avaliações deixadas. Mas claro, filtre o que encontrar por lá, especialmente, certifique-se que são atuais, pois com o tempo o hotel pode ter passado por reforma, mudança de funcionários, e hoje a realidade ser outra. Além de dar aquele desconto para pessoas que exageram nas suas impressões.

HOTEL
Depoimento/Avaliação é para estar na primeira página do seu site, sempre, e no mínimo nesta página. Melhor ainda se buscar, automaticamente, integrar de um site de avaliação. Claro que, neste caso, monitoramento é imprescindível. Pois, se ocorrer uma avaliação ruim, também estará exposto.
E lembre-se: avaliações não positivas, lá nos sites de avaliação, também são importantes e boas. Sim, para equilibrar a expectativa. Mas, sempre tendo o balanço do nível e respondidas com brevidade, de forma cordial e positiva. Mas isto já um tema que garante um artigo inteiro com várias outras dicas.

 

4. PONDERE O CUSTO-BENEFÍCIO
 

VIAJANTE
Viajar é ótimo, mas se conseguir economizar também é tudo de bom! Para isso os sites de reserva on-line ajudam muito nesta busca, que sem eles seria insana. Então, aproveite os filtros por preço. Mas não caia na armadilha de observar apenas os menores preços, certifique-se sobre outros serviços importantes, que podem virar surpresas nada agradáveis, tais como: café da manhã, estacionamento, o Wi-Fi que ninguém vive sem. E outros serviços, se forem importantes para você, como: lavanderia, restaurante e serviço de quarto.

HOTEL
Mostre todos os seus benefícios ao seu cliente, deixe muito claro o que vai encontrar no seu hotel, como são seus serviços, o que está previsto na diária e o que é cobrado à parte, preferencialmente, indique valores. Exceto, claro, se seu público não compra preço, neste caso, deixe claro quais são os serviços inclusos na diária. Facilite as pessoas a fazerem a relação custo x benefício, não foque apenas no preço da diária.

 

Agora que você já sabe as 4 dicas do viajante e como fazê-las a trabalharem ao seu favor, confira mais estas 8 dicas técnicas que são essenciais para o seu site ter uma boa performance em vendas:

 

5. SITE RESPONSIVO

Se o seu site ainda não é responsivo, ou seja, não é ajustável para desktop, tablet e para o celular, você está perdendo vendas.
A maioria das pessoas acessa a internet por smartphones. E para o segmento de turismo, hotelaria, o percentual de acesso por mobile é bastante elevado. E o seu site deve ser feito pensado primeiro para o celular e, em segundo para o desktop. Veja que hoje até o Google passou a dar prioridade para os sites responsivos, ou seja, é melhor posicionado no ranking para a disputa nos resultados das buscas.

 

6. ATUALIZADO SEMPRE: blogs, vídeos, notícias

Devemos sempre ter em mente a seguinte regra básica: "conteúdo gera ação." Em consequência, blogs, vídeos e notícias são muito importantes para atrair o público-alvo.

Divulgar vídeos do seu hotel, convidá-los a uma visita virtual ou apresentar sua equipe são tipos de conteúdo que incentivam a ação do visitante. Eventos e notícias do hotel e da cidade também são atrativos, além de renderem cliques e compartilhamentos nas redes sociais.

Essas estratégias também podem contribuir para aumentar as reservas on-line e taxa de conversão.


7. CHAMADAS PARA AÇÃO

As "chamadas para a ação" são os botões, gráficos ou imagens no site com o objetivo de produzir precisamente a ação de um visitante. Essas ações podem ser a assinatura de newsletters, a reserva on-line, baixar um material, pedido de orçamento ou mesmo a responder uma pesquisa de satisfação, por exemplo. O foco é fazer o visitante se relacionar com o hotel, e conduzi-lo para onde é importante.


8. SEO FRIENDLY

Para o site estar bem posicionado no Google e receber mais tráfego atraindo mais hóspedes, é importante que além de responsivo siga boas práticas de SEO. Aqui entramos em várias questões técnicas. Código e conteúdo, é uma união de estratégias e configurações.

 

9. ESTATÍSTICAS E ANÁLISE

Tenha total controle dos dados sobre os acessos do seu site e transforme suas análises em estratégias de marketing para seu hotel, com informações reais do seu público. Conheça a sua taxa de conversão, ou seja, seu número de vendas x número de visitantes. E projete sua vendas de forma escalável e previsível.

 

10. INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA DE RESERVA

Seu site deve estar integrado com seu sistema de reservas, e o mesmo deve estar bem visível em todo o site, a um clique do visitante a qualquer momento. Além de ser um motor de reserva fácil, seguro e que entregue as informações dos seus hóspedes para que você possa se relacionar posteriormente, desde sua reserva, chegada, partida e no futuro. Afinal, você quer voltar a vender para este hóspede, certo?


11. CADASTRO DE E-MAIL

Para que você possa se relacionar com o potencial cliente ou aquele que já é cliente utilize e-mail marketing. Envie dicas, ofertas por e-mail e gere oportunidades, tenha seu site preparado para a captura de e-mails e crie uma lista segmentada para ser trabalhada.

 

12. ATENDIMENTO ON-LINE

O chat on-line disponível em seu site é uma excelente ferramenta para tirar dúvidas, informar preços e realizar reservas. A rápida comunicação faz toda a diferença no ambiente on-line. Mas, por hoje, amplie, ofereça outros meios, como o WhatsApp a um clique. Há ferramentas de atendimento on-line que também convidam a pessoa para a conversa, seja proativo.



Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer, proporcione uma boa experiência para os visitantes do seu hotel, antes mesmo da hospedagem.


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Entre em contato, ficaremos felizes em conduzir o seu hotel para um patamar ainda mais rentável.

 

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