8 erros de Copywriting que você PRECISA evitar se quiser vender
Postado em Marketing Digital | 17 Maio, 2022

Qualquer um pode vender na internet. Mas isso não significa que todos são capazes de gerar engajamento e vendas através das palavras...

Você já ouviu falar do copywriting? Esse estilo de escrita faz alto uso de gatilhos mentais e o acréscimo de eliminação de objeções para encantar os clientes. No entanto, se você está com alguma dificuldade de gerar resultados através da sua escrita, veja se não está cometendo um desses 8 erros de copywriting a seguir.

01 - Não investir no Headline

O Headline é o elemento mais importante de uma página e frequentemente é a primeira coisa a ser vista pelo seu potencial cliente. Ou seja: levando em conta que um usuário demora até 7 segundos para decidir se continua numa página ou não, a falta de um título é o erro mais básico para quem procura conversões.

E todo bom headline tem uma característica específica: convence o usuário a ficar. E se você não sabe por onde começar, confira essas duas estratégias:

  1. Apresente a sua Proposta Única de Valor: qual é o seu diferencial? O que você tem para oferecer que ninguém no mundo tem melhor ou igual?
  2. Instigue a curiosidade: Não se prenda aos clichês. Mostre que você tem algo novo e que vai tornar a vida do seu público-alvo melhor. Se o usuário sentir que é o seu público-alvo, ele continuará lendo.

02 - Mandar todo o seu tráfego pago para uma Landing Page

Imagine que a Landing Page é como a apresentação de um vendedor de loja. Obviamente, se for um discurso completamente genérico, sem se adaptar aos objetivos e interesses específicos do seu cliente, não terá uma boa conversão, certo?

É por isso que uma boa estratégia de Marketing Digital não leva duas personas à mesma Landing Page.

Quanto mais você direcionar as personas para Landing Pages segmentadas que são relevantes e vão diretamente nas dores específicas daquele público, melhores serão os seus resultados.

03 - Falar das características e esquecer os benefícios

Não é que você não tenha que falar das características do seu produto, mas o que realmente move e seduz as pessoas são os benefícios. Por isso, se você realmente quer criar um conteúdo persuasivo, é preciso construir seu discurso em cima do que o seu produto melhora na vida do cliente.

04 - Destacar os benefícios do produto de forma exagerada

Exagerar em descrever os benefícios do seu produto ou destacar algo que ele não entrega é considerado um erro gravíssimo de copywriting.

Este comportamento pode prejudicar seu relacionamento com seus clientes ao longo do tempo.

Além de irritar e frustrar seu possível cliente, é bem provável que ele comece a falar mal e se torne um hater de sua marca. Algo que você, com certeza, não quer que aconteça, não é verdade?

05 - Não apresentar provas para o que você afirma

Assim como você, seus usuários não acreditam em tudo que leem na internet. Por isso, além de falar dos diferenciais do seu produto, você precisa apresentar provas do que está dizendo.

Seu poder de persuasão só aumenta quando as pessoas efetivamente acreditam no que leram.

06 - Não saber usar os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são um conjunto de técnicas usadas para influenciar na decisão de compra de seus clientes. Com eles, seus argumentos de venda tornam-se mais poderosos e você fica mais próximo de transformar seus visitantes em clientes.

Não usar esses gatilhos significa que você está cometendo um dos erros de copywriting (e a chance de escalar suas vendas).

Então, inclua frases como: “faltam apenas 10 horas”, “é a última chance”, “oportunidade única”, “oferta limitada”, etc, para despertar uma emoção em seu público.

Inclusive, sabia que temos um e-book grátis com 21 gatilhos mentais poderosos?

07 - Não ter uma página amigável para leitura dinâmica

Apenas os usuários que estão nos estágios finais do seu processo de decisão de compra irão ler cada vírgula do conteúdo criado. No entanto, a grande maioria irá apenas realizar a leitura dinâmica para ver se encontra algo que lhe chame a atenção.

Para isso, fuja das páginas com longos blocos de texto visualmente monótonos e use recursos em seu conteúdo que prendam minimamente a atenção de quem está navegando pela página como:

  • Negritos, itálicos e sublinhados em palavras ou frases estratégicas.
  • “Rabiscos manuais” destacando elementos importantes como sua proposta de valor ou Call to Action.
  • Gráficos e animações.

08 - Distrair o usuário da ação esperada dele

Se o usuário decidiu parar para converter no seu site, é melhor você não distraí-lo. Independente se você é um e-commerce ou não, tome cuidado ao tomar decisões como linkar para posts em páginas focadas em usuários de fundo de funil.

O ideal é que todos os esforços de uma Landing Page devem estar focados num mesmo objetivo: mover o usuário para o próximo passo no funil de conversão.

E aí gostou dessas dicas? Se quiser saber mais e ter uma estratégia montada especificamente para o seu negócio, entre em contato conosco.

Vamos impulsionar o seu negócio. Juntos.

 

 

COMENTÁRIOS