Inbound Marketing ou Outbound Marketing: qual é a melhor opção?
Postado em Marketing Digital | 17 Junho, 2022

Quando se fala de estratégias de atração de clientes, normalmente você teria dois caminhos mais comuns a escolher: inbound marketing ou outbound marketing.

Se você não tem a mínima ideia sobre o que esses termos significam ou não sabe qual é a melhor opção para o seu negócio, continue lendo esse artigo que vamos tirar todas as suas dúvidas.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. A ideia por trás do Marketing de Atração é estabelecer ações que convençam o cliente que a sua empresa é a melhor escolha para ele, sem que isso precise ser direto de maneira ostensiva.

E esse relacionamento é feito com base no conceito do funil de vendas, que é composto por quatro etapas básicas:

  • Atrair: o primeiro passo é conseguir tráfego qualificado para as suas mídias digitais. Ou seja, conquistar o máximo de visitantes regulares por meio de conteúdo relevante.
  • Converter: ao conseguir um grande número de visitantes, é hora de converter o máximo possível em oportunidades reais de venda.
  • Vender: depois de nutrir os visitantes usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo para fechar a venda
  • Encantar: Agora começa uma nova jornada, que visa encantar o cliente a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.

Como é possível perceber, nessa estratégia a venda não é o fim do ciclo com o cliente. Sua empresa ainda precisa se dedicar a construir um bom relacionamento com ele com o objetivo de fidelizá-lo.

Benefícios do inbound marketing

  • Menor custo: é uma estratégia de marketing de baixo custo. O valor está relacionado ao meio que será utilizado para apresentar o produto ou serviço. O lançamento de produtos e serviços na internet possui custo muito inferior às mídias tradicionais.
  • Facilidade em desenvolver e alterar o marketing conforme o entendimento do cliente em relação à marca: o modo como o consumidor se comporta é a chave para a efetivação das vendas.
  • Maior efetividade em %: a prospecção via Inbound é de maior qualidade, pois atrai pessoas que já conhecem a marca e tendem a confiar mais nela, já que tomaram uma ação de confiar no conteúdo previamente.

Outbound Marketing

O outbound marketing é a estratégia de vendas focada na prospecção ativa. Conhecido também como Marketing Tradicional, o anúncio da marca aos clientes em potencial é feito por meio de campanhas em:

  • TVs.
  • Rádios.
  • Malas diretas.
  • Flyers.
  • Ações de guerrilha.
  • Ligações de marketing.

Além disso, o digital também abriu inúmeras portas para esse tipo de marketing. É possível fazer anúncios virtuais por meio de Facebook Ads e Google Ads.

No entanto, a possibilidade de mensurar resultados é uma qualidade restrita ao meio digital. Para estratégias que envolvem materiais e técnicas físicas, a análise de resultados ainda é difícil. Pois dependem de longas, caras e demoradas pesquisas de percepção do público.

Benefícios Outbound marketing

  • Eficiência: traz excelentes resultados para as empresas com mais recursos a serem investidos nas campanhas.
  • Abordagem impessoal: as técnicas de propagandas em televisão e rádio, outdoors e banners, por exemplo, são valorizadas em mercados mais tradicionais.
  • Velocidade de prospecção: devido a abordagem mais direta, os novos clientes são atraídos mais rapidamente do que ao utilizar o inbound marketing.
  • Contato direto: ele pode ser decisivo para a compra.

É possível combinar Inbound e Outbound Marketing?

O inbound e outbound marketing são estratégias que, quando combinadas, apresentam seu potencial máximo. Por isso, separamos algumas situações em que ao serem usadas em conjunto, podem oferecer o melhor resultado:

  • Prospectar clientes para novos negócios - enquanto as estratégias de inbound estão sendo aplicadas para trazer reconhecimento de marca, o outbound é colocado em prática.
  • Fornecer uma excelente experiência ao cliente - ao combinar as duas estratégias você garante uma experiência impecável ao seu cliente. Afinal, enquanto com o inbound você compartilha conteúdo de valor, educando e nutrindo o comprador, com o outbound a sua marca mantém o contato humanizado com o cliente.
  • Redução do ciclo de vendas - reunindo as duas estratégias, o comprador percebe a sua marca como verdadeira conhecedora e reage melhor às abordagens ativas – reduzindo o tempo de decisão sobre a compra.

Converse com quem entende do assunto

Já é possível perceber que o ideal é combinar ambos, certo? Mas se você quiser uma estratégia bem planejada para melhorar os seus resultados, entre em contato conosco.

A nossa equipe é especialista em inbound e outbound marketing.

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