O que gera maior engajamento num conteúdo é a segurança que ele nos transmite, ou seja, Expertise, Autoridade e Confiabilidade - ou E-A-T (Expertise, authoritativeness, and trustworthiness).
Esses três fatores, juntos, definem uma página ou conteúdo de qualidade sob os olhos do Google. Explicaremos com base nas diretrizes do próprio Google. Vamos lá?
O Google E.A.T. consiste em um conjunto de instruções que nos ajuda a fazer do nosso conteúdo algo mais eficaz ao que os clientes em potencial estão procurando, a vantagem de usá-lo no seu site é, justamente, o aumento do engajamento, ou seja, mais alcance e interações com a sua página, como:
Ele consiste em três conceitos que deram origem à própria sigla E.A.T.
01- Expertise ou em português Especialização, Perícia ou mesmo Expertise
Mostre ao seu cliente em potencial que você é um especialista no assunto, e que tem o que ele procura, você passará muito mais credibilidade ao seu conteúdo.
Contratar especialistas para escrever seus artigos e ter fontes confiáveis são formas de te ajudar na produção deste material.
02- Authoritativeness ou em português Autoridade
Nosso trabalho precisa ser conhecido como um produto sério e de qualidade.
Ter um conteúdo referenciado em outros sites ou por outros especialistas é uma forma de conseguir passar importância e segurança.
03- Trustworthiness ou em português Confiabilidade
Um conteúdo que passe confiança é o que todos procuram quando vão pesquisar algo na internet, aqui estão algumas dicas para firmar a confiabilidade do seu site:
Ter essas diretrizes implementadas em seu site faz o algoritmo do Google avaliá-lo de forma positiva, pois você mostra que possui um conteúdo de qualidade e confiável.
Seu objetivo é manter uma marca de crescimento orgânico com uma presença online positiva. Lembre-se de que o Google analisa tanto o panorama geral quanto os detalhes.
Certifique-se de que todos os aspectos do seu site tenham como objetivo atingir os mais altos padrões E.A.T.
E lembre-se, leva tempo para estabelecer o E.A.T. A boa notícia é que, ao construir um E.A.T alto, será difícil tirá-lo das primeiras posições do Google.
O Google avalia todas essas diretrizes e faz com que o seu site seja visto como vantajoso ao público, assim, te deixando no topo das pesquisas, aumentando em muito seu engajamento e gerando muitos clientes em potencial.
Se interessou pela estratégia? Agora que você conhece e sabe como funciona é só aplicá-la no seu site deixando-o cada vez mais profissional.