Full Mobile-First Index: prepare seu site para a nova atualização do Google
Postado em | 14 Abril, 2021
 

Desde 2016 o Google estava se preparando para uma importante mudança: a atualização Full Mobile-First Index.

O novo parâmetro de análise faz com que todos os sites indexados nas páginas de resultados do Google sejam avaliados de acordo com as melhores práticas voltadas para a sua visualização em dispositivos móveis, e não mais em computadores desktop, como antigamente.

Também foi anunciado pelo buscador que, a partir de setembro de 2020, todos os sites que não estivesse adequados aos novos critérios seriam eliminados da SERP por não mais atenderem às necessidades de seu usuários

Porém, com a chegada de 2020 e todo o caos gerado pela COVID-19, a desindexação destes sites foi adiada para março de 2021, pouco antes do lançamento do Google Page Experience, que ocorrerá em maio.

 

Estratégias voltadas para o mobile

 

De acordo com John Mueller, especialista em Buscas do Google, tudo que você deseja que seja indexado, deve estar no mobile.

Ou seja, na hora de revisar seu planejamento, adote o mindset mobile-first em todas as frentes. Porém, isso não significa que o desktop deve ser esquecido, mas que todas as diretrizes aplicadas nesta versão devem ser replicadas em sua versão móvel.

 

Como identificar se meu site não está de acordo com o mobile-first index?

 

Para auxiliar você a analisar o seu site e verificar se ele está ou não de acordo com as diretrizes de melhores práticas para o mobile-first index, vamos falar sobre os três pontos mais importantes:

Indexação

Neste tipo de indexação é necessário saber se o site está sendo bem indexado pelo Google. Caso não esteja, qualquer outra ação terá nenhum valor.

O Google Search Console além de ser uma ferramenta gratuita e ter o recurso de inspeção de URL, ele avalia e gera uma lista de erros que seu site possui e também uma documentação extensa de outros possíveis erros que podem comprometer a otimização mobile.

Vale a pena lembrar que o seu site será avaliado como um todo, portanto otimizar somente as páginas mais importantes para o seu negócio não deve ser uma estratégia.

 

Conteúdo

Anteriormente, os sites que possuíam versões móveis em subdomínios tinham por costume utilizar esta versão apenas como uma assistente da versão principal. Porém, é importante lembrar que a partir de agora, todo conteúdo que não estiver presente na versão móvel de seu site não será indexado e não poderá mais ser acessado pelo seu usuário através do Google.

Além de subdivisões de categoria, também devem estar presentes em ambas as versões o conteúdo textual de apoio, imagens e vídeos e os links internos.

Quando fala-se dos links internos, deve-se prestar atenção especialmente àqueles que são inseridos no footer dos e-commerces, funcionando como um menu secundário com páginas mais acessadas.

É interessante ressaltar que as imagens também precisam de atenção especial na hora da otimização mobile, não somente por serem importantes para a experiência do usuário, mas também por impactarem diretamente na velocidade de carregamento de um site.

Existem dois elementos extremamente relevantes quando se fala da otimização de imagens: o alt tag e o recurso lazy loading.

A tag ALT, além de ser lida por softwares de interpretação utilizados por deficientes visuais, também auxilia os crawlers a reconhecerem o contexto do seu site e do seu conteúdo e nível técnico.

Já com o lazy loading, você só carrega imagens à medida em que a página é rolada até elas, otimizando o tempo de carregamento gasto com imagens que muitas vezes nem chegariam a ser visualizadas.

 

Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento de um conteúdo elevou-se a um novo patamar de importância com a chegada das novas principais métricas da web: Google Page Experience e os Core Web Vitals.

Além de oferecer uma experiência de navegação muito mais complexa, o fator velocidade de carregamento do seu site é muito importante para que o mesmo possa ser visualizado por dispositivos mobile, uma vez que as tecnologias de internet móvel não possuem a mesma velocidade que a banda larga utilizada por computadores desktop.

 

Se você ainda não adaptou o seu site às novas atualizações do maior buscador do mundo, é melhor você se apressar! As mudanças ocorrerão a partir de maio deste ano.

E caso você precise de ajuda, entre em contato conosco.

 

 

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