Sorteio no Instagram: o que eu preciso saber?
Postado em Marketing Digital | 21 Setembro, 2017

 Um dos pontos do marketing digital é conquistar engajamento de seus clientes, ou seja, o envolvimento. Para esse relacionamento nas redes sociais, além de postar conteúdo relevante e rico, oferecer prêmios e presentes a quem interagir com a sua empresa ou marca é uma estratégia que gera resultados.

Uma das formas mais comuns de fazer isso é pelos sorteios nas redes sociais, como, por exemplo, no Instagram. Entretanto, deve-se tomar cuidado, pois há regras e alguns passos a serem seguidos para que este processo seja realizado com êxito. Vamos ver quais são?

 

Premiação é investimento

Antes de tudo identifique qual será o prêmio. Lembre- se: quanto mais desejável o presente oferecido, maiores as chances de se obter sucesso com a ação. Por isso, forneça um dos melhores serviços da sua empresa. Se você tem um restaurante, por exemplo, ofereça um jantar ou se tiver uma loja, pode ser um determinado valor em compras.

 

Participação dos seguidores

Quanto aos métodos, existem três tipos mais comuns no Instagram: Curtir a publicação oficial e o perfil, marcar amigos na postagem ou utilizar hashtag específica.  Entenda cada uma:


Curta para ganhar

Uma estratégia simples e prática: o participante deve curtir o perfil e a postagem específica do sorteio da empresa.


Marcar amigos nos comentários

Esta é umas das melhores formas para garantir um aumento nas visualizações da postagem. O usuário marca amigos nos comentários da imagem e, assim, chama a atenção de mais pessoas para o conteúdo do seu perfil.


Utilizar hashtags em post no perfil pessoal

Não é novidade que as hashtags são importantíssimas no Instagram, porém aqui deve-se tomar o cuidado na hora da escolha: ela deve ser curta, chamativa e combinar com o seu segmento de negócio.  Feito isso,  é hora de escolher a temática da foto a ser postada pelo participante, como, por exemplo, ele utilizando algum produto da sua empresa.

A hashtag tem um fator interessante: ao exigi-la, a marca utiliza a imagem dos participantes para garantir maior visibilidade entre os seguidores deles. Esse alcance aumenta progressivamente. Além disso, passa-se a incentivar a identificação do público com a marca.

 

Deixe tudo muito claro

Definido como o participante deve proceder para concorrer o prêmio, você deve explicar, passo a passo o que o usuário deve fazer. Isso é importante para garantir transparência no momento de anunciar o vencedor. Se há critérios bem estabelecidos, não há margem para reclamações.

Especifique, também, a data em que o sorteio será realizado e a data de divulgação do vencedor. Além disso, se possível, informe como o sorteio será realizado. Isso mostra aos seguidores que a promoção não será realizada de modo aleatório e, muito menos, estará sujeita a favorecimentos. Exemplos de recursos para esse fim são o Sorteou, o SorteadorStrutta ou até um ao vivo no próprio Stories do perfil.

 

Organize-se com antecedência

Sabe aquela fezinha que a gente costuma fazer toda a semana na Lotérica? Bom, aqui o processo é parecido. A Caixa Econômica Federal é legalmente responsável por fiscalizar sorteios e promoções em todo território nacional.

Diante disso, é necessário obter um registro e pagar uma taxa para que o sorteio do perfil do instagram seja realizado. Este  processo leva, em média, 45 dias para ficar pronto. Portanto, é preciso prever com antecedência a ação, mas isso não é novidade,  afinal, um bom planejamento é a chave do sucesso de qualquer ação de marketing.

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