Como estar entre as primeiras posições de resultados do Google?
Postado em Marketing Digital | 27 Setembro, 2022

Estar entre as primeiras posições de resultados do Google é algo desejado por todos que possuem um site e trabalham com conteúdos dentro do mesmo. Além de demonstrar um serviço bem feito, encontrar o seu negócio nos primeiros resultados de pesquisa significa garantir mais oportunidades. Mas, como conseguir deixar meu site bem posicionado?

 

Estar nos primeiros resultados do Google requer muito SEO

O Search Engine Optimization é o responsável por posicionar o seu site ou blog nos primeiros resultados orgânicos das pesquisas do Google. O SEO se trata de um conjunto de técnicas de escrita, seleção de palavras-chave e boas práticas para compartilhamento de informações através de sites, ele tem a capacidade de colaborar com o reconhecimento que o algoritmo do Google faz das páginas da web, ajudando a te deixar nas primeiras opções de links. 

A grande diferença entre o SEO e a mídia paga é que a primeira opção, por se tratar de um escalonamento orgânico, possui resultados concretos em médio e longo prazo. Enquanto a primeira tem a capacidade de alcançar resultados imediatos.

Esse tipo de otimização é essencial para qualquer pessoa que deseje ter um site bem colocado nos mecanismos de busca, sem o uso correto do SEO, seu site pode nem aparecer nos resultados de pesquisa.

 

Inbound marketing + SEO = a receita para estar entre os primeiros

O princípio do inbound marketing é regido pelo funil de vendas, ferramenta que ajuda a mapear em que estágio da compra seus clientes/leads se encontram, fazendo com que você ofereça o que o público precisa na hora certa. E isso se aplica também ao SEO. Para fazer essa associação, é preciso pensar o funil de vendas de acordo com a web:

1- Topo do funil: foco em conteúdos para adquirir leads: e-books e webinars;

2- Meio do funil: é hora de manter os leads adquiridos engajados, pense em conteúdos envolventes e que façam sentido com essa etapa;

3- Fundo do funil: chegou o momento de gerar conversões, você já preparou seus leads para a compra, atue para fechar as vendas.

Agora que as etapas do funil já estão bem divididas, é preciso escolher as palavras-chave a serem utilizadas em cada conteúdo. Aqui, inserimos os conceitos de head tail e long tail.

 

Head Tail 

São as palavras/frases/expressões procuradas mais curtas, que cabem dentro de conteúdos um pouco mais abrangentes e menos específicos. Elas são caracterizadas pelo alto volume de buscas, colaborando com o crescimento do número de visitas. Por serem um pouco mais generalizadas, estão ligadas ao topo do funil. 

Por exemplo: quando alguém busca pelos termos “agência de marketing digital”, uma pesquisa genérica, sem especificação de tipos de serviço, localização, área de atendimento. A intenção é apenas especular os resultados e talvez se cadastrar uma newsletter, um lead não tão engajado.

Apesar de não parecer tão atraente, as head tails são extremamente necessárias para estar entre os primeiros posicionamentos de resultado do Google e farão muita diferença na sua estratégia de inbound marketing.

 

Long Tail

Aqui falamos dos termos de busca mais longos e específicos, que estão ligados a textos um pouco mais complexos, para um momento onde o possível cliente já acessou um conteúdo genérico e busca por algo mais preciso. As long tails estão ligadas ao meio e fundo do funil, devem ser inseridas em conteúdos responsáveis por envolver e converter os leads gerados no topo da estratégia.

Por exemplo: a busca por “agência de marketing digital para imobiliárias em Florianópolis”, é uma pesquisa com oito termos muito específicos sobre o serviço, local de atendimento e área de atuação, isso significa que a pessoa que realizou a pesquisa já sabe do que precisa, basta apresentar a solução.

 

O ideal é que o seu site esteja preparado com conteúdos para guiar os futuros clientes por todo o funil de conversão, pois não adianta gerar tráfego com um SEO muito bem preparado se os leads não encontrarem uma jornada a ser seguida através dos conteúdos postados para então se tornarem consumidores. Te ensinamos uma estratégia para criação de conteúdos de acordo com o funil aqui. Além disso, é preciso manter uma frequência de postagens e estar sempre trabalhando com o SEO para manter-se nos primeiros resultados de pesquisa em todos os estágios do funil.

 

Ainda parece complicado aplicar a otimização SEO no seu site? Entre em contato com os especialistas da Codde, podemos te ajudar com isso!

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