Como posicionar seu hotel nos meios digitais para gerar melhores resultados?
Postado em Marketing Hoteleiro | 01 Outubro, 2018

Qual a fórmula mágica para um posicionamento adequado nos canais on-line para o seu hotel? Na verdade, o que existem são metodologias e, quando aplicadas aceleram o seu processo. Mas é preciso considerar o seu segmento, compreender o seu universo e particularidades.

Na hotelaria, por exemplo, há perfis de clientes distintos na jornada de compra. Há o público fiel à bandeira e aquele que pesquisa, busca por ofertas e recomendações em agências de turismo on-line (OTA), como TripAdvisor, Booking, Laterooms, Lastminute, Groupon, Facebook, Instagram, blogs e outros.

Aproveite esta oportunidade e foque neste perfil de cliente que pesquisa. Há muita coisa que pode ser explorada para atrair via marketing digital, independente do tamanho do hotel, desde que as ações sejam bem planejadas e promovidas da maneira correta.

 

Como se comportar online?

Inicie analisando as suas forças. Descubra o que o seu hóspede valoriza, se é a sua estrutura, gastronomia, a experiência do atendimento, uma área exclusiva, o café da manhã, localização. Utilize as suas forças, as suas vantagens e divulgue, mostre a capacidade de proporcionar boas experiências.

Explore os seus diferenciais, forneça mais informações. Permita que o seu potencial cliente o conheça e você seja uma referência para ele. Então, prepare o seu site com diversas informações, tenha um blog bem repleto. E atraia, como iscas, nas redes sociais e outros canais. Torne-se uma fonte de informação no tema que é diferenciado.

Convide profissionais que tenham relação com o tema. Faça eventos, exposições, convide blogueiros bem conhecidos ou profissionais que possam escrever sobre esses temas. Promova o hotel.
Crie diferentes campanhas de marketing e de relacionamento para cada ponto forte. Realize as ações simultaneamente, mas separadamente, caso contrário o resultado não será eficaz.

 

Valorize quem já é cliente


Ofereça vantagens, mimos, bônus sempre que retornarem ou recomendarem o hotel. Mantenha contato sempre, não só até a próxima vez que estiverem em frente ao seu balcão. Envie novidades, exclusividades, envolva-os.

 

Atenção para o seu site


É importante que o primeiro local que você vai receber o seu hóspede, seu site, esteja bem estruturado. Nós postamos aqui no blog 12 dicas sobre como estruturar um site vendedor, aproveite para conferir. Estas dicas fazem toda a diferença na conversão em vendas.

Atraia e se relacione pelas redes sociais


É impossível pensar em uma estratégia de atração on-line sem utilizar as redes sociais.
O segredo do marketing para redes sociais é estar presente onde o seu hóspede em potencial está! E saber se relacionar nas mesmas ;)

Comporte-se nas redes sociais de acordo com o perfil dos seus hóspedes. Use uma linguagem de acordo, mais formal ou informal. Comunique as suas forças de forma clara, e lembre-se que cada rede social tem também o seu jeito de ser.

Aproveite para informar localização, telefone de contato, e-mail e, principalmente, um link para o seu site. Atrai-o para o seu site, para a sua venda direta.
Publicar fotos e vídeos reais, ou seja, não apenas de bancos de imagens, mostrar o local e seus benefícios são excelentes estratégias! Permita que o seu potencial cliente veja como de fato é, alinhar as expectativas do que imagina ser o hotel e ver como é, gera segurança.

Outro fator importante é interagir com sua audiência, apenas postar e não se relacionar, fará com que perca muitas oportunidades. Tenha sua equipe preparada para responder os comentários ou as mensagens via inbox, e o quanto mais rápido, melhor. Se possível responda de imediato, isto aumenta muito a possibilidade de venda.

Aproveite os canais das redes sociais também para escutar o que os hóspedes estão pedindo. Veja as mídias sociais como um canal de interação com os clientes. A linguagem comercial não despertará o interesse dos potenciais clientes. As vendas virão como consequência, mas não devem ser o único objetivo da sua estratégia. Então, nada daquelas sequências de promoção, promoção e promoção.

 

Mensure os resultados


Se um profissional de marketing diz que não é possível medir o retorno sobre investimento (ROI) em mídias sociais, CORRA!

ROI deve ser mensurado também em redes sociais. Tem várias ferramentas e plataformas de softwares que podem ajudar você a medir os resultados, das interações, seguidores, visitantes, até o momento do fechamento da venda. Claro, que isto exige integração das plataformas utilizadas, talvez não tenha de imediato, mas organize as ações para isto.

É a única maneira de conhecer quais estratégias geram retornos positivos. Saber se a direção está correta ou se precisa de ajustes.

 

Regularidade na comunicação


Um comportamento comum é a não regularidade, quando o hotel está lotado, se relaxa na comunicação, não posta com a mesma frequência nas redes sociais, não envia a mensagem direta, e assim inicia uma sequência de ausência. O marketing deve ser mantido em todas as fases, na baixa ou alta temporada. Certifique-se de que a sua campanha de marketing é coerente o ano inteiro. A ausência colocará a perder tudo que conquistou: o engajamento, o relacionamento, sua marca na mente das pessoas. Depois precisará de um esforço maior para recuperar, isto se conseguir recuperar. Afinal seu lugar pode ter sido ocupado por outro.

 

Monitore e faça a gestão da reputação do seu hotel


O feedback do seu hóspede é muito importante, é uma maneira de avaliar o desempenho da sua equipe, dos seus serviços e também estratégico no seu processo de venda.

Seja o seu hotel pequeno ou grande, monitore sempre. Uma excelente solução de monitoramento é a Reviewr, que agrupa todos os comentários, permite responder de forma muito mais ágil, e ainda monitora os concorrentes. Ótima estratégia para identificar melhorias e oportunidades.

As avaliações positivas são fortes validações que geram segurança para aqueles que estão decidindo, aproveite-as para conhecer seus pontos fortes e divulgá-las. As pessoas dão alta importância sobre a experiência do outro para a sua tomada de decisão.

Já as avaliações negativas também fazem parte, afinal não há como agradar a todos, o tempo todo, por mais que a equipe seja bem treinada e atenciosa. O importante neste momento é como lidar com as avaliações negativas. A sua reação, palavras e a agilidade em retornar definirão a percepção de quem escreveu e daqueles que vão ler. Se a sua resposta for bem elaborada o efeito pode ser convertido para positivo.

 


Se o seu hotel ainda não está focado na experiência e em se relacionar via on-line com o seu público, para conhecer e servir, está mais do que na hora de mudar essa realidade.


Lembre-se sempre de quem é o seu cliente, o que ele valoriza, e entregue.
Atraia clientes que o valorize pelo o que você tem a oferecer, você pode se surpreender, que nem sempre é a tarifa que decide.

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