Conheça o Metaverso, a nova aposta do Facebook
Postado em Marketing Digital | 20 Janeiro, 2022

A mudança de nome do Facebook gerou muita polêmica, afinal a empresa de abrangência mundial parecia consolidada a muito tempo e o novo nome, Meta”, pegou todo mundo de surpresa. Entenda um pouco mais dessa mudança e como isso afeta o marketing digital:

 

Metaverso, o que é isso?

Antes de explicar como as mudanças afetam o Facebook, vamos te contar o que é esse tal de metaverso: é um universo totalmente virtual onde as pessoas irão interagir entre si com avatares digitais. Para dar vida a esse mundo, serão usadas diversas tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, redes sociais e até as criptomoedas.

O metaverso será uma nova proposta de comunicação imersiva, feita de modo 3D, que dará acesso a novos modos de vida, como a forma de se divertir ou fazer negócios. As pessoas poderão reproduzir os modos de viver no mundo virtual, fazer atividades físicas, ir às compras, sair com os amigos, viajar de férias, etc.

É a criação de uma realidade paralela e totalmente abstrata e que ainda não existe. Pois é, o metaverso é um grande projeto que vem sendo construído por diversas empresas gigantes da tecnologia e, por enquanto, não pode ser acessado.

 

Por que o Facebook mudou de nome para Meta?

A empresa tem uma visão de futuro e construção tecnológica apurada e decidiu investir na mudança o quanto antes, buscando construir seu espaço dentro do metaverso.

Segundo o CEO, Mark Zuckerberg, "Escolhemos 'Meta' porque pode significar 'além' e capta nosso compromisso com a construção de tecnologias sociais que nos levam além do que a conexão digital torna possível hoje". Em 2004, quando foi lançado, o Facebook mudou a maneira como as pessoas se comunicam e esta é a aposta com o metaverso, incentivando novas formas de comunicação e interação social no universo virtual.

A explicação na página de apresentação da Meta diz que a empresa está indo além das telas da tecnologia 2D, buscando experiências imersivas para ajudar a construir a nova realidade tecnológica social.

 

Como o Facebook se posicionará dentro do metaverso?

Além de adequar as redes sociais para serem utilizadas no mundo virtual, o Meta também vem desenvolvendo produtos de imersão para o metaverso. Os primeiros divulgados foram o Oculus, um óculos de realidade virtual (VR) que entrega uma nova maneira de se conectar com o mundo e a Novi, uma carteira digital com sua própria moeda virtual. 

A ideia é de que estes produtos sejam a porta de entrada para o metaverso, o Oculus entregando a imersão visual e a Novi gerando renda com uma moeda virtual que movimenta a economia digital.

 

O que muda na prática a partir de agora?

Como o metaverso ainda está em fase de construção, a Meta trouxe algumas mudanças práticas na parte de gerenciamento de anúncios, para garantir seu espaço no lançamento do mundo digital e adequar-se às leis de proteção de dados que vêm sendo aprovadas no mundo todo.

A mudança que mais está afetando os analistas de marketing digital é a redução nas opções de segmentação de anúncios. A opção de direcionamento detalhado, a partir de 19 de Janeiro de 2022 não contará com tópicos que possam ser considerados sensíveis, como causas de saúde, orientação sexual, práticas religiosas e alinhamentos políticos. A justificativa é de que as opções citadas poderiam ser usadas de má fé, causando experiências negativas para pessoas em grupos sub-representados.

Mas, o Facebook deixa claro, que mais mudanças virão e que a empresa oferecerá as ferramentas necessárias para que o trabalho no sistema de anúncios continue sendo desenvolvido.

 

Se o metaverso vai se tornar realidade e se o Facebook estará presente nele, precisamos esperar para ver. Mas, é possível já ir se adequando às mudanças da plataforma para ficar por dentro de tudo que acontece no universo tecnológico. Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades! 

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