Como criar uma Loja no Facebook para alavancar suas vendas?
Postado em Marketing Digital | 11 Novembro, 2020

Como criar uma Loja no Facebook para alavancar suas vendas?

 

Você sabia que é possível ter uma vitrine digital personalizada para mostrar e vender itens no Facebook? Isso mesmo! Qualquer pessoa que visitar a loja do seu negócio no Facebook poderá visualizar seus produtos e navegar por eles. Você também pode personalizar a loja, adicionando coleções em destaque.

O comércio de itens no Facebook já existe há algum tempo, seja na forma de anúncios na linha do tempo pessoal ou pelo Marketplace. Porém, com a opção Loja, as empresas podem criar uma seção que fica em destaque na página comercial do negócio. Ou seja, se você tem uma página da sua empresa no Facebook, você poderá usar a seção Loja para anunciar os produtos que está vendendo e também se conectar com mais clientes.

Esse recurso é ideal para comerciantes e anunciantes dos setores de varejo e de comércio eletrônico. A Loja do Facebook é estratégica para empresas que vendem roupas, acessórios (bijuterias, bolsas, malas), livros, artigos de decoração e produtos para bebês ou crianças. Vale destacar que é totalmente gratuita, desde que venda itens físicos e esteja de acordo com os Termos do Vendedor.

 

Recursos da Loja no Facebook

 

As lojas da Página do Facebook têm recursos diferentes, dependendo da sua localização. Esses recursos podem ser úteis, pois permitem adicionar quantos produtos quiser, ou seja, não é preciso carregar um catálogo de produtos em outro lugar e não há um limite de quantos produtos você pode adicionar.

Outros recursos disponíveis são:

- Personalizar o inventário de produtos: é possível organizar os produtos em coleções diferentes para que os clientes possam navegar na loja da Página do Facebook por categoria.


- Comunicar-se com os clientes: o recurso Loja do Facebook dá ao consumidor a possibilidade de contatar rapidamente o seu negócio por WhatsApp ou Messenger, seja para tirar alguma dúvida, receber suporte ou acompanhar uma entrega.  

- Obter informações sobre dados e métricas: é possível ver o número de visualizações, de cliques e de compras de cada produto.


A ferramenta é gratuita e facilita o acesso dos clientes à loja, que poderá ser feito via Facebook ou Instagram. As marcas podem escolher os produtos que desejam colocar no catálogo e customizar a aparência da loja, colocando, por exemplo, uma foto de capa ou cores que remetam à marca. Dessa forma, qualquer vendedor pode tornar seu negócio digital e se conectar com clientes de diferentes lugares.

Os usuários e possíveis consumidores, por sua vez, poderão visualizar toda a coleção, salvar produtos de interesse e fazer um pedido. Nesse caso, a Loja direciona o comprador para o site do vendedor. Nos Estados Unidos já é possível comprar diretamente no aplicativo do Facebook, para os negócios que tiverem o checkout habilitado.

 

Como configurar sua Loja no Facebook

 

Confira aqui os principais passos para montar sua loja nessa rede social:

  1. Cadastre-se no Facebook
  2. Para que você possa montar sua loja e fazer anúncios, será necessário cadastrar um perfil no Facebook.
  3. Crie uma Página para a sua loja

Além de um perfil pessoal, você também precisa criar uma fanpage para sua marca. Essa página irá mostrar todas as informações mais importantes sobre a sua empresa, os conteúdos que oferece, seus produtos e atividades.

  1. Nessa página, nas configurações, você deverá adicionar uma guia (Loja). Vá até a sua página e procure na lateral esquerda a opção Loja e clique nela. O primeiro passo para configurar a sua loja é aceitar os Termos e a Política do Facebook para vendas na rede social.

Inserir Print

  1. Leia todos os termos e depois selecione a caixa Eu concordo com os Termos e Políticas do Vendedor. Clique em continuar.
  2. Então você irá escolher o método de compra, a moeda, e adicionar os produtos (imagem, preço, descrição e estoque).

Depois de salvar, você vai receber uma mensagem do Facebook. Toda vez que você adicionar um produto, ele será processado e analisado pela equipe do Facebook. Lembre-se sempre de seguir  as políticas do Facebook para não ter um produto reprovado.

  1. Depois de adicionar seu primeiro produto, você já vai visualizar sua loja. A partir daí, adicione mais produtos, faça um bom conteúdo para o seu público e boas vendas!

 

Quer vender mais? Entre no Facebook Business

 

Depois de criar a página do seu negócio, recomendamos que você cadastre essa conta no Facebook Business, a plataforma associada ao Facebook, com funcionalidades voltadas para o desenvolvimento de negócios. Nela, você conseguirá definir o seu público, parâmetros para campanhas e criar anúncios.

Ao criar o anúncio segmentado, você divulga seu produto para o público. Informações simples, como as especificações do produto, uma foto e o preço, são obrigatórias.

Este artigo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao resultado esperado.

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