Gerando leads de qualidade
Postado em Marketing Digital | 21 Novembro, 2013
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No marketing digital se fala muito da “geração de leads”, estratégia adotada por empresas do ramo digital. Mas do que consiste um lead?
 
Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. Consiste em um usuário que adquiriu algo gratuito em troca de suas informações, como por exemplo quando um usuário precisa passar certos dados (nome, telefone, e-mail,etc) em troca de uma oferta de valor no seu site (eBook, whitepaper, webinars, templates, ferramentas, etc). Um lead é uma pessoa que entra em contato através de algum meio e está interessada em algum produto/serviço.
 
Se você atrair um usuário para uma página e convencê-lo de que precisa entrar em contato com você, já é um passo para aquela pessoa se tornar um consumidor. Agora, se você tem apenas seu e-mail, você tem somente um contato, não um lead. Neste caso, o próximo passo seria transformá-lo em um lead qualificado. Se uma pessoa entrou em contato somente para obter informações diversas, há a oportunidade de trabalhar para que ela se torne um consumidor.
 
Na prática!
Mas afinal, como é possível gerar um lead?
 
Algumas empresas anunciantes têm formulários em seus websites para que os usuários enviem seus dados de contato para obter mais informações sobre seus produtos ou serviços. As informações nesses formulários, depois de enviadas para o website do anunciante, são leads para que este entre em contato, seja por meio de um e-mail ou telefone.
 
O Google ajuda nesta tarefa e lista práticas recomendadas para ajudar a aproveitar ao máximo os leads enviados. Uma delas é a otimização das campanhas no Google Adwords. Neste caso, é importante definir lances para as palavras-chave certas e usar um texto de anúncio descritivo e atraente. Monitorar a taxa de rejeição e de conversão da página de destino e comparar esses dados com outros textos de anúncios ajuda a determinar qual linguagem de anúncio é a mais eficaz.
 
Outra prática recomendada é a otimização da página de destino. Seu visitante chegou até aqui e, para não perdê-lo, é importante verificar se esta atende ou excede suas expectativas. Verifique se ela carrega com rapidez, possui fácil navegação, oferece conteúdo relevante e original encontrado de forma rápida e facilitada. A experiência na página de destino aumenta as chances de conquistar a confiança de seus clientes e fazer com que eles voltem sempre ao site. Além de afetar o índice de qualidade, a métrica da relevância dos anúncios, a experiência influencia também nos custos de publicidade e na posição deles. Certifique-se que a página de destino segue as políticas do Google, não contenha malwares (como um vírus)  ou produtos ilegais.  Caso contrário, o website não poderá ser anunciado no Google AdWords porque não segue uma ou mais destas políticas. Confira aqui as políticas: link.
 
Ao gerar leads por meio de formulários, é importante que eles sejam simples e fáceis de preencher. Solicitar informações demais pode fazer com que o  visitante sinta-se desconfortável e não tenha confiança. Ao reduzir para apenas o necessário para contato, isso ajudará a aumentar a probabilidade de preenchimento.
 
A obtenção de leads genuínos é outra prática recomendada pelo Google. É possível que nem todos os leads recebidos por meio de seus formulários sejam genuínos. Isso acontece por diversos motivos: a página de destino não estava clara o suficiente, seu formulário não valida as informações submetidas ou não foi indexado por um programa automatizado que indexa a web e gera spam, etc. Para evitar isso, uma das ações recomendadas é a adição de um captcha aos formulários nas páginas de destino para validar se o usuário é realmente humano. Outra ação recomendada está na ativação da codificação automática no Google AdWords, que identifica a visualização de página como resultado de um clique em seu anúncio. Outra recomendação está no registro de envios. Quando um visitante enviar um formulário, também convém registrar o endereço IP, o parâmetro GCLID (se aplicável), o URL do referenciador e o agente do usuário com cada envio do formulário. Por meio disto é possível determinar se o tráfego é proveniente de cliques nos anúncios e se há algum padrão suspeito.
 
Todas estas dicas proporcionam uma melhora na qualidade na geração de leads qualificados, gerando resultados práticos para sua empresa. 
 
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