Você já deve ter percebido que a maneira das empresas fazerem marketing vem se modificando nos últimos anos com a introdução no mercado de uma nova visão sobre vender.
Sua empresa tem um ótimo produto ou serviço, mas quantas pessoas sabem disso?
Banners e pop-ups não trazem mais o mesmo nível de resultado que 10 anos atrás, porque o público na internet vem mudando a cada dia, e hoje este público dá mais importância para a informação e a relevância que aquele produto/serviço leva até ele.
Em 2009 um novo conceito surgiu no mercado, que estava carente de novos canais de marketing, que é o Inbound Marketing.
O termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração, tendo como principal diferença para o marketing tradicional que neste novo conceito quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Uns dos princípios da metodologia de Inbound Marketing é transformar um curioso em um cliente. Ou seja, atrair quem está à procura de um produto ou serviço, informá-lo de várias maneiras sobre seus diferenciais até que ele se torne um cliente.
Para isso é necessário que o conteúdo certo seja entregue no momento e no lugar certo.
Por exemplo, você está no google pesquisando sobre passagens aéreas e encontra um e-book sobre como conseguir as melhores promoções utilizando mecanismos de busca.
Cinco dias após baixar o e-book, você recebe um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado, e ainda no e-mail você também recebe uma dica, em forma de infográfico, sobre quais os melhores dias e períodos do ano para comprar uma passagem aérea.
Seria completamente diferente a abordagem de venda, certo?
- É preciso produzir conteúdos! Mas conteúdos que conversem com o seu público.
- Ter em mente o ciclo de compras. Entender qual o processo de um curioso para se tornar seu cliente é essencial para que seu conteúdo leve todos que chegaram até você a concluir a compra.
- Personalizar! Quanto mais você sabe sobre seus potenciais clientes, mais você consegue interagir com eles no momento certo e com o conteúdo que realmente gostariam de receber.
- Canais! O usuário de internet hoje passa bastante tempo no Facebook, procura diariamente no Google, lê blogs de seu interesse, etc. Por isso entenda em quais canais o seu público está presente.
- Mensuração. Todas as ações precisam ser analisadas e alinhadas para que o resultado desejado seja alcançado.
O Inbound Marketing é uma grande estratégia de marketing e por isso precisa ser elaborada, implantada e acompanhada por especialistas, nada do que é aplicado nesta metodologia é puramente intuitivo, tudo é estudado e monitorado a todo momento, com a finalidade de gerar resultados efetivos.
Marketing Digital com inteligência gera resultados.