Helpful Content Update: o que é e como se adaptar ao novo algoritmo do Google
Postado em Marketing Digital | 01 Setembro, 2022

As atualizações no universo digital são constantes e com o Google não seria diferente, a novidade dessa vez é um novo algoritmo: Helpful Content Update. Essa nova forma de entregar os resultados de pesquisas promete dar prioridade para os conteúdos “de pessoas para pessoas”, vem conhecer mais sobre essa novidade:

 

O que é o Helpful Content Update?

Implementado dia 18/08, a atualização de conteúdo útil (em português), tem como maior promessa a entrega de conteúdos realmente úteis e originais nos resultados de busca. A ideia é filtrar as produções realizadas por automações, cópias e textos criados com o objetivo apenas de melhorar o posicionamento SEO, colocando materiais com informações relevantes à frente.

A inteligência artificial irá mudar a forma de ranqueamento dos resultados do Google, penalizando as cópias e conteúdos reciclados, buscando melhorar a experiência do usuário que realiza uma pesquisa, valorizando os conteúdos feitos para pessoas e não apenas para a otimização SEO.

 

O Helpful Content Update pode desvalorizar sua estratégia SEO?

Se você focar na criação de conteúdos de valor com otimização SEO, não tem porque se preocupar. A atualização irá filtrar apenas textos com pouco conteúdo, réplicas ou reciclados de uma outra criação, nas palavras do próprio Google “conteúdos que parecem ter sido criados principalmente para classificar bem nos mecanismos de pesquisa, em vez de ajudar ou informar as pessoas”.

Mas, fique atento, essa novidade levará em consideração todo o site, isso significa que se o algoritmo identificar que seu site está produzindo muito conteúdo irrelevante, todas as páginas podem sofrer a penalidade de diminuição da entrega orgânica, não apenas um texto em questão. Ou seja, mesmo que o site tenha páginas com informações úteis, a entrega nos resultados de pesquisa pode diminuir, por isso a indicação é filtrar no que já existe dentro deste domínio e retirar os conteúdos que não apresentam um valor real para o público.

 

Como se adaptar a essa atualização?

Simples: volte seus esforços de criação para conteúdos originais dentro de assuntos que são realmente interessantes para o seu público. Isso significa criar textos que:

  • Respondem perguntas reais, sem falsas informações;
  • Sejam originais e agreguem conhecimento de verdade, sem ser uma criação repaginada de outro site;
  • Expertise de verdade repassada através dos conteúdos (você realmente é expert naquilo que escreveu a ponto de agregar conhecimento para o público-alvo?);
  • Pensar em conteúdos otimizados para pessoas, não apenas para o SEO.

Garanta que o foco das suas criações seja a resolução de problemas do seu público-alvo de forma original e seu ranqueamento no Google poderá até melhorar com essa nova atualização.

 

Ainda não sabe como criar conteúdos de valor para o site e ter um bom posicionamento no Google? Entre em contato com os nossos especialistas e tenha essa solução da Codde para a sua empresa.

COMENTÁRIOS