Como otimizar o seu canal de YouTube?
Postado em Marketing Digital | 10 Agosto, 2023

Sempre estamos em busca de melhorar performance e sermos encontrados pelo público certo. Utilizar o YouTube como estratégia é certeiro, sabe porquê? 

O YouTube é o segundo site no ranking dos mais visitados do mundo, a primeira posição é do Google, é claro!

Mas o YouTube supera o Google em critérios muito importantes, como a duração média da visita, enquanto o buscador registra cerca de 10 minutos, a plataforma de vídeos tem mais que o dobro, com aproximadamente 21 minutos de duração. A quantidade média de páginas que cada usuário visita também é superior de 8,62 versus 11,64, sem contar a taxa de rejeição com quase 10% menor no YouTube. As estatísticas falam por si.

Agora que você já conhece a força da plataforma vamos conferir como utilizá-la para ajudar a alavancar a sua audiência?

 

Visibilidade

Não há outra plataforma de conteúdo que tenha o mesmo nível de alcance, o que faz do YouTube a maior vitrine que uma marca ou criador de conteúdo possa ter.

O YouTube conta hoje com 2,6 bilhões de usuários, de acordo com o Statista. Sendo que o Brasil, aparece como o quarto lugar do mundo com mais acessos, ficando com 138 milhões de usuários ativos mensalmente.

 

Engajamento

Bom, aqui na nossa introdução já compartilhamos que a média de tempo é de 21 minutos por visitante, mas você sabia que, o próprio YouTube revela que seus usuários passam, em média, cerca de uma hora por dia assistindo vídeos?

Impressionante, não é mesmo? Ambiente certo para potencializar as ações de um usuário e gerar engajamento, seja orgânico ou pago.

E assim podem ser gerados leads qualificados para converter, afinal, ninguém compra nada sem a ação necessária, certo? 

Aliás, esse engajamento pode ser medido dentro do YouTube, que possui uma ferramenta de analytics, adequada para medir os seus resultados.

 

Espaço para divulgação e retorno

Com a sua grande audiência há espaço também para os anúncios na plataforma.

É possível criar anúncios antes, durante e depois dos vídeos para potencializar o processo de geração de leads e, não menos relevante, para ser mais uma fonte de receita.

 

Mobile marketing

Hoje o celular é mais utilizado para assistir vídeos do que a própria TV a cabo. Logo, vale destacar a relevância do marketing para dispositivos móveis. Entre as pessoas maiores de idade até 50 anos, a audiência só aumenta ao longo dos anos, enquanto na TV não para de encolher, segundo dados do Google.

Aí está mais um ótimo motivo para você levar a produção de vídeos no YouTube a sério, investindo tanto em anúncios quanto em conteúdos orgânicos.

 

Fontes de tráfego do YouTube

Existem basicamente 2 tipos de tráfego no youtube: orgânico e pago, mas essas não são as únicas formas de atingir o seu público. 

Você deve apostar em fontes alternativas para gerar tráfego e potencializar ainda mais o processo de geração de leads. Quanto mais diversificadas forem as suas fontes de tráfego, maior o alcance de suas publicações e, por consequência, seu funil de conversão tende a ficar sempre cheio.

Abaixo explicamos sobre os dois tipos de tráfego e também 3 fontes diversas que podem fazer muito sentido para você! 

 

Tráfego pago

Tráfego pago é aquele gerado por anúncios.

E pode vir direto pelo anúncio dentro do YouTube ou via Google Ads.

No caso do YouTube, o tráfego pago pode vir de anúncios dentro do próprio YouTube ou inserido nos aplicativos do Google Play, pela rede de display. 

Já os anúncios publicados no Google Ads, podem ser exibidos de duas formas: 

- Resultado de busca, exibe junto o termo “Anúncios” em negrito, à esquerda.

- Na rede de display, na qual os anúncios são exibidos na forma de banners, dentro de sites que sejam membros da plataforma Google Adsense.

Esse é o tipo de tráfego que você pode utilizar para gerar brand awareness, ou seja, visibilidade para sua marca. Também é indicado para venda direta pela internet, portanto, quem tem e-commerce pode e deve explorar essa possibilidade.

 

Tráfego orgânico

A principal diferença entre os tráfegos orgânico e pago é a forma como o investimento é feito em cada um.

Nos anúncios, a audiência é proporcional ao quanto você investe nas campanhas.

Logo, quando o investimento cessar terá uma grande redução no tráfego.

Isso já não ocorre quando investe em estratégias de SEO, já que, quando um vídeo ganha as primeiras posições, ele tende a permanecer ali por mais tempo. Dependendo da autoridade do seu canal, as posições conquistadas podem durar anos. 

E é por isso que você deve se preocupar com as palavras chave e construir sua autoridade no Youtube para ter bons resultados de tráfego orgânico.

Agora vamos falar um pouco sobre 3 formas de atrair um público qualificado além do tráfego pago e orgânico.

