Passo a passo de como planejar um site vendedor
Postado em Marketing Digital | 02 Março, 2020

É comum encontrar empresas que decidem pular a etapa dos websites e partir para o caminho mais fácil: criar apenas um perfil nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram ou qualquer outra, e fazer disso o seu principal endereço web.

É verdade que você precisa estar nas redes sociais, para conversar com o seu público onde ele transita, mas, enquanto você não tiver um site ou um blog, estará desperdiçando o potencial de conquistar uma audiência própria. E ainda correndo o risco de criar uma autoridade, conteúdos excelentes, sua apresentação, tudo em um local que não te pertence! Já pensou no alto risco se amanhã ou depois esta rede deixa de existir? Lembra do que aconteceu com o Orkut? Tudo o que você construiu deixará de existir! CUIDADO!

 

Neste post, vamos explicar como planejar um site, para construir um site que vende.

Siga estas etapas:

 

  1. Planejamento:

Você conhece a jornada do seu cliente - como ele compra?

Além do seu perfil, qual é o passo a passo de compra.

Parece óbvio, mas… o SITE precisa atingir os seus objetivos e do que o seu cliente busca. Se você ainda não elaborou, em detalhes, este planejamento, ainda não conhece como o seu cliente compra, o que busca, como se sente, então está na hora de descobrir como montar a PERSONA do seu negócio. Entenda um pouco mais neste post sobre "A Importância da Persona", além de explicar também ensinamos como criar. 



  1. Analise o seu atual site

- Quais são as páginas mais visitadas

- Quais são as páginas que as pessoas ficam mais tempo

- Quais páginas as pessoas costumam abandonar o seu site

Conhecer o comportamento de navegação das pessoas no seu site indicará muito sobre o que as pessoas estão interessadas, o que pode ser melhorado, entre outras descobertas. Use os dados que você já possui acesso.  



  1. Análise SWOT

- Pontos Fortes e Fracos da sua empresa

- Oportunidades e Ameaças

Você precisa conhecer bem a sua empresa, para que possa evidenciar suas forças e explorar mais as oportunidades latentes, estas informações te ajudam a se vender melhor. O site é um canal estratégico, olhe para o seu negócio. 



  1. Análise da Concorrência

- Como os seus concorrentes se comunicam?

- Crie ações defensivas ou incorpore práticas que dão certo

- Você sabe como cada produto colabora com o seu faturamento - Quais são os seus produtos de entrada e que levam para as demais vendas?

Momento de observar como o seu concorrente conversa e se relaciona com o seu público, afinal vocês estão na mesma disputa. Veja o que é positivo, e o que pode ser melhorado. Use como alavanca.

 

  1. Ofereça uma GARANTIA

 

- Se no seu segmento é briga por preço. Que tal oferecer que tem o menor preço?

- Se é por QUALIDADE. Que tal garantir que a pessoa pode devolver?

- Nenhuma das alternativas? Valide com DEPOIMENTOS

O importante é gerar SEGURANÇA no que você vende, mostre garantia. Pense em como validar que você entrega o que promete.

 

  1. Design - layout

 

- As pessoas decidem entre 10 a 20 segundos se vão continuar navegando ou não

- Faça um site direto e limpo - comunique de forma simples

Permita que as pessoas logo compreendam o que você tem a oferecer, o que você entrega. Além, claro, de site leve de carregar, organizado visualmente....

 

 

Planejou. Agora vamos organizar a estrutura?

 

  1. Escolha certa do DOMÍNIO:

É recomendável que o nome do domínio coincida com o nome do negócio da empresa. Deste

modo, os clientes o encontram facilmente online.

 

  1. Ao acessar o seu site, a pessoa visualiza uma frase principal em destaque que remeta

diretamente ao seu negócio?

 

 

  1. Como o que você está oferecendo torna a vida do seu visitante melhor, o que você resolve?

Ele consegue entender isso em menos de 10 segundos no seu site?

 

  1. O visitante consegue visualizar, sem precisar usar a rolagem do navegador, algum botão de

conversão (Call-to-Action)?

 

  1. A página foca todos os seus esforços em convencer o usuário a executar uma única ação?

 

  1. A página contém uma foto, screenshot ou demonstração visual do que VENDE?

 

  1. Há elementos de prova social (como depoimentos, análises independentes ou premiações)

que ajudam a construir a credibilidade e autoridade do que é ofertado?

 

  1. Seus CONTATOS estão fáceis de serem encontrados?

Certifique-se: telefones, endereço e link para o formulário de contato.

 

  1. Vamos falar de CONTEÚDO?

 

As palavras que você usa devem ser mais que argumentos de vendas, devem ajudar ao seu

cliente com o que ele busca. Demonstre que está apta a solucionar os problemas do seu

cliente ou satisfazer sua necessidade. AJUDE-O, seja relevante!

 

  1. Há certos padrões de posicionamentos de informações, use-os. As pessoas já estão

acostumadas, não as faça procurar.

Por exemplo, certifique-se que o seu logo esteja sempre visível, em toda a navegação, e que ao

clicar seja direcionada para a home.

 

  1. Estilo do site: cada um tem seu gosto. Mas mantenha coerência de fontes, estilos, cores,

imagens e outros elementos. É a sua identidade.

 

  1. Leitura. As pessoas estão acostumadas a ler com fonte escura e fundo claro, mantenha o

conforto visual.

 

  1. Garanta que o seu site carregue rápido. Isto está conectado como é programado, mas também

ao seu conteúdo de imagens, vídeos.

Então, zele sempre por usar imagens ou vídeos leves.

 

  1. Garanta que o seu site seja responsivo - ou seja - mobile friendly. Hoje a maioria dos segmentos de mercado recebem 70% dos seus visitantes no site via mobile.

 

Agora que você conhece as etapas básicas para ter sucesso on- line, é hora de começar.

Precisando de uma ajudinha? Entre em contato com a gente.

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