Cinco dicas para uma estratégia de e-mail marketing efetiva
Postado em Marketing Digital | 23 Agosto, 2017

Recebemos e-mails todos os dias e a maioria deles partem de empresas oferecendo algum produto específico. Chamamos isso de e-mail marketing, ferramenta fundamental no relacionamento digital dentro de qualquer empresa. Entretanto, vestindo a camiseta dos consumidores novamente, sabemos que sofremos um bombardeio com centenas de e-mails indesejados . Mas nós não queremos fazer o mesmo com os nossos clientes, certo?

       Para uma estratégia de e-mail marketing dar certo, ela precisa de um bom planejamento e uma segmentação adequada, ou seja, deve ser levado em conta se o contato está realmente interessado em seu produto/serviço. Definir um público-alvo é fundamental para não causar desconforto no possível cliente da empresa.

       Para isso, preparamos algumas dicas para ajudar você no planejamento e envio deste e-mail.

 

  1.    Segmente

Esta primeira etapa da estratégia de e-mail marketing contribuirá em todas as etapas seguintes.

Saber qual conteúdo enviar para cada segmento de clientes é muito importante para que os e-mails sejam interessantes e assertivos para cada público selecionado. Aqui é importante você definir o perfil e o comportamento do seu cliente.

 

  1.      Trate cada cliente como se ele fosse único

Personalize o e-mail. Use uma linguagem que seja a mesma do cliente. Também é importante que esse e-mail traga  conteúdo que ele vá gostar e que possa levá-lo ao seu site ou a comprar o seu produto/serviço. Lembre-se: a sua empresa está disputando com outras a caixa de entrada do e-mail dele.

 

  1. Menos é mais

Seu e-mail deve ser leve para abrir em qualquer dispositivo, independente da velocidade de internet. Escolha bem as imagens que vão ser anexadas no e-mail e cuidado para não exagerar nelas. Elas precisam passar pelo filtro anti-spam (imagens demais não passam). Lembre-se: E-mails são lidos em celular, tablet e computador. Otimize sua campanha para ser acessível em várias plataformas.

 

  1. Tenha objetivos claros

Seja direto. O seu cliente tem que entender o que você quer dele. Se o objetivo é vender, informar ou apenas criar um relacionamento, tudo é possível, basta que os e-mails sejam claros e bem formulados com estes objetivos.

 

  1. Métricas: sua aliada!

As métricas ajudam você a traçar o perfil da sua lista de e-mails, bem como conhecer quem abre e quem não abre suas mensagens. Com base nos resultados, você poderá excluir os contatos que nunca interagiram com suas campanhas. Ficar de olho nas métricas é essencial para entender a efetividade de suas campanhas de e-mail marketing.

 

Agora que você já sabe como planejar e compor o seu e-mail marketing, é importante ressaltar que existem várias ferramentas que podem contribuir neste processo: RD Station, iContact , MailChimp, entre outras. Escolha uma e comece a produzir, mas sem disparar e-mails de forma compulsiva, ok?

 

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