Como o Google Analytics pode ajudar o seu negócio?
Postado em Marketing Digital | 09 Fevereiro, 2024

Se o seu negócio possui um website ou blog, o Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para adaptar e melhorar as suas táticas de marketing no mundo digital. 

 

E mesmo que hoje seja quase uma regra ter essa ferramenta configurada, ainda há empresas que não exploram seu potencial.

Continue lendo e descubra o que é o Google Analytics e como ele pode ajudar o seu negócio.

 

O que é o Google Analytics?

 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que te permite acessar diversas estatísticas do seu site ou blog. Com a instalação feita corretamente é possível monitorar:

  • o perfil de quem acessa o seu site;
  • as páginas mais acessadas;
  • conversões;
  • dispositivos;
  • cidades e muitos outros dados.

Isso significa que, com o Google Analytics, é possível encontrar (e alcançar) o seu público alvo e adaptar suas práticas comerciais às necessidades dos seus clientes.

 

4 motivos para usar o Google Analytics

 

1 - Ficar de olho na sua concorrência

 

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de ficar de olho na sua concorrência e comparar desempenhos. Por meio da aba "Referências no Google Analytics", você pode ver como outros websites do mesmo setor estão desempenhando.

 

Além disso, o Google Analytics oferece três tipos de relatórios de Referência:

  1. De comparação dos dados do seu canal com os pontos de referência de cada agrupamento padrão como: Rede Social, Direto, Indicação, Busca Orgânica, Busca Paga, Visualização e E-mail.
  2. De localização, que permite que você compare os dados de seu país ou região com as referências de todos os países ou regiões das quais seu site recebe tráfego.
  3. De dispositivos, que permite comparar os dados de seus país ou região com as referências de todos os países ou regiões das quais seu website recebe tráfego.

E além de você poder comparar as métricas dos seus concorrentes com as suas e ver quais palavras-chave e links os ajudam a se posicionar melhor nos mecanismos de busca, você também pode aprender quanto tempo um visitante médio gasta no site da concorrência e comparar isso com o tempo que eles gastam no seu.

 

Percebe o quanto o Google Analytics é vital para tornar o seu site mais atraente para os visitantes?

 

2 - Saber a localização dos visitantes de seu site

 

Saber de onde os visitantes do seu site vem auxilia na criação de um conteúdo mais direcionado.

 

Afinal, apesar de parecer "lógico" que os visitantes têm principal origem de onde você está baseado, isso pode não ser sempre verdade. Talvez os visitantes venham de cidades muito mais distantes e isso terá um impacto em sua estratégia de marketing.

 

Para saber onde estão localizados os visitantes do seu site, acesse a guia "Localização" na barra lateral de audiência do Google Analytics.

 

3 - Compreender quais os dispositivos utilizados por seus visitantes e a compatibilidade com navegador

 

Atualmente, é vital que as páginas estejam otimizadas para todos os dispositivos. Inclusive, a não otimização pode prejudicá-lo nos resultados de busca, caso não esteja de acordo com as diretrizes do Google.

 

E quando se fala de compatibilidade do navegador, o Google Search Central resumiu algumas dicas para garantir o melhor desempenho possível. Basicamente, a dica mais importante é: teste o seu website no maior número de navegadores possível.

 

Caso a usabilidade não seja fácil para todos, muito provavelmente você perderá clientes ao invés de aumentar seus negócios.

 

4 - Conferir qual é o seu ranking no Google

 

Todos os dias, milhões de pessoas utilizam o Google em busca de serviços e produtos. E se você conseguir aparecer em uma fração dessas consultas, poderá obter muitos novos clientes.

 

O Google Analytics disponibiliza dados sobre as palavras-chave que você usa e sua classificação no buscador. Com isso, você poderá descobrir quais palavras-chave impulsionam o tráfego para o seu site e garantir que ele seja exibido na primeira ou segunda página de resultados de busca.

 

Além disso, saber quais palavras-chave trazem visitantes ao seu site, permite que você as utilize de forma estratégica no seu conteúdo. Consequentemente, você conseguirá ainda mais visitantes e irá melhorar a otimização do seu site no Google.

 

Criando um Google Analytics do zero

 

Para ter acesso ao Google Analytics, você deve:

  1. Criar uma contra através do site https://www.google.com/analytics/;
  2. Após preencher os dados solicitados para a criação da conta, você receberá um código de acompanhamento;
  3. Insira o código recebido em todas as páginas do site.
  4. Configure uma propriedade, e uma vista de relatórios na propriedade.

Agora será necessário aguardar 24h para que seus dados comecem a ser coletados.

 

Ademais, caso queira que outras pessoas acessem os dados do seu Analytics, vá em "Administrador", selecione a conta desejada e clique em "Gerenciamento de usuários".

 

Em “Adicionar permissões para” insira o email do usuário Google que deseja adicionar e escolha a permissão que será concedida. Clique em “adicionar”.

 

O próprio Google disponibiliza um canal no YouTube e uma página específica para aprendizado com dicas e cursos sobre o serviço oferecido por eles.

 

Conte com quem conhece do assunto

 

O Google Analytics é uma ferramenta que traz diversas possibilidades e, quanto mais bem configurada estiver, mais dados estruturados ela será capaz de coletar.

 

No entanto, ter acesso aos dados mas não saber como utilizá-los também não será eficiente para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais como a CODDE pode transformar a estratégia do seu negócio.

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