Como os negócios se fortalecem nos tempos de Coronavírus?
Postado em | 28 Abril, 2020

Crises são momentos que escondem grandes oportunidades. Se essa era uma frase que, para muitas pessoas, não passava de um princípio motivacional, a pandemia do Coronavírus chegou nos obrigando a entender, de vez, como essa virada de chave funciona.

 

Nós estamos vendo, na prática, o quanto um acontecimento surpreendente e fora do nosso controle nos tira da zona de conforto. E aí está a grande possibilidade de fazer com que a crise nos leve para o próximo nível, sob o aspecto social, humano e corporativo.

 

É natural que estejamos nos sentindo perdidos diante de tamanho desafio. Por isso, siga lendo esse artigo. Reunimos algumas ações para ajudar a fortalecer o seu negócio, no enfrentamento à crise.

 

As marcas frente à pandemia

Sim, o mundo já passou por grandes pandemias, com a da gripe espanhola, mas a COVID-19 muda tudo pelo contexto de globalização que marca a economia do século XXI. Isso sem contar o fato de sermos uma sociedade altamente conectada. 

 

A Ipsos, que é um dos maiores players mundiais em pesquisa e inteligência de mercado, vem se dedicando a acompanhar o movimento das marcas em torno da COVID-19. E num dos estudos, envolvendo a reação de espectadores a anúncios e ações de grandes marcas que estavam relacionados à pandemia, fica clara a importância de se posicionar e agir.

 

A pesquisa concluiu que as propagandas sobre o tema coronavírus se mostraram 44% mais envolventes e 29% mais relevantes. Uma demonstração de que esse é o caminho para se conectar a uma audiência plugada, gerando compartilhamento e consciência positiva de marca. 

 

Os sinais do caminho a seguir

Por isso, personalidades do mundo digital como Neil Patel, tido como um dos tops influenciadores da web mundial, chamam a atenção para as oportunidades que se abrem para o marketing e os negócios on-line nesse cenário. Ele afirma que o momento exige foco em gerar valor.

 

Em “Como Adaptar seu Marketing Durante o Coronavírus (COVID-19)”, o especialista analisa como a liberação de conteúdos gratuitos, por exemplo, tem ampliado os números de seguidores nas redes sociais e reforçado o relacionamento entre empresas e clientes. Isso sem contar que os anúncios pagos na web estão mais baratos, tendo em vista o maior tempo que as pessoas passam navegando e uma menor concorrência, que diminui o custo por clique. 

 

E veja que não estamos falando de se aproveitar da crise, mas de entender como ajudar outras pessoas, gerando relacionamento qualificado.

 

O que estamos fazendo por aqui

Essa é a trilha que estamos percorrendo com nossos clientes, aqui na Codde Comunicação Digital. Nossa carteira tem empresas de diferentes segmentos e, inclusive, negócios que atuam em áreas das mais impactadas pelo distanciamento social, como hotelaria, eventos e comércio.

 

Nossa primeira medida foi, efetivamente, nos colocarmos à disposição dos clientes e avaliar cada caso, para  buscar soluções específicas, adequadas e alinhadas com a geração de oportunidades. E os resultados são efetivos. Listamos algumas das estratégias que colocamos em ação para ajudar a você se inspirar a fazer a sua:

 

- Campanha inspiracional: com um cliente da área de eventos corporativos e sociais, que precisou repensar todo o seu cronograma de atividades, a comunicação de cada passo é feita com cuidado. Isso torna possível reforçar laços de relacionamento com os clientes. Além disso, foi lançada uma campanha que inspira as pessoas ao otimismo e ao preparo para o momento de retomada, além de colocar sua estrutura e influência para arrecadar fundos para a compra de cestas básicas para famílias em situação de necessidade.

 

- Posicionamento e coletividade: seguindo essa mesma linha de fortalecimento de marca, acompanhamos de perto o posicionamento de cada cliente. Cada um deles vem mostrando, nos seus canais digitais, como se adequaram às medidas de saúde pública necessárias para ajudar a encarar o momento. Pautas propositivas também entraram no plano, como dicas do que realizar durante a quarentena, seja de como montar um home-office, como ser mais produtivo, dicas de trabalho à distância e ferramentas, ou ainda dicas do que fazer com as crianças em casa, e tudo isso com o seu público também enviando e marcando-os. Adotando uma comunicação participativa, positiva e propositiva.

 

- Campanhas especiais: entendendo os impactos da pandemia sobre as relações e necessidades de consumo, desenvolvemos promoções especiais. Bônus, descontos e benefícios em remarcar hospedagem, por exemplo, estão sendo ofertados para facilitar a vida dos consumidores. O resultado foram vendas diretas e, em alguns casos, imediatas. 

 

- Transformação digital para agora: no contexto de distanciamento social, a aceleração de projetos web também é uma realidade. Projetos de produtos, palestras e cursos para o formato on-line de clientes novos ou já presentes na carteira, estão rodando a pleno vapor. Foi o entendimento de que servir on-line é uma atitude para agora, inclusive na garantia de sobrevivência dos diferentes negócios.

 

Conte com a Codde Comunicação Digital para, também, fazer comunicação assertiva nesses tempos de crise. Confira nossos serviços e entre em contato conosco.

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