Frequência de postagens para blog, como definir?
Postado em Marketing Digital | 15 Setembro, 2022

A frequência de postagem em um blog é uma grande dúvida dos administradores de site. Você sabia que esse fator possui a capacidade de influenciar até mesmo nas suas vendas?

 

Além de reforçar sua posição de autoridade de marca, a frequência nos textos de blog colabora com a sua presença nos resultados do Google, dando mais confiança para os clientes fecharem a compra. Conheça mais sobre o assunto:

 

 

Por que a frequência de postagens influencia?

A periodicidade de postagens em um blog empresarial é um fator que tem influência direta em algumas áreas do digital, veja os mais conhecidos:

 

  • Google: manter um cronograma pode te ajudar a conquistar melhores colocações nos resultados de pesquisa de forma orgânica, através da otimização SEO;
  • Atração do público: se o seu conteúdo é de qualidade e segue uma frequência, seu público espera que isso seja contínuo e pode ter o seu blog como referência na área;
  • Colaborar com o funil de vendas: você pode usar de estratégias de blog para conduzir o consumidor pelo funil de vendas e, para realmente conseguir efetuar uma conversão, é preciso manter a periodicidade.

O que você irá atingir, vai depender da estratégia criada para os textos de blog.

 

Como definir uma frequência de postagem para os textos de blog?

Existem alguns pontos principais que você precisa estar atento na hora de definir a constância dos seus posts, é preciso definir os seus objetivos, entender o tempo do seu público e do Google e pensar qual o ritmo de produção de conteúdos de qualidade você é capaz de abraçar. 

Para isso, preparamos algumas perguntas que vão te ajudar a traçar essa estratégia:

 

1. O que eu desejo atingir com essa estratégia de blog?

    • Mais vendas?
    • Mais visualizações para colaborar com o SEO?
    • Mais leads para nutrir através do e-mail marketing?

Primeiro tenha clareza do que você deseja atingir com essa estratégia de postagens para blog. Dessa forma, você saberá o quanto precisa produzir para manter sua constância de publicações.


2. Qual o tempo de leitura do meu público e o tempo de entrega do Google?

De nada adianta atingir uma regularidade de três posts por semana se o seu público-alvo não irá ler. Textos densos, com conteúdo aprofundado, costumam ser postados a cada 15 dias, pois é o tempo em que o público tem de encontrar o post e realizar a leitura. Além disso, postar em uma frequência muito alta pode fazer com que o Google não entregue todos os conteúdos uniformemente, o que fará com que você gere conteúdo “perdido”.


3. Foque na qualidade, não na quantidade

Os textos de blog são conhecidos pela qualidade e material aprofundado que normalmente oferecem, quem busca por esse tipo de conteúdo já sabe dessas características e cometer o erro de entregar um texto básico pode fazer com que aquela pessoa não volte mais no seu site, deixando uma má impressão. 

 

 

Por este motivo, pense em uma frequência de conteúdos em que você consiga manter a demanda de produção dos conteúdos de forma relevante, com informações ricas. Não corra o risco de abraçar uma demanda impossível de se produzir “mais do mesmo”, isso irá acabar com a sua estratégia. É preferível que você poste 1 vez ao mês, mas com textos que agreguem valor, do que toda semana com assuntos vagos.

Além disso, depois de selecionar os dias de postagens, siga seu cronograma fielmente e ele te ajudará a atingir seus objetivos.

 

 

Como produzir conteúdo relevante para textos de blog?

Fique atento às tendências de mercado da área de atuação da sua empresa, observe as necessidades do seu público-alvo e desenvolva textos com base no que realmente irá colaborar com os leitores. Antes de dar início a qualquer produção, pense se aquele conteúdo irá colaborar com o dia-a-dia de alguém, se a resposta for sim, continue.

 

Ainda não conseguiu criar a estratégia de frequência de postagens para blog? Nossos especialistas podem te ajudar com isso, entre em contato com a Codde.

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