Você sabia que 80% do conteúdo do Pinterest é recompartilhamento? Só essa informação já seria suficiente para te mostrar que o Pinterest é um excelente aliado do marketing empresarial. Mas tem mais uma coisa: o tempo médio de vida de um alfinete, de um pin, é de três meses, que é muito mais longo do que o do Facebook (média de cinco a seis horas) e do Twitter (média de 15 a 20 minutos).
Se o aumento de 30% nas contas do Pinterest no último ano não for uma indicação de que sua empresa deve se juntar aos mais de 250 milhões de usuários ativos mensais, te aconselhamos continuar lendo esse artigo e finalmente entender o poder dessa rede social.
Se você ainda não tem uma conta, ou se sua conta for pessoal, você precisará criar uma conta do Pinterest Business para aproveitar todo o potencial de marketing da plataforma. Com sua conta comercial, você obtém:
O Pinterest não é somente uma plataforma. Ele também cria materiais de marketing educacionais para ensiná-lo a maximizar sua eficácia no marketing do seu negócio, como:
Além disso, você sempre pode conferir o blog para se manter atualizado.
O Pinterest Analytics é um dos recursos mais importantes de uma conta do Pinterest Business. Ao verificar sua conta, você terá acesso a insights importantes que te ajudarão a enxergar e entender quais são as melhores estratégias e tipos de conteúdo para a sua marca.
O Pinterest prometeu algumas novas ferramentas exclusivamente para contas comerciais no futuro. E à medida que novas ferramentas são adicionadas, você pode se manter atualizado assinando a newsletter da plataforma.
Você pode usar o nome da empresa em vez da fórmula típica de Nome + Sobrenome. Isso significa que sua conta não terá um link automático para sua conta do Facebook e por isso você deve adicionar uma guia do Facebook à sua página inicial do Pinterest.
Como o Pinterest foi descrito pelo Social Media Examiner como um mecanismo de busca visual, é preciso investir nas imagens corretas para que o seu conteúdo seja pesquisável. Por isso, antes de começar a produzir conteúdo, é preciso saber como criar um pin popular.
O Pinterest forma categorias específicas para os tópicos mais populares que as pessoas pesquisam na plataforma e ter um bom conhecimento de quais categorias as pessoas pesquisam com mais frequência pode ajudá-lo a formar um plano de marketing de mídia social mais eficaz para sua empresa.
Além disso, a criação de Pins para tópicos populares pode resultar em mais compartilhamentos, cliques e tráfego para sua empresa.
No momento, as 10 principais categorias do Pinterest são:
O modelo do Canva no Pinterest é diferente das demais redes sociais, pois todos os pins têm a mesma largura e podem ter comprimento ilimitado. No entanto, um bom tamanho para utilizar é o de 736×1102 pixels para um pino típico.
Agora que você já sabe a base para criar um pin interessante, você precisa fazer com que ele seja visto e compartilhado. Com isso, você precisa otimizar o seu engajamento.
Tudo depende dos hábitos do seu público alvo. No entanto, você pode começar a testar em horários específicos.Em média, os melhores horários para postar são entre 14h às 16h e das 20h à 1h.
Adicione o botão Pin It a qualquer imagem no seu site ou app. Esses botões direcionam os visitantes do seu site para a sua conta do Pinterest e até mesmo fixar o conteúdo do seu site nas suas próprias contas. Caso você não utilize esses botões, as chances do seu site trazer qualquer interação com a sua conta no Pinterest serão baixíssimas.
Você não precisa começar do zero ao criar uma conta em uma outra mídia social. Afinal, é muito fácil conectar suas contas do Instagram, Facebook e até mesmo Youtube à sua conta profissional do Pinterest.
Com isso, ao acessar as pessoas que você já possui em outras plataformas, será mais fácil obter mais seguidores. Sem contar que o alcance do seu conteúdo aumentará ao espalhá-lo em múltiplas plataformas.
Se você possui o costume de enviar newsletter, esse é o lugar perfeito para inserir alguns dos seus últimos pins e direcionar os assinantes para a sua conta do Pinterest. Experimente usar essa chamada:
“Nossos pins mais populares desta semana. Se quiser saber mais, acesse o nosso Pinterest”
As estratégias de SEO podem te ajudar a fazer com que seus pins sejam descobertos pelo seu público-alvo. E não se preocupe, é bem simples! Basta seguir estas etapas:
No entanto, assim como em qualquer SEO, cuidado para não exagerar na quantidade de usos da sua palavra chave! Utilize somente três palavras-chave ao título e às descrições.
As "call to action" são chamadas que direcionam os seus seguidores para uma ação. E da mesma forma que você utiliza as CTA's nas legendas dos seus posts e no seu site, uma chamada para ação feita no seu pin aumentará significativamente o engajamento. Na descrição do seu pin, adicione algo como:
“Repin para seu próprio quadro de inspiração.”
E aí, gostou de conhecer mais sobre essa mídia social? Caso você tenha alguma dúvida e sente que a sua rotina não irá te permitir alimentar as suas redes sociais como deveria, entre em contato conosco.
O objetivo da CODDE é aumentar a visibilidade do seu negócio e fazer com que você converta ainda mais. Vamos juntos?