Você já deve ter visto alguma propaganda em que foi obrigada a parar e prestar atenção pois parecia que estava falando diretamente com você, não é mesmo? Isso significa que você acabou de ser impactado por um excelente exemplo de copywriting, que também é conhecida como a escrita encantadora de clientes.
Apesar do termo Copywriting não ter uma tradução específica para o português, esse estilo de escrita é usado no intuito de guiá-lo e persuadi-lo a realizar uma tomada de decisão. Esta tomada de decisão pode ser desde cadastrar um e-mail até realizar uma compra.
Às vezes você pode até se confundir e pensar que os termos querem dizer a mesma coisa, afinal o objetivo final da redação publicitária é sempre a venda, e não apenas causar “emoção” no leitor.
A copy se difere da redação publicitária por conta de três itens: embasamento com os dados de marketing, alto uso de gatilhos mentais e o acréscimo de técnicas de eliminação de objeções.
Não basta pesquisar, conhecer seu público e passar objetivos claros. Para se construir um um bom texto usando a técnica de copywriting é necessário que seu conteúdo seja informativo e relevante sem ser maçante, profundo e baseado em fatos, mas sem perder a fluidez. E apesar de ter um objetivo comercial, isso não significa que o texto deve estar sempre cheio de ofertas e exclamações apelativas.
Assim como existem técnicas para se escrever um texto jornalístico, um conto e até mesmo dissertações, para se seguir o copywriting não é diferente. Separamos 6 técnicas que são muito utilizadas e trazem excelentes resultados, confira abaixo:
O título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu texto e é o responsável por atrair e despertar a curiosidade para a leitura. Para um título tornar-se atraente, seja específico e vá direto ao assunto, use adjetivos interessantes e lembre-se: seis palavras são suficientes.
A escaneabilidade permite que o leitor entenda rapidamente o texto, do que trata e quais são os assuntos principais. Para facilitar o entendimento, é interessante que se use títulos divididos em subtítulos, listas de tópicos e tabelas.
Textos sem pausa e com parágrafos longos acabam espantando a grande maioria dos leitores. Para evitar que isso aconteça, crie parágrafos de até 6 linhas e insira subtítulos para pausar e dividir a leitura do texto como um todo.
Apesar do Google solicitar que as palavras-chaves do seu texto sejam repetidas no mínimo três vezes, mostre variedade de vocabulário. Isso traz credibilidade para o seu conteúdo.
Quando as pessoas leem palavras que não compreendem direito, sentem-se desconfortáveis e muitas vezes desistem da leitura. Por isso, procure escrever os seus textos de forma clara e simples.
6 - Use metáforas e exemplos
Quanto mais próximo da realidade do leitor, mais fácil será a identificação.
Por isso, ao abordar algum assunto mais complexo, contextualize com metáforas e exemplos para que o leitor conecte-se à situação e compreenda mais facilmente.
Além de ser necessária a aplicação das técnicas descritas acima, entender sobre persuasão é essencial para uma copy bem escrita;
Quando se fala de aprofundar os conhecimentos sobre os gatilhos mentais que levam as pessoas a dizerem “sim” e como aplicá-los, nós recomendamos fortemente o livro “Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini.
De acordo com o autor Robert Cialdini, o comportamento humano é governado por seis princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática: reciprocidade, coerência, aprovação social, afinidade, autoridade e escassez.
Aliás, você sabia que temos um e-book especial falando sobre gatilhos mentais?
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