Taxa de rejeição (bounce rate): como verificar e otimizar seu site para reduzir esse número
Postado em Marketing Digital | 16 Novembro, 2022

Quem atua com a captação de clientes através do uso de sites corporativos com certeza já conhece o bounce rate, também conhecido como taxa de rejeição. 

Este dado medido através dos indicadores do Google Analytics pode te dar muitas informações sobre as otimizações necessárias para a sua página da web. Acompanhe o texto para saber um pouco mais sobre o assunto:

 

O que é de verdade a taxa de rejeição?

O termo pode até assustar, afinal “rejeição” é uma palavra com um significado pesado no mundo do marketing. Essa métrica é um número apresentado em porcentagem que indica quantas pessoas acessaram uma única página do seu site e saíram logo em seguida, sem continuar a navegação em outras abas. Cada vez que um usuário tem essa atitude, é contabilizada uma rejeição.

 

Importante: não confunda bounce rate com taxa de saída, a primeira acontece quando o visitante acessa apenas uma página e deixa o site logo em seguida, já a segunda é contabilizada pela saída de qualquer aba, independente do tempo de visita e páginas acessadas.

 

Por que dar uma atenção maior para o bounce rate?

Todas as empresas possuem algum objetivo com a criação do seu site. Seja captar clientes, efetuar vendas ou ter um canal ativo de relacionamento com o público, objetivos que normalmente exigem apenas um clique para serem cumpridos pelos visitantes. E, quando as pessoas acessam o site, mas esses objetivos não são alcançados, significa que houve uma rejeição e a página não conseguiu conduzir o usuário para a ação. É sua obrigação encontrar onde está a falha e a métrica que estamos falando neste artigo irá te ajudar a otimizar tudo para colaborar com a jornada do seu consumidor.

 

Além disso, quando se tratam de ações de tráfego pago, a taxa de rejeição te ajuda a poupar seus investimentos, já que os acessos direcionados de Facebook Ads e Google Ads também serão contabilizados pelo Google Analytics. Isso significa que se seu site estiver sendo abandonado muitas vezes, é possível parar as campanhas, fazer as otimizações e depois retomar seu investimento.

 

Como utilizar essa métrica da melhor forma?

É comum pensarmos que devemos olhar apenas para a taxa de rejeição do site como um todo, mas não é verdade. O Google Analytics apresenta ferramentas para a segmentação dessa métrica, sendo possível descobrir qual aba é mais rejeitada pelos usuários, fique de olho principalmente nos dados das páginas mais acessadas. Outra função disponível é a classificação por peculiaridades do público visitante, você pode selecionar faixa etária, gênero, afinidade com as páginas do site, local de acesso, novos visitantes que deixaram as abas, de que navegador e dispositivo o acesso foi realizado.

 

Todos estes dados facilitam as ações de otimização, mostrando o comportamento dos usuários frente a página da web. Dessa forma, existe a possibilidade de realizar uma melhora nos pontos mais importantes para o seu público consumidor, diminuindo a taxa de rejeição onde realmente interessa para gerar mais conversões. 

 

Como diminuir as chances de ter uma alta taxa de rejeição?

A porcentagem da taxa de rejeição muitas vezes pode intimidar, mas segundo a Brafton, o valor médio dessa métrica é de 58,18% em negócios B2C e pode ser ainda mais alta em negócios B2B. Ou seja, se o bounce rate do seu site está próximo deste valor, já tem um bom começo.

Porém, sempre é possível otimizar seu site para receber ainda mais visitantes e conversões, separamos algumas dicas úteis para ajudar a diminuir a taxa de rejeição:

  • Verifique o tempo de carregamento da página, quanto mais longo, maior  a rejeição;
  • Não faça uso de pop-ups e plug-ins desnecessários;
  • Tenha certeza de que a usabilidade está adaptada para o público-alvo e otimizada para dispositivos mobile;
  • Sempre use title tags e meta description da forma correta, preenchendo com termos que façam sentido com os conteúdos;
  • Não deixe páginas em branco e esteja atento a todos os erros técnicos;
  • Garanta que o Google Analytics esteja com a sua implementação configurada corretamente para que a captação dos dados ocorra do jeito certo;
  • Faça testes A/B para verificar a performance sempre;
  • Use de vídeos e links quando for conveniente;
  • Crie conteúdos e CTAs focados na experiência do usuário;
  • Faça o uso correto da estratégia SEO.

Acima de tudo, lembre que os acessos são realizados por pessoas e que o comportamento delas pode dizer muito sobre como o seu negócio está sendo percebido, foque as melhorias na experiência do usuário e os resultados virão.

 

Seu site está com a taxa de rejeição muito alta e você acha que não consegue reverter isso sozinho? Entre em contato com os nossos especialistas, a Codde pode te ajudar!

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