Quando o assunto é alcançar e converter clientes, as empresas estão sempre pensando em novas estratégias de marketing e vendas para conseguir aumentar os lucros, base de contatos e conquistar novas oportunidades de mercado.
As estratégias mais utilizadas nesse meio são:
Essas estratégias são muito conhecidas no universo do marketing, mas há outras técnicas que podem ser implementadas no setor de marketing e vendas para que a marca tenha ótimos ganhos.
O desenvolvimento de boas estratégias permite impulsionar os resultados do setor comercial.
Com isso, a empresa terá novas oportunidades de parcerias, negociações e até investidores, aumentando a autoridade na área de atuação.
O marketing é considerado uma área transversal, ou seja, está relacionada com diversos departamentos e pode ter presença em várias etapas do ciclo de vendas dos produtos ou serviços, seja no atendimento ao cliente ou no pós-venda.
Sendo assim, unificar essas duas áreas é uma forma de atrair mais clientes, melhorar as vendas e o desempenho.
O marketing é uma área muito importante e tem como objetivo criar estratégias que ajudam agregar valor para a marca, produtos e serviços. Além disso, pode ajudar nos processos de comunicação e gerenciamento dos negócios.
Deste modo, os investimentos em marketing proporcionam:
Para que tudo isso aconteça, as estratégias de marketing precisam envolver os pilares básicos do marketing, chamado de 4PS:
Algumas ações de marketing são mais focadas em alguns setores mais estratégicos da empresa.
Uma boa estratégia de marketing e vendas é aquela que une os conceitos do marketing com o foco em fortalecer a venda.
Deste modo, as empresas podem criar o planejamento estratégico para aumentar as vendas e o marketing pode ser um grande aliado para a companhia alcançar as metas.
A união de marketing e das vendas é algo muito poderoso e que acelera os resultados, já que a principal função do marketing é potencializar as vendas a partir da qualificação dos contatos.
Mesmo de maneira indireta, o marketing promove os produtos/serviços da empresa, aumentando o reconhecimento da marca e proporcionando chances de conversões no futuro.
Algumas empresas veem esse setor como uma parte secundária, mas ter o departamento separado do comercial pode resultar em erros graves.
A proporção do marketing não é tão pequena como muitos gestores pensam, por isso é importante dar uma atenção especial para alavancar as vendas. Isso só é possível com a união dos setores de marketing e vendas.
Os objetivos do marketing se diferenciam conforme as estratégias das empresas. Sendo assim, as ações não podem ficar concentradas em um único departamento e sim distribuídas em vários setores da organização.
O marketing foi se especializando ao longo do tempo para atender as necessidades do cliente. Deste modo, atualmente há várias abordagens que podem ser utilizadas para atrair mais clientes, usando o marketing e vendas. As principais são:
As redes sociais merecem um destaque importante no marketing digital, já que se tornam um excelente canal de comunicação para as marcas, gerando um bom fluxo de negócios.
Utilizando o Facebook, Instagram e outras redes, as empresas conseguem realizar ótimas vendas.
Diferente da publicidade tradicional, no inbound possibilita atrair pessoas interessadas pelo produto ou serviço de forma voluntária, podendo transformá-la em leads (potenciais clientes).
A atração acontece por meio de conteúdos relevantes para os interessados. Na última etapa do funil de vendas o setor responsável pode trabalhar esse lead para convertê-lo em cliente.
O Outbound é justamente ao contrário. Ao invés de atrair os interessados, a empresa sai em busca dos possíveis clientes.
São as tão famosas propagandas televisivas. Além da televisão, outras ferramentas são utilizadas para os anúncios, seja por e-mails, chamadas telefônicas e outras ferramentas.
O marketing digital é um método bastante conhecido ultimamente, ele se caracteriza pela aplicação das técnicas do marketing no ambiente digital.
Essa prática pode ser usada por todos os canais da empresa, desde o e-commerce, no site institucional, passando por newsletters, inserindo nas estratégias em redes sociais e infoprodutos, entre outros.
Portanto, os investimentos para unir o marketing e vendas são formas das marcas aumentar os lucros, conquistar novos clientes, realizar boas vendas e ter mais oportunidade de negociações no mercado.