Humanização de marcas e o diálogo com o público
Postado em Marketing Digital | 28 Abril, 2015
tecnologia, marketing digital, redes sociais
A tendência de humanização das marcas está cada vez mais presente nos planos de comunicação e marketing das empresas, principalmente pelo crescimento dos recursos oferecidos na internet e de sites de redes sociais, que potencializaram a troca de conteúdos entre as pessoas. Neste contexto, as empresas sentiram necessidade de se relacionar melhor e de maneira mais direta com o público.
 
Na medida em que as empresas se inseriram nas redes sociais, elas tiveram que se adaptar a este ambiente, totalmente formado por pessoas. Há assim um processo cada vez mais visível de marcas tornando-se pessoas. O que isso quer dizer? Que a marca não está dissociada de uma personalidade, de uma imagem e é essa imagem e o que ela representa que os consumidores gravam.
 
Nesta realidade, aquele velho método de somente falar de si mesmo e deduzir o que o consumidor quer não cabe mais na comunicação com o público. É preciso criar um relacionamento com os usuários, parar de falar de si e começar a conversar com o público. Ter habilidade de conectar-se com os seus consumidores de maneira simples, ou seja, aproximar essas pessoas da marca.
 
Diante dessa tendência, várias estratégias de comunicação foram criadas e as empresas buscam cada vez mais passar uma imagem moderna e interessante para o seu público para criar identificação e assim gerar engajamento. Porém, a humanização da marca não se trata somente disso. Ela trata principalmente do diálogo, de fazer com que a empresa esteja preparada para ouvir os seus consumidores e interagir com eles de forma inteligente, ágil e transparente. Humanizar é interagir, dialogar.
 
Para humanizar uma marca é preciso conhecer profundamente o público alvo, saber quais são suas necessidades, expectativas e principalmente saber qual a linguagem esse público móvel utiliza, como se comporta no ambiente virtual. Assim a empresa pode se comunicar no mesmo tom ao adaptar sua linguagem escrita e visual.
 
No mercado atual os consumidores estão preferindo empresas que demonstrem empatia, flexibilidade e saibam admitir erros e melhorar atitudes. A humanização das marcas trata-se de criar um canal de comunicação com as pessoas. Divulgar produtos, serviços, ações e produzir conteúdo de interesse são importantes nas redes sociais, mas o mais relevante nesse ambiente é o relacionamento entre a empresa e seu público.
 
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