O e-commerce se tornou um dos mercados mais rentáveis com o surgimento da internet e o aumento da segurança quanto às transações bancárias na rede. Não existe uma fórmula par ao sucesso, mas ter bons produtos é um ingrediente fundamental para qualquer loja virtual. Por melhor que seja o seu serviço de entrega ou por mais impecável que seja o seu atendimento, vender produtos de qualidade duvidosa pode acabar manchando a imagem da marca.
Se a sua marca produz os itens que vende na loja é mais fácil ter o controle sobre esse processo. Mas não se iluda. Mesmo que você trabalhe com produtos de terceiros, os clientes que tiverem uma má experiência irão associar essa percepção negativa à sua marca. Portanto, o cuidado tem de ser redobrado.
Mas, como garantir que somente produtos de primeira linha apareçam em sua loja virtual? Como se transformar em referência de qualidade e atrair cada vez mais clientes?
Infelizmente, essa é uma luta diária e não existe receita mágica. Mas preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesta tarefa. Vamos a elas:
Se sua loja ainda está começando, negociar com grandes fornecedores pode parecer uma experiência intimidadora, mas não é. Se o fabricante tem interesse em vender os produtos dele na sua loja, estamos falando aqui de uma transação que tem benefícios para ambas às partes.
Como varejista, você precisa estar o tempo todo atento ao que acontece no segmento em que você trabalha. Quem são as principais empresas que podem fornecer produtos para sua loja? Qual a reputação delas no mercado?
Estar antenado a tudo que acontece é a melhor forma de se posicionar bem nas negociações e atrair os produtos de melhor qualidade para a sua prateleira virtual.
Se você estiver por fora do que está acontecendo no mercado, as chances de alguém te empurrar qualquer coisa apenas para cumprir as metas são grandes. Conhecimento é poder numa mesa de negociação.
Seja você um vendedor de roupas ou de eletroeletrônicos, conhecer as tendências do segmento em que sua loja atua é primordial para poder buscar as novidades e se diferenciar da concorrência. Feiras e eventos do setor são uma boa oportunidade para ficar atento ao que há de novo, assim como publicações específicas do nicho.
Um cliente comprou um produto na sua loja? Pergunte a ele o que ele achou daquele item, quais seus pontos fortes, quais seus pontos fracos e o que pode ser melhorado. Com essa avaliação em mãos, você poderá não só avaliar o que tem agradado mais a sua clientela, mas também analisar a qualidade dos produtos que colocou à venda.
Além disso, poderá estabelecer um diálogo de alto nível com seus fornecedores, fazendo inclusive sugestões para que eles melhorem a qualidade dos produtos que fabricam.
É isso mesmo. Não adianta apenas pedir para que os clientes da sua loja avaliem um produto que compraram com você. É necessário levar em conta essas avaliações nas suas decisões futuras sobre quais produtos irá disponibilizar na sua loja online.
Se um determinado produto é constantemente mal avaliado pelos consumidores, não tenha dó, risque-o da sua lista de compras.
Se os produtos de um determinado fornecedor também são constantemente mal avaliados, faça o mesmo, sem piedade, corte-o da sua lista de fornecedores.