A Experiência do Usuário ou User Experience (UX) é a experiência do consumidor ao usar seu produto ou serviço, já que ela trabalha com questões funcionais e práticas, e também com todo o lado emocional da experiência.
Já a Usabilidade não necessariamente inclui aspectos emocionais, pois o papel dela é facilitar o uso ao consumidor.
Desta forma as duas avaliam a qualidade da interação dos usuários com produtos e sistemas (site), onde se inclui aspectos objetivos e subjetivos. A usabilidade é uma qualidade do site, a experiência é um conjunto de percepções e respostas do usuário.
Com a popularização do mobile esses aspectos passaram a ser essenciais na criação de site. Se antes as pessoas ficavam sentadas em frente a um desktop, hoje a conectividade é exercida em todos os lugares e momentos, inclusive em movimento.
A usabilidade determinará se este usuário continuará a entrar em um determinado aplicativo ou site, já que os consumidores tendem a focar em objetivos e resultados, e quanto mais rápidos os resultados, maior a satisfação e a experiência.
Por exemplo, quando você usa um caixa eletrônico e consegue efetuar uma ação sem erros, ponto pra usabilidade. Quando você usa um caixa eletrônico no meio da madrugada que, além de te oferecer o funcional, consegue deixar você seguro, ponto pra experiência.
E o seu site o que está entregando?
Faça o diagnóstico gratuito e entre em contato conosco. Quero o diagnóstico gratuito!