Conheça essas ferramentas que podem te deixar ainda mais perto de realizar vendas!
Postado em | 01 Agosto, 2022

O Meta está a cada dia mais presente na vida dos pequenos e microempreendedores (PMEs), através do Facebook, Instagram e do aplicativo de mensagens WhatsApp, que são objetos importantes para gerar vendas e posicionamento de marca. Pensando nisso, o grupo Meta aprimorou mais uma vez suas ferramentas de criação de anúncios, mensuração de resultados, contato com o público e geração de cadastro nas campanhas de tráfego pago. A gente te ajuda a entender e utilizar dessas novidades, é só continuar a leitura!

A importância do tráfego pago para pequenas e microempresas

Fazer publicidade já foi algo caro e segmentado, onde apenas empresas de um porte considerável dispunham de um orçamento que fosse dar resultado aos esforços de marketing. Mas, com a entrada dos anúncios nas redes sociais pelo Facebook, abriu-se uma nova porta: a divulgação com baixo custo, eficiente e muito bem segmentada.

 

As ferramentas de anúncio do Facebook possibilitam uma segmentação de público detalhada, por um custo mínimo de R$6,00/dia (1 dólar). Este valor popularizou o tráfego pago nas redes sociais da Meta, que se tornou uma das formas de publicidade com melhor custo benefício para as PMEs. Esse tipo de artefato pode alavancar empresas e aumentar o faturamento de vendas com pouco tempo de trabalho e um investimento baixo. 

Mas, já é de conhecimento da Meta que, em pequenas e microempresas, muitas vezes quem realiza os anúncios não são pessoas especializadas no assunto e sim os próprios donos ou conhecidos próximos. Então, as ferramentas para criação e gerenciamento desse tipo de publicidade estão em constante evolução de automação, para democratizar o uso e acesso aos resultados de qualidade que ela pode oferecer.

 

Nova forma de iniciar conversas pelos anúncios

A comunicação está evoluindo para o digital e a maioria das pessoas busca se comunicar com uma marca de forma virtual, mas esse contato precisa ser fácil para ser efetivo. Sabendo disso, o Meta trouxe uma inovação para a criação dos anúncios: agora é possível colocar como objetivo gerar mensagens direto para o WhatsApp Business.

 

Crie anúncios para o Facebook e Instagram, mas receba mensagens no WhatsApp. Para muitas empresas o contato por este aplicativo é a forma mais efetiva de falar com seus clientes, efetivar vendas e prospectar novos consumidores. Funcionando como uma ferramenta para expansão do negócio, essa opção de direcionamento já está disponível no menu de objetivos para criação de um anúncio.

Novos recursos do Meta Business Suite

A principal qualidade deste espaço do Meta é unificar todas as informações referentes ao Facebook e Instagram em um só lugar. O recurso permite a programação/publicação de postagens, gerenciamento de anúncios, insights e mensagens tudo de forma didática e com fácil acesso.

 

A principal novidade dessa ferramenta é que na Caixa de Entrada, além do Facebook Messenger e Instagram Direct, o WhastApp Business também poderá ser adicionado. A atualização ainda está em teste, mas a ideia é centralizar os canais de comunicação das empresas, buscando otimizar o tempo de resposta e deixar esse canal à disposição de mais de uma pessoa gerenciadora, já que as mensagens enviadas a um único número poderão ser gerenciadas em vários dispositivos.

 

Mais uma atualização está por vir, o envio de mensagens promocionais através do Facebook Messenger, utilizando o Meta Business Suite. Podemos comparar essa ferramenta ao e-mail marketing, ela permitirá uma abordagem mais direta e íntima com o público-alvo, possibilitando maior engajamento com a marca e dando uma novo instrumento de remarketing com os clientes já existentes.

Os anúncios com objetivo de geração de cadastros poderão ser aprimorados

As ferramentas para geração de cadastros são capazes de gerar novos clientes com potencial para comprar os seus produtos/serviços, já que, neste caso, o próprio interessado se inscreve para receber o seu contato. Essa é a melhor forma de conseguir dados e um contato qualificado com seus potenciais consumidores.

 

Com a popularização na utilização desse objetivo nos anúncios, o Meta trouxe atualizações para o gerenciamento completo na geração de cadastros:

  • Solicitação de cotação no Instagram: essa atualização funcionará com o botão “Obter cotação”, ela permite que as empresas façam perguntas personalizadas aos usuários antes que eles iniciem uma conversa, permitindo que você conheça um pouco mais com quem está falando antes de iniciar o atendimento. Otimizando o tempo de resposta das mensagens e o conteúdo do contato, já que o usuário terá sua resposta rapidamente e a empresa recebe as informações necessárias para responder aos questionamentos instantâneamente;
  • Filtragem de cadastros com formulários instantâneos: a ferramenta permite a inserção de uma pergunta de múltipla escolha no formulário. Isso possibilita que o gerenciador dos anúncios consiga filtrar os piores e melhores cadastros, leads quentes e leads frios, permitindo traçar uma estratégia cada vez mais direcionada para o público de interesse;
  • Flexibilidade de criativo: será possível adicionar imagens nos formulários instantâneos, essa atualização busca trazer mais uma ferramenta para manter a atenção do público no formulário, o fazendo chegar até o final no preenchimento dos dados;
  • Conteúdo restrito: será possível oferecer um conteúdo exclusivo, como e-books, flyers com informações privilegiadas e até um catálogo de produtos com os, tudo diretamente no formulário de cadastros, sem precisar redirecionar as pessoas para outra página;
  • Integração de parceiros: torna possível a inserção das informações coletadas pelos cadastros diretamente no seu CRM, facilitando o cruzamento dos dados e a prospecção de novos clientes em potencial.

As ferramentas de tráfego pago do Meta estão em constante evolução, sempre buscando realizar melhorias na coleta de dados e mensuração de resultados. Mas, pensar em uma estratégia de marketing para esse tipo de publicidade pode ser um desafio, conte com a Codde para ter resultados concretos com o marketing digital.

 

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