Saiba qual a melhor rede social para o seu negócio
Postado em Marketing Digital | 15 Outubro, 2015
Marcar presença e ter conteúdo nas redes sociais é importante para qualquer negócio, mas diante de tantas opções, você sabe qual é a melhor para a sua empresa? Fizemos um pequeno guia mostrando os principais usos das redes sociais para empresas. Vamos dividi-lo em duas partes, na primeira trataremos do Periscope, LinkedIn, Twitter, Instagram e Google+ . Na segunda será a vez do Facebook, Snapchat, Pinterest e o Youtube
 
Para começar é bom dizer que não é preciso que sua empresa tenha perfil em todas as redes sociais. Cada uma possui recursos que adequam ao seu tipo de produto ou serviço. O mais importante é que você esteja onde o seu público está, portanto conheça seu público e dialogue com ele. 
 
 
   Começaremos nosso guia com a rede social mais nova da  lista. Lançado em março de 2015, o Periscope é aplicativo do Twitter para transmissão de vídeos ao vivo. Apesar do pouco tempo de lançamento, o App tem gerado burburinho na internet e atraído a atenção de empresas. Se utilizado com criatividade pode dar visibilidade para os negócios. Grandes marcas estão produzindo transmissões interessantes e atraindo clientes para seus negócios. Jornais, rádios, sites, canais de TV, produtores de vídeo já aderiram à onda. O público tende a ser o mesmo do Twitter, que inclui principalmente adolescentes e jovens adultos. 
 
Os conteúdos em vídeos são cada vez mais procurados na internet e as transmissões ao vivo chamam a atenção pelo sentido de exclusividade e ineditismo. O Periscope pode servir para diferentes tipos de empresas. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, pode utilizá-lo para dar dicas de tratamentos capilares, de produtos, mostrar partes de algum procedimento e por aí vai...o uso é livre! O importante é usar a criatividade e interagir com o seu público. O aplicativo permite que os usuários façam perguntas em tempo real, por isso é importante engajar os seguidores durante as transmissões. É primordial que você dialogue com seu público, tire dúvidas, traga-o para perto da empresa. Aproveite o ao vivo, o instantâneo e ofereça conteúdo inédito, dê visibilidade à sua empresa! Veja também o guia elaborado pelo Twitter para empresas usarem o Periscope - acesse aqui.
 
    É a maior rede social corporativa e lugar ideal para divulgar leads e conteúdo qualificado. É uma rede social feita para profissionais, portanto o conteúdo publicado deve se referir à área de atuação da empresa, mas não exclusivamente na divulgação de produtos e serviços. Permite a criação de uma página empresarial e nela é possível publicar fotos, vídeos e pequenos artigos, além da opção de patrocinar a atualização e atingir um público específico. O público do LinkedIn é mais maduro, composto basicamente por profissionais que estão no mercado de trabalho. Para o LinkedIn invista na produção de conteúdo sobre assuntos que envolvam o seu campo de atuação, com o tom formal que o mundo empresarial exige. Participar das discussões em grupos também contribui para dar visibilidade à sua página. Para saber mais veja o nosso artigo A importância do LinkedIn para as empresas
 
   O Twitter é uma rede social já conhecida por grande parte dos internautas. Criado em 2006, o site funciona como um microblog, no qual os usuários são livres para falar sobre qualquer tema em 140 caracteres. É muito utilizado por empresas de comunicação com meio de divulgar informações. Para empresas funciona como ótimo canal de relacionamento direto com o cliente, ou seja, é uma excelente ferramenta de interação. Nele é importante manter certa frequência de postagens e conteúdo interessante para o seu público. Oferece um sistema de anúncios (Twitter Ads), por meio dele as empresas conseguem maior alcance para o conteúdo e assim atraem mais seguidores e possíveis clientes. Se o seu público alvo está no Twitter e você quer manter contato direto com ele, crie logo o seu perfil e mantenha-o atualizado! 
 
    O Instagram ganha cada vez mais usuários e já alavancou pequenos negócios em todo o mundo. O público é composto basicamente por adolescentes e jovens adultos. É muito utilizado por empresas do segmento de moda e beleza, principalmente para divulgar produtos, entretanto qualquer segmento pode ocupar espaço no Instagram. Para isso é preciso produzir conteúdo visual que se relacione com seu negócio e entretenha/informe seus seguidores. No Instagram a empresa pode mostrar um pouco dos seus bastidores, apresentar seus funcionários e claro expor seus produtos/serviços. O tom mais leve e menos formal é permitido, mas é preciso definir o estilo da linguagem que você quer dar ao perfil da sua empresa. Como explicamos no texto Humanização de marcas e o diálogo com o público é importante engajar o cliente, manter contato, sempre responder dúvidas e críticas. Algumas marcas patrocinam campanhas e isso ajuda na divulgação e angariamento de novos seguidores. 
 
    O Google+ é a rede social do Google e apesar de não ter tantos usuários como Facebook e Twitter, é uma importante ferramenta para quem quer melhorar o rankeamento do site da empresa nos mecanismos de busca do Google. É uma ferramenta útil para o SEO e ajuda a empresa a ser encontrada com maior facilidade no Google. Possui opções para criação de páginas empresarias, que permitem a publicação de textos, vídeos e imagens. O tom da linguagem deve ser um pouco mais formal, mas sempre prezando pelo diálogo com o cliente. O público do Google+ é abrangente, mas composto em sua grande maioria por adultos, de 30 a 45 anos. 
 
No próximo post do nosso guia vamos falar sobre: Snapchat, Facebook, Pinterest e Youtube. 
 
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