Black Friday 2022: sua empresa está preparada?
Postado em E-commerce | 04 Novembro, 2022

Depois de tantos obstáculos enfrentados pelos varejistas durante a pandemia, a Black Friday 2022 chega com um elemento surpresa que pode ajudar a potencializar as vendas: a copa do mundo. 

É a primeira vez que a maior temporada de compras vai ser realizada junto com esse evento esportivo de grande abrangência e, segundo pesquisas realizadas pelo Google, o fenômeno vai refletir no consumo, pois 7 em cada 10 brasileiros pretendem realizar compras nesse período. Sabendo disso, deixamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para esse momento:

 

1- Entenda o que seu público deseja adquirir nesse momento de Black Friday 2022

De nada adianta uma oferta valiosa se ela não estiver dentro das expectativas do seu público consumidor. Pesquise, analise e compreenda o que as pessoas irão querer comprar com você em uma Black Friday, para depois escolher quais produtos/serviços colocar na promoção.

O ideal seria realizar uma pesquisa com a amostragem correta e uma empresa séria do ramo para ter um resultado concreto sobre o que anunciar nesta data. Mas, como nem sempre essa é uma opção, você pode fazer enquetes nas redes sociais, usar os dados de compras do seu site e as informações disponibilizadas pelo Facebook e Instagram sobre o seu público para escolher esses produtos/serviços onde os compradores terão vantagens sobre a aquisição.

 

2- Garanta que a sua marca esteja presente em diversos canais

Prepare-se para reforçar consideravelmente sua presença de marca, isso é extremamente necessário para que a sua ação de Black Friday tenha sucesso. Lembre sempre que as pessoas normalmente irão procurar sobre o seu negócio antes de realizar uma compra e para isso sua marca precisa estar sendo exposta do jeito certo. 

Para te ajudar com isso, utilize canais de comunicação variados como os anúncios para Instagram, Facebook e Google, mas não deixe as postagens orgânicas de lado, alimente as redes sociais com conteúdos relevantes e, preferencialmente, conectados ao que será ofertado, aproveite para ir aquecendo e despertando interesse. Esteja presente também em um blog com textos originais, tenha um site bem estruturado para causar uma boa impressão aos visitantes e, se for pertinente, trabalhe também com panfletos, cartazes e outdoors. Faça a sua marca estar em todos os locais possíveis.

 

3- Prepare preços competitivos e preveja a demanda necessária para atender as vendas da Black Friday

Sua estratégia de vendas só terá um resultado concreto se o preço de venda dos produtos ou serviços estiver competitivo de acordo com os valores ofertados pelos concorrentes nesta data. Pense estrategicamente e tenha planos alternativos para utilizar caso veja que o seu custo está muito acima do mercado.

Mantenha também um acervo de produtos que possa atender todas as demandas de vendas, sua oferta pode ser a melhor, mas não terá resultados se você não estiver com um estoque preparado para vender mais nos períodos sem eventos promocionais.

 

4- Não esqueça de garantir um bom atendimento

Em promoções a demanda por atendimento sempre cresce e se você não tiver uma equipe de suporte ágil, que atenda o cliente no momento em que ele precisa, pode perder boa parte do faturamento. Tenha uma página pronta com dúvidas frequentes e contatos de assistência com fácil acesso, isso colabora com a sua credibilidade e demonstra mais apreço pelos futuros clientes que se sentem mais confortáveis em realizar a compra depois de um atendimento ágil e de qualidade.

 

A Black Friday de 2022 será um acontecimento jamais visto nos universos do marketing e do varejo, por isso é preciso estar preparado e antenado para acompanhar as tendências do evento enquanto ele acontece. Faça um planejamento flexível e explore várias alternativas para lucrar, assim você otimiza seu plano durante o caminho e garante o faturamento final. 

 

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