Como melhorar SEO no Youtube e aumentar visualizações?
Postado em Marketing Digital | 26 Junho, 2018

Para aumentar o acesso aos sites, blogs e vídeos do Youtube, é necessário um conjunto de técnicas e estratégias que permitem o posicionamento nos buscadores como Google e Bing. O SEO (Search Engine Optimization) utiliza as palavras-chave do seu negócio para aumentar a visibilidade do seu conteúdo e assim, você consegue fazer com que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.

Atualmente, vemos que os vídeos trazem resultados surpreendentes no marketing digital. É cada vez mais importante prestar atenção aos detalhes - o jeito que você fala e a emoção que você passa uma informação caracteriza o conteúdo para o seu público.

No Youtube, todos podem falar sobre tudo. A plataforma é acessível para todos e para que seus vídeos estejam melhor ranqueados, ou seja, estejam primeiro nas buscas, é preciso entender mais sobre SEO e como melhorar com as estratégias.

Como o SEO funciona no Youtube?
O processo de otimização dos vídeos é semelhante ao que é feito em sites e blogs. Cada vídeo pode ser tratado como uma página e seu conteúdo deve ser otimizado para criar mais engajamento com o seu público ideal. É preciso conhecer as técnicas de SEO para aumentar as visualizações de cada vídeo e não há regras ou garantias: tudo depende de quem deseja assistir e conhecer mais sobre o que você divulga.

Como acertar na escolha das palavras-chave?
Este deve ser o ponto de partida da sua estratégia de SEO. Quais palavras estão relacionadas ao seu universo? Como as pessoas procuram pelo seu conteúdo? Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar no Marketing Digital para explorar as pesquisas feitas pelos usuários. A busca no Youtube funciona da mesma forma que o Google e é possível analisar as sugestões ali mesmo, na barra de pesquisa. Ao digitar a palavra-chave que tem a ver com o seu conteúdo, o buscador dá sugestões do que os usuários procuram sobre aquele assunto.

Existem outras ferramentas que possuem filtros específicos para analisar os temas mais procurados na internet, como o Keyword, Ubersuggest e Hypersugest. Com a lista de palavras-chave importantes para o seu vídeo, você cria um mapa sobre o conteúdo a ser abordado e os termos a serem utilizados nas publicações.


Como deve ser o título do seu vídeo?
A parte mais importante do SEO no Youtube é escolher o título do vídeo. Para que o tema da sua publicação seja identificado facilmente, as palavras-chave mais importantes devem aparecer no início do título.
E na descrição? O que escrever?
Escreva para pessoas. Na descrição do seu vídeo, lembre-se de utilizar as estratégias de SEO do jeito certo: o que é bem visto pelo seu público também é bem visto pelo Google. Escreva sobre o conteúdo do vídeo de forma clara e objetiva, usando as palavras-chave mais relevantes para o assunto que você estiver mostrando

Foco no engajamento
O comportamento do público em relação aos vídeos publicados afetam diretamente no ranqueamento da página. Os comentários, curtidas, compartilhamentos e tempo de permanência assistindo o vídeo contam muito para que ganhe relevância na internet. Existem táticas para levar as pessoas para o seu vídeo e encorajar o engajamento: capas cativantes, temas musicais, resumos para antecipar o conteúdo tratado, divulgar nas outras redes sociais e divulgar seu canal diretamente nos grupos que procuram por conteúdos semelhantes.

Defina as tags do Youtube
Para que os mecanismos de pesquisa entendam mais facilmente o conteúdo do seu vídeo, é possível inserir tags específicas e genéricas. As palavras-chave são importantes para definir os assuntos tratados e otimizar o conteúdo do vídeo.

Qualidade do vídeo
Além de conteúdos relevantes, é preciso fazer o upload no Youtube da forma correta. No título do vídeo deve constar as informações principais tratadas ali, com conteúdo descrito no nome do arquivo. Evite números e letras desconexas (como os vídeos direto da câmera) e utilize as palavras-chave mais relevantes para o seu canal.

Youtuber
O SEO é apenas uma parte da estratégia. O seu conteúdo deve ser diferenciado dos outros que já estão publicados ou sendo produzidos pela internet. O jeito que você fala, divulga e publica os seus vídeos é fundamental para um canal de sucesso no Youtube.

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