 

Recomendação

O boca a boca também é forte no meio digital!

Se alguém o indica está validando a sua autoridade, quer estratégia mais forte e eficaz? Portanto, quanto mais recomendações você obtiver para os seus conteúdos e para o seu canal, melhor o ranqueamento.

 

Externo

Todo visitante que vem de outros sites fora do YouTube, exceto o que vem das buscas do Google, são considerados visitantes externos. Como conseguir? 

A resposta é: link building. E o que é isso? 

É a inserção de links direcionados para seus vídeos em outros sites de boa reputação e audiência. Se você conseguir fazer com que seus vídeos sejam incorporados na página, melhor ainda.

 

Pesquisa

Claro que o já tão conhecido Google não pode ficar de fora quando se trata de SEO para YouTube.

Use palavras chave nas descrições dos vídeos para que sejam encontradas pelo Google, e vale indicar que com os avanços nos algoritmos, a busca do Google consegue também entregar resultados para trechos dos vídeos.

Essa é mais uma razão para você usar, tanto nas descrições como nos próprios vídeos palavras chave estratégicas, inclusive secundárias e, principalmente, de cauda longa.

 

19 Dicas de como otimizar o SEO do seu YouTube

 

Seguem algumas táticas para SEO interno no YouTube como um motor de busca e também táticas de SEO externas para direcionar tráfego para os seus vídeos.

Confira como fazer isso em 19 dicas imperdíveis.

 

1. Encontre palavras-chave para vídeo

A aplicação de palavras chave no YouTube é um pouco diferente de como encontramos no Google ou no Bing. 

Você vai encontrar com alta frequência pesquisas que iniciam com “Como fazer”, mas as palavras que direcionam continuam valendo, é recomendado até mesmo que você faça uma pesquisa no Google e se certifique se elas trazem resultados de vídeo.

Se você pesquisar “como fazer uma maquiagem de festa”, por exemplo, vai ter vários resultados em vídeo, e pelo menos um deles será do YouTube.

 

2. Otimize o título do seu vídeo

Você sempre otimiza seus títulos para conteúdos de texto, certo? E a mesma regra se aplica ao YouTube.

A sua principal palavra chave deve estar no título do vídeo. E o seu título precisa resolver um problema para que ao ler a pessoa identifique imediatamente quais são os benefícios oferecidos. Seus títulos devem ser objetivos e bem claros. 

 

3. Otimize suas tags

Use tags relevantes ao seu tema, escolha as palavras que vão ajudar seus vídeos a obterem mais visualizações. Mas cuidado, não exagere na quantidade, use de 10 a 12 tags, que já são suficientes.

 

4. Solicite comentários

Se os seus vídeos recebem comentários, o YouTube vai compreender que são de qualidade e de interesse das pessoas, logo o algoritmo vai trabalhar ao seu favor. 

É uma boa prática encerrar seu vídeo com uma pergunta, para estimular que os visitantes respondam nos comentários.

 

5.  Convide o usuário a se inscrever

Essa é uma métrica que o algoritmo usa para ranquear vídeos. Curtir ou comentar em um vídeo é uma ação única. Mas inscrever-se significa que o usuário vai ver seu conteúdo regularmente e reflete quanto valor você oferece.

Dica especial: muitos YouTubers pedem para que curtam, comentem e se inscrevam ao mesmo tempo. Mas se você for priorizar uma dessas, foque em convidar para se inscrever.

 

6.  Faça uma miniatura atraente

A miniatura, ou thumbnail do seu vídeo não é um fator de ranqueamento direto, mas  tem impacto no seu SEO. Afinal, muitas pessoas vão resolver assistir um vídeo pela a sua miniatura. Que por sua vez significa mais cliques, logo contribui com o seu ranqueamento.

Certifique-se que sua miniatura se destaca e mostra aos espectadores sobre o que fala o seu vídeo.

 

7.  Adicione legendas

Aqui está uma dica que vai te dar uma vantagem gigante: ative a opção de legendas.

As legendas foram pensadas para pessoas com dificuldades de audição, mas elas também trazem outro benefício que é serem rastreáveis por mecanismos de busca.

O YouTube tem suporte a legendas automáticas, mas não são perfeitas. Você pode editar essas legendas ou adicionar uma versão própria. Qualquer que seja a sua opção, confirme se as legendas estão corretas.

 

8.  Atenção para o nome do seu arquivo

Não é de relevância alta, mas ajuda se o nome do seu arquivo refletir seu título ou sua palavra-chave principal. É o mesmo princípio que nomeamos os arquivos de imagem para uso no site. 

É mais uma forma de dizer para o YouTube qual é o tema do seu vídeo.

 

9.  Faça links para o seu canal (Clique aqui e aprenda a como postar vídeos em seu canal no Youtube), não só para os seus vídeos

Para ter os melhores resultados você precisa ter links para o seu canal e também para cada um dos seus vídeos.

Esses links para o canal mostram ao YouTube que você é uma autoridade no seu nicho.

