Sua empresa ainda não está no Google Meu Negócio?
Postado em Marketing Digital | 21 Setembro, 2020

Vamos começar falando um pouco sobre o que de fato é o Google Meu Negócio , como também é chamada essa funcionalidade. Trata-se de um serviço pensado especialmente para negócios locais, que tem, à sua disposição, uma plataforma de divulgação totalmente gratuita, que permite ter destaque gratuito nos resultados de pesquisa e Google Maps.

Na prática, isso significa que potenciais clientes que estiverem procurando produtos e serviços como os seus, nas suas regiões de atuação, vão encontrar sua empresa entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. 

E estamos falando do principal site de buscas do mundo. Estima-se que 8 em cada 10 pessoas usem o Google para encontrar informações na Internet.

 

Como o GMN funciona?

Se sua empresa ainda está de fora dessa ferramenta, basta seguir alguns passos simples, para criar o perfil da sua empresa local.

↠ Vá até a página inicial do Google Meu Negócio, por esse link e clique em “começar agora”;

↠ Faça login na sua conta do Google; ↠ Coloque o nome da empresa, ou selecione esse nome, dentre as opções que aparecem enquanto você digita. Depois, clique em próxima;

↠ O passo seguinte, é indicar o local de funcionamento da sua empresa, num mapa;

↠ Também haverá a possibilidade de indicar se o seu negócio realiza entregas físicas e em qual região

↠ Depois, você indica a categoria da sua empresa, confirma site e telefone e seguirá passos indicados de finalização de inscrição e confirmação de vínculo com o negócio.

↠ Daí, vai ser preciso cumprir uma etapa de verificação, por telefone ou correios. É uma forma de o Google se certificar de que você é proprietário ou representante autorizado da empresa, com o você vai entender melhor logo em seguida;

↠ E então, via esse link, você terá acesso a um painel de gerenciamento. Ali, é possível editar, site, endereço, telefones, adicionar fotos e vídeos, e ainda monitorar avaliações e resultados de pesquisas sobre a sua empresa. É possível, até mesmo, criar um site no Google Meu Negócio, seguindo os passos posteriores ao clique na funcionalidade “website”, que aparece à esquerda, quando você está logado à plataforma.

É importante estar atento a alguns pontos, para facilitar e tornar eficiente essa etapa de cadastro

↠ A verificação de conta, que acabamos de mencionar por aqui, ocorre de duas formas. Já esteja atento para escolher a mais prática para o seu caso. Optando pela confirmação telefônica, você recebe uma ligação do Google, no número cadastrado, para confirmação das informações cadastradas. Escolhendo o correio como forma de contato, o endereço cadastrado da empresa receberá uma correspondência com um código que deverá ser informado, acesando o google.com.br/business. 

↠ Ao digitar o nome da sua empresa, o GMN vai mostrar automaticamente uma lista de negócios, entendendo que algum pode ser o seu. Observe a possibilidade de haver duplicidade de cadastro e delete algum perfil antigo ou incompleto, mantendo o que for mais relevante,inclusive pela existência de boas fotos, comentários e avaliações.

↠ Também é fundamental que o nome da empresa seja digitado exatamente como é. Esteja atento a erros de digitação. O nome ainda deve ser igual ao que aparece em outras funcionalidades, como os perfis de redes sociais, por exemplo. ↠ A categoria escolhida no momento do cadastro deve retratar sua atividade principal.

O GMN oferece 9 opções. Avalie a que melhor representa a sua empresa.É um fator super importante para não perder oportunidades de ser encontrado em pesquisas. ↠  Tenha extremo cuidado em fornecer dados corretos e exatos de endereço, telefone e site. Qualquer erro, nesse sentido, significa perda de rankeamento e negócios. Evite informar números de centrais de atendimento e forneça um telefone diretamente controlado pela sua empresa.

↠ É bastante importante preencher os horários de funcionamento, com exceção de casos em que a operação tem horário variado ou é restrita a agendamentos. É uma forma de estabelecer uma comunicação clara e até mesmo ser encontrado por quem precisa resolver uma emergência. Há, inclusive, a opção de informar horários especiais de final de semana e feriados. 

 

O uso correto é o que traz resultados

Como toda boa ferramenta, o Google Meu Negócio precisa ser bem utilizado, para render os resultados que você espera. Por isso, se ligue nessas boas práticas que indicamos

↠ As informações devem estar sempre atualizadas. Assim, não há o risco de clientes tentarem contato por telefone desatualizado, ou visitarem um endereço ou site antigos. ↠ Fotos são um ativo muito importante no Google Meu Negócio. Use imagens das partes interna e externa da empresa e também aposte em bons cliques dos produtos e da equipe. 

↠ A avaliação dos clientes é algo em que sua empresa precisa estar de olho. Ter atenção efetiva, respondendo a cada uma delas, é indicativo de respeito ao consumidor e traz confiabilidade à sua marca; 

↠ É importante saber que os 3 principais fatores de rankeamento utilizados pelo Google são relevância, distância e proeminência. Em outras palavras, vai estar mais visível principalmente, quem representar uma melhor combinação com a pesquisa do usuário. A proximidade geográfica também vai entrar em jogo, bem como o quão conhecida é sua empresa. Ou seja, o bom desempenho nas avaliações, bem como a manutenção de boas práticas de SEO vão te ajudar a ser mais relevante. 

↠ Seja atrativo na descrição do seu negócio. Diga, de forma clara, breve e objetiva, o que sua empresa faz, e principalmente como se diferencia. É importante destacar suas exclusividades, para facilitar a decisão de compra de quem pesquisa. Nesse mesmo sentido, vale a pena destacar atributos, como a oferta de wi-fi e área externa.

 

Benefícios que valem a pena

Seguindo esses passos simples, você vai impulsionar o alcance e a visibilidade do seu negócio. Sua empresa vai ser encontrada nos momentos em que as pessoas mais precisam do que ela oferece.

Outra vantagem bem interessante diz respeito à interação. Os clientes podem avaliar sua empresa, e também fazer elogios, críticas e comentários. Ou seja, você vai estar muito mais próximo de quem atende, além de contar com feedbacks para a melhoria constante. 

Isso sem contar o conjunto de métricas geradas pelo Google Meu Negócio, que são legítimas ferramentas de gestão. Você vai ter acesso a informações sobre a origem dos usuários que pesquisaram pelo seu negócio, bem como o número de pessoas que ligou para a empresa ou acessou seu site, a partir do perfil de GMN.

Ou seja, o Google Meu Negócio é uma estratégia de marketing da qual os negócios locais não podem abrir mão. Ainda mais nesses tempos de digitalização crescente das vendas. esses pareceres é crucial, para fazer do GMN um legítimo instrumento de divulgação boca a boca. 

 Se você precisa de ajuda para aproveitar todas as vantagens de estar no Google Business, conte com a Codde Comunicação Digital. Nosso time é preparado para isso!

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