Como conciliar marketing e vendas em uma estratégia
Postado em Marketing Digital | 20 Junho, 2022

Quando o assunto é alcançar e converter clientes, as empresas estão sempre pensando em novas estratégias de marketing e vendas para conseguir aumentar os lucros, base de contatos e conquistar novas oportunidades de mercado.

 

As estratégias mais utilizadas nesse meio são: 

 

  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;
  • Anúncios pagos;
  • Automação. 

 

Essas estratégias são muito conhecidas no universo do marketing, mas há outras técnicas que podem ser implementadas no setor de marketing e vendas para que a marca tenha ótimos ganhos.

O desenvolvimento de boas estratégias permite impulsionar os resultados do setor comercial. 

 

Com isso, a empresa terá novas oportunidades de parcerias, negociações e até investidores, aumentando a autoridade na área de atuação.

 

O marketing é considerado uma área transversal, ou seja, está relacionada com diversos departamentos e pode ter presença em várias etapas do ciclo de vendas dos produtos ou serviços, seja no atendimento ao cliente ou no pós-venda.

 

Sendo assim, unificar essas duas áreas é uma forma de atrair mais clientes, melhorar as vendas e o desempenho.

Como são elaboradas as estratégias de marketing e vendas?

O marketing é uma área muito importante e tem como objetivo criar estratégias que ajudam agregar valor para a marca, produtos e serviços. Além disso, pode ajudar nos processos de comunicação e gerenciamento dos negócios.

 

Deste modo, os investimentos em marketing proporcionam:

 

  • Mais engajamento e sinergia entre os colaboradores;
  • Fidelização de clientes;
  • Mais vendas;
  • Possibilidade de apresentar mais sobre a marca, produtos e serviços;
  • Melhora na gestão de marca;
  • Construção de relações positivas com o público.

Para que tudo isso aconteça, as estratégias de marketing precisam envolver os pilares básicos do marketing, chamado de 4PS: 

 

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

 

Algumas ações de marketing são mais focadas em alguns setores mais estratégicos da empresa.

 

Uma boa estratégia de marketing e vendas é aquela que une os conceitos do marketing com o foco em fortalecer a venda.

 

Deste modo, as empresas podem criar o planejamento estratégico para aumentar as vendas e o marketing pode ser um grande aliado para a companhia alcançar as metas.

Por que unir os setores de marketing e vendas?

A união de marketing e das vendas é algo muito poderoso e que acelera os resultados, já que a principal função do marketing é potencializar as vendas a partir da qualificação dos contatos. 

 

Mesmo de maneira indireta, o marketing promove os produtos/serviços da empresa, aumentando o reconhecimento da marca e proporcionando chances de conversões no futuro.

 

Algumas empresas veem esse setor como uma parte secundária, mas ter o departamento separado do comercial pode resultar em erros graves.

 

A proporção do marketing não é tão pequena como muitos gestores pensam, por isso é importante dar uma atenção especial para alavancar as vendas. Isso só é possível com a união dos setores de marketing e vendas.

 

Os objetivos do marketing se diferenciam conforme as estratégias das empresas. Sendo assim, as ações não podem ficar concentradas em um único departamento e sim distribuídas em vários setores da organização.

Como conquistar mais clientes com ações de marketing e vendas?

O marketing foi se especializando ao longo do tempo para atender as necessidades do cliente. Deste modo, atualmente há várias abordagens que podem ser utilizadas para atrair mais clientes, usando o marketing e vendas. As principais são:

Marketing nas redes sociais

As redes sociais merecem um destaque importante no marketing digital, já que se tornam um excelente canal de comunicação para as marcas, gerando um bom fluxo de negócios.

 

Utilizando o Facebook, Instagram e outras redes, as empresas conseguem realizar ótimas vendas.

Inbound Marketing

Diferente da publicidade tradicional, no inbound possibilita atrair pessoas interessadas pelo produto ou serviço de forma voluntária, podendo transformá-la em leads (potenciais clientes).

 

A atração acontece por meio de conteúdos relevantes para os interessados. Na última etapa do funil de vendas o setor responsável pode trabalhar esse lead para convertê-lo em cliente.

Outbound Marketing

O Outbound é justamente ao contrário. Ao invés de atrair os interessados, a empresa sai em busca dos possíveis clientes. 

 

São as tão famosas propagandas televisivas. Além da televisão, outras ferramentas são utilizadas para os anúncios, seja por e-mails, chamadas telefônicas e outras ferramentas.

Marketing digital

O marketing digital é um método bastante conhecido ultimamente, ele se caracteriza  pela aplicação das técnicas do marketing no ambiente digital. 

 

Essa prática pode ser usada por todos os canais da empresa, desde o e-commerce, no site institucional, passando por newsletters, inserindo nas estratégias em redes sociais e infoprodutos, entre outros.

 

Portanto, os investimentos para unir o marketing e vendas são formas das marcas aumentar os lucros, conquistar novos clientes, realizar boas vendas e ter mais oportunidade de negociações no mercado.

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