 

10.  Compartilhe nas mídias sociais

Compartilhe no Facebook, Twitter, no LinkedIn e em qualquer outra rede social que seja permitido.

Ah! Mas eu ouvi dizer que os vídeos postados direto no Facebook possuem maior alcance, do que se eu colocar o link do YouTube. E é verdade! 

Mas qual é o seu objetivo? 

O YouTube é a maior plataforma de vídeo do mundo e compartilhar seus vídeos do YouTube, sempre que possível, continua sendo a melhor e mais viável estratégia para obter o máximo de visibilidade.

 

11.  Comunique por email

A lista de emails é uma das formas de marketing mais eficientes. Você pode se comunicar com centenas ou milhares de pessoas rapidamente e atrair muita gente para o seu vídeo.

Isso vai aumentar seu número de visualizações, que é essencial para fazer bom SEO para YouTube.

 

12.  Faça embed do seu vídeo

Fazer embed é colocar o seu vídeo para ser visto em um site, por exemplo. Com isso você chega a mais pessoas, como também aumenta o engajamento dos seus usuários. 

O seu vídeo pode virar um post do seu blog.

 

13.  Use a palavra-chave principal no início da sua descrição

Assim como a estratégia de SEO para site ou blog ocorre também para o YouTube, ao escrever suas descrições de vídeo, use sua palavra-chave principal logo no início. 

O robô do YouTube vai ler sua palavra-chave quase que imediatamente e rastreá-la, o que vai contribuir para um melhor ranqueamento.

 

14.  Atenção para as métricas dos seus vídeos

Uma métrica de ranqueamento do YouTube muito importante é o tempo que as pessoas passam assistindo seus vídeos, porque isso indica se elas gostam do que você está fazendo. Então, aproveite que o YouTube fornece relatório e confira o tempo de exibição. Para ver o relatório, vá ao ícone do seu canal e clique em Creator Studio e no menu vá à Analytics > Watch time.

Há outras métricas bem importantes e todas disponíveis neste mesmo ambiente Analytics. Confira os dados de retenção e engajamento, estude o comportamento do seu público.

 

15.  Organize o seu canal. Crie playlists

Construir playlists com as suas palavras-chave vai reforçar seu SEO e também gerar mais tráfego de busca, além de contribuir como guia para quem vai te assistir. 

 

16.  Participe de outro canal

Sabe o famoso colaborativo que já aplicamos nas redes sociais? Por aqui também é válido, mas atenção na escolha. 

Selecione um canal que seja complementar ao seu, que o público deste canal seja relevante para você. Mas cuidado para não ser um canal concorrente, onde você pode acabar perdendo seguidores para aquele. E deixe combinado para que o link para o seu canal seja divulgado! 

Outra maneira de participar de outro canal é dar uma entrevista. É uma oportunidade de visibilidade maior e para um público ao qual você talvez não teria acesso.

 

17.  Descubra o tempo ideal para os seus vídeos

Uma das métricas mais importantes é o tempo de visualização do seu vídeo, quanto mais tempo as pessoas permanecem, tende a ser melhor visto pelos algoritmos do YouTube e, assim, serão mostrados para mais pessoas.

Não existe um tempo ideal, pois depende do tipo de conteúdo. A melhor estratégia é usar o analytics do YouTube para conferir a chamada duração relativa, que é comparar a retenção dos seus vídeos com os dos concorrentes com a mesma duração.

 

18.  Melhore seu conteúdo constantemente

A responsabilidade maior para o sucesso é o seu conteúdo.

Nenhuma estratégia de SEO vai fazer seu público assistir por mais tempo ou voltar no seu canal. Essa responsabilidade é inteira sua, sobre o conteúdo que compartilha.

O seu conteúdo é a base de todo o seu SEO. 

Garanta que a sua entrega seja de qualidade.

 

19. Post com constância

Assim como ocorre nas demais mídias sociais, no YouTube também é importante ter constância de vídeos publicados. Essa é uma maneira da plataforma compreender quem é de fato um produtor de conteúdo e quem não.

Portanto, estipule uma frequência mínima. 

 

Conclusão

O YouTube não é só para superstars!

Você também pode fazer parte de tudo isso.

Faça vídeos que realmente ajudam as pessoas, as visualizações simplesmente vão acontecer. Depois, você pode enviar esse tráfego para o seu site, ou pedir às pessoas que se cadastrem na sua lista para receber mais conteúdo.

A maioria dos pequenos negócios não está no YouTube, o que significa que tem um mar azul para navegar.

Você não precisa de um orçamento gigante para começar a fazer vídeos. É possível criar um vídeo usando apenas o seu celular e um editor de vídeo gratuito.

Os melhores canais se destacam pelo seu conteúdo.

Se você tem uma proposta única de valor, e se esforça para criar vídeos que as pessoas adoram, pode ser muito bem sucedido no YouTube.

Qual é a sua melhor dica para se destacar usando SEO para YouTube?

COMENTÁRIOS