Guia completo para fazer o planejamento de conteúdo render
Postado em Marketing Digital | 08 Setembro, 2022

O que é um planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo é uma parte importante de várias estratégias utilizadas no marketing digital. Ele é o responsável por sustentar a imagem e valor da marca no meio online, através das informações passadas pelas postagens, e-mail marketing, banners, entre outros. 

Os conteúdos entregues pela sua marca precisam ser condizentes com o seu público-alvo, tom de voz, persona e objetivos, por isso é preciso a criação de um planejamento estratégico. Afinal, você quer que sua criação de valor seja consumida pela audiência, que sua marca seja notada.

 

 

Por que fazer um planejamento de conteúdo?

Imagine que você levou vários anos para desenhar sua marca, pensou todos os detalhes de cores, formato de logo, espaço físico… Mas, nas redes sociais, apenas posta uma foto ou outra, não acrescenta conteúdos que demonstrem os valores da sua marca, fica sem postar durante longos períodos de tempo, seu público vai conseguir reconhecer todo esse cuidado que você teve até agora? Acho que não.

Criar conteúdo é sobre contar uma história e, neste caso, é a do seu negócio. É preciso atenção nos detalhes, criatividade e estratégia. A internet tem um grande poder para inserir marcas no mercado, através dela seu post pode ser entregue para uma cidade inteira. Você só precisa garantir que a sua casa digital esteja preparada para receber os novos convidados, é preciso que eles se reconheçam no seu conteúdo para que se tornem seguidores, consumidores e, quem sabe, até mesmo stakeholders.

 

 

Por onde começar?

Antes de efetivamente começar a criar os conteúdos em si, é preciso ter algumas informações importantes sobre o seu universo de marca:

 

  1. Quem é seu público-alvo? Defina a faixa etária, sexo, renda e onde estão localizadas as pessoas que você deseja atingir;
  2. Quais os valores da sua marca, no que ela acredita? Por exemplo: a Natura, acredita e defende a sustentabilidade, bandeira levantada sempre pela marca;
  3. Com que frequência deseja atingir seu público-alvo?

 

Essas perguntas são importantes para que você crie um conteúdo de valor para as pessoas certas, que realmente tem chances de virar consumidores da sua marca. 

 

 

É hora de colocar a mão na massa

Separe um tema central e busque desdobrar este tema respondendo os seguintes questionamentos - O QUE? POR QUE? COMO? - Dá uma olhada no nosso exemplo:

 

Se fossemos criar um conteúdo para a Codde, com o tema MARKETING DIGITAL, nosso esquema de criação ficaria o seguinte.

  • O QUE: marketing digital para microempreendedores (é preciso especificar bem o tema);
  • POR QUE: este público precisa de um direcionamento inicial gratuito e nós podemos ajudar;
  • COMO: com posts nas redes sociais que falam brevemente sobre os processos de marketing digital voltado para social media e alguns conteúdos aprofundados para blog.

 

Agora, é preciso pensar nas dores deste público, para que os conteúdos criados realmente façam diferença e tenham seu valor percebido pelos espectadores. Faça uma lista com o que você sabe que pode ser útil para as outras pessoas. No caso do nosso esquema de produção de conteúdo sobre marketing digital para microempreendedores, poderíamos abordar:

 

  1. A importância do marketing digital para micro empresas;
  2. Como inserir minha marca no meio digital;
  3. Dicas para criação de conteúdos nas redes sociais…

 

Temas separados, monte uma planilha e organize todos eles, conecte-os em uma ordem que faça sentido. A ideia é construir uma história com início, meio e fim através das suas postagens, isso é pensar de forma estratégica para o planejamento de conteúdo, vai te ajudar a criar um sentido no feed que prenda os novos espectadores.

A frequência deve ser definida de acordo com a sua disponibilidade para a criação, pois é necessário manter uma constância nas postagens para obter resultados concretos. O ideal é que você tenha conteúdos para postar pelo menos três vezes por semana, em dias alternados.

Agora é só escrever os textos de apoio e criar as artes/capturar as imagens para ter os posts completos e prontos com uma estratégia que faz sentido para você e para o algoritmo das redes sociais.

Se você já dominou o planejamento e criação de conteúdo até aqui, talvez goste de conhecer outras estratégias para manter uma produção criativa e carregada de valor como os 3H’s, que te ensinamos clicando aqui.

 

Você reparou que a estrutura que te ensinamos para o planejamento de conteúdos foi a mesma utilizada para a produção deste texto? Suba de novo a página e encontre as três perguntas-chave respondidas: O que? Por que? e Como?, é mais um exemplo de criação de conteúdo para sua marca.

 

E, se mesmo depois deste guia completo ainda está difícil pensar com criatividade, conte com a ajuda dos especialistas em conteúdo da Codde. Entre em contato com a gente!

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