A nova geração de consumidores brasileiros está mais conectada e consciente de suas preferências. Eles também são nativos digitais, ou seja, foram criados em um ambiente onde a tecnologia estava presente o tempo todo e era utilizada como forma de se comunicar, estudar e se divertir.
Isso significa que o consumidor está cada vez mais empoderado pela tecnologia e tem acesso a informações sobre os mais diversos produtos ou serviços em apenas alguns cliques. Isso o torna mais exigente e confiante ao tomar decisões sobre compras que afetam sua vida ou o bem-estar de sua família. Hoje 85% dos consumidores brasileiros estão fazendo escolhas cada vez mais intencionais, o que significa que pesquisam mais e fazem menos compras por impulso, e 72% pesquisam online independente se o momento da compra será online ou offline e 42% dessas pessoas afirmam que estão dispostas a mudar de decisão influenciadas por esta pesquisa.
Com tudo isso a forma como compram e interagem com as marcas está mudando. Eles esperam que as empresas estejam sempre acessíveis por meio de vários canais, incluindo dispositivos móveis e plataformas de mídia social.
Se você deseja se envolver com essa nova geração de consumidores, é importante entender seus comportamentos e preferências para poder adaptar sua estratégia.
A capacidade de se comunicar de forma eficaz é essencial para qualquer negócio, mas é especialmente importante quando você está tentando conquistar novos clientes. Quanto mais você souber sobre seu público-alvo e como eles gostam de suas informações, mais fácil será para você se conectar com eles.
A comunicação deve começar muito antes de um cliente assinar seu serviço ou produto - deve começar com a segmentação: identificar grupos dentro de um setor ou grupo de consumidores com necessidades ou desejos semelhantes. A segmentação ajuda as empresas a entenderem que tipo de conteúdo atrairia mais especificamente cada grupo, o que torna mais fácil para empresas como a sua a desenvolver campanhas de marketing que falam diretamente sobre os interesses dessas pessoas - e, portanto, aumentam os níveis de engajamento em todos os canais!
A segmentação é o processo de dividir um mercado em subgrupos. Esse processo o ajudará a melhorar seus negócios e alcançar os clientes com mais eficiência.
As estratégias de segmentação podem ser usadas de várias maneiras diferentes, mas aqui estão alguns exemplos:
Com a estratégia certa, você pode alcançar seus clientes e fazê-los sentir que pertencem à sua marca. Esta é a melhor maneira de alcançar o sucesso a longo prazo e expandir seus negócios.