Uso de dados no marketing digital: desempenho X privacidade
Postado em Marketing Digital | 05 Maio, 2022

As exigências ao redor do uso dos dados colhidos digitalmente cresce constantemente, demonstrando como os usuários se preocupam com a sua privacidade. E, ter uma regulamentação em cima da manipulação e uso dos dados fornecidos na web gera maior segurança, mas a pergunta que fica é se a privação ao redor dessas informações irá afetar o desempenho de inúmeras campanhas de marketing digital. Vem descobrir com a gente:

 

A privacidade é o foco em 2022

Em todos os canais de notícias sobre marketing digital a privacidade é o principal assunto que vem sendo discutido. Diversos profissionais da área buscam diariamente formas de trabalhar que prezam pela segurança no uso dos dados, buscando soluções de marketing para manter a performance de resultados nas campanhas. 

No Brasil, a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais já está em vigor, então os estabelecimentos que trabalham com dados dos clientes precisam, obrigatoriamente, ter um local seguro para manipulação e uso dos dados.

 

Foque em fontes de dados primários para manter o desempenho e a privacidade

Nada melhor que as informações dos seus próprios clientes para te guiar pela jornada de compras e construir uma estratégia certeira. Os dados primários (ou first-party data), são relacionados às pessoas que já tiveram algum contato com a sua marca através de campanhas, formulários, redes sociais, pesquisas, compras… 

Este tipo de informação diz muito sobre o comportamento do seu público-alvo e é um grande aliado na hora do desenvolvimento de estratégias de marketing. Através deles é possível ter informações sobre o desejo e o consumo dos produtos, dados primordiais para um bom desempenho nas campanhas de marketing digital.

 

Tenha uma base forte de gerenciamento de dados como prioridade

Antes de coletar os dados primários é necessário pensar como e onde eles serão armazenados. Para isso, é necessário investir em uma ferramenta de gerenciamento de dados, dê preferência para as que te ajudem a mensurar as informações e monitorar as preferências de compartilhamento dos usuários. Garanta que seu sistema esteja preparado para coletar dados primários sempre que acontecem interações diretas com seus consumidores.

O Google Tag Manager, é um grande exemplo de gerenciamento de dados unido à análise de desempenho, oferecendo uma solução segura para coleta e manipulação dos mesmos. Seu formato de mensuração pelo uso de tags arquivam todas as informações, desde quando é realizada a compra, até quanto tempo dura a navegação em cada página do seu site. Sendo uma opção de ferramenta que está preparada para caminhar com as mudanças constantes do marketing digital.

 

Crie uma relação de confiança com os usuários

Valorizar o consentimento dos usuários em relação ao uso dos dados é fundamental, pois demonstra que sua marca realmente se importa com a privacidade. Tenha as solicitações de autorização do uso de dados sempre atualizadas e mostre ao seu público que as informações compartilhadas na sua página estão armazenadas em local seguro. 

 

Adapte sua forma de mensuração

Que os profissionais do marketing digital precisam estar em constante evolução não é nenhuma novidade, a adaptação no uso de dados chegou para todos. Independente do canal em que a campanha será trabalhada, busque por ferramentas capazes de captar e analisar os rastros que o usuário deixar que sejam captados, mesmo que mínimos. Isso fará com que você tenha uma visão mais certeira sobre o desempenho, sem captar dados de forma ilegal (sem o consentimento do usuário).

 

As dicas acima são apenas um guia inicial, pois o universo do uso de dados no marketing digital ainda está caminhando para as mudanças e várias adaptações virão. Garanta que seu site esteja atualizado como um todo, conte com a equipe de especialistas Codde.

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