Como fazer Marketing no Pinterest?
Postado em | 19 Agosto, 2021
 

Como qualquer estratégia de marketing, a atuação da marca no Pinterest deve começar com o planejamento.

Quais são os seus objetivos nessa rede social? Alcance, engajamento, tráfego, conversões? Como você vai medir os resultados? Com quem a marca vai se comunicar? Quais tipos de publicações serão feitas? Quais temas serão abordados?

Questões operacionais também são importantes. Quem será responsável pelas publicações, interações e mensuração? Quando os pins serão produzidos, publicados e avaliados? 

Na hora de criar os conteúdos, é sempre importante ter a persona em mente. 

Ao identificar os interesses, as dores e os comportamentos do seu público, você percebe também qual linguagem e quais assuntos deve adotar nos conteúdos. Assim, eles se tornam mais relevantes.

Mas, independentemente do perfil da persona, perceba que o Pinterest é uma rede social criativa. Com bastante apelo visual, é uma plataforma dinâmica e cheia de estímulos. Portanto, nada de pins sem graça.

Fazer marketing no Pinterest também exige continuidade. Não adianta publicar vários pins de uma vez só e voltar lá meses depois. A melhor maneira de cultivar um público na rede social é manter a consistência das publicações e das interações com os outros usuários.

Sempre que você publica um pin novo, seus seguidores ficam sabendo disso, já que o Pinterest exibe as publicações em ordem cronológica na aba Seguindo. Por isso, vale a pena se manter ativo com uma frequência de publicações.

O Pinterest indica que você publique pelo menos uma vez por semana, mas isso pode variar conforme o público. Então, teste a melhor periodicidade para a sua marca.



Como otimizar as publicações no Pinterest?

Se o Pinterest é um buscador, é preciso aplicar estratégias de SEO.

A intenção é fazer com que os seus pins fiquem melhor posicionados nas buscas, sejam encontrados por mais pessoas e, assim, gerem mais interações e visitas para as suas páginas.

Quando alguém acessa seu próprio feed ou faz uma pesquisa, o Pinterest adota alguns critérios para ordenar os pins, de acordo com a relevância para o usuário. Ele pode considerar, por exemplo, a popularidade do perfil, as palavras-chave da publicação e o engajamento que ela já gerou.

Assim como o Google, o Pinterest não consegue ler imagens. Para entender do que elas tratam, o algoritmo da rede lê as informações do contexto, especialmente o título, a descrição, as hashtags e a URL de destino dos pins.

Preencha as informações com as palavras-chave que identificam o seu negócio e os seus produtos, de maneira que os pins apareçam nas buscas por esses termos. 

Organize as pastas com palavras-chave nos títulos.

As palavras-chave também podem aparecer no título e na descrição das pastas, já que elas também são exibidas nas buscas dos usuários.



Integre o Pinterest com outros canais

Para aumentar a popularidade do seu perfil no Pinterest, atraia mais pessoas de fora!

Provavelmente você já tem um perfil no Facebook ou no Instagram, não é? Então, compartilhe os seus pins nessas redes e leve para o Pinterest um público que já curte a sua marca.

Você também pode usar o seu site ou blog para divulgar pins e pastas. 

Para isso, use o recurso de incorporar publicações nos posts ou adicione widgets. Dessa maneira, você também leva os seus visitantes para o Pinterest.

 

Pinterest Analytics: 

O Pinterest não deixa as marcas atuando no escuro. A plataforma oferece, exclusivamente para as contas business, uma ferramenta de análise de dados chamada de Pinterest Analytics.

Nessa ferramenta, você pode ter uma visão geral da sua conta com métricas como impressões, engajamentos, closeups, cliques no link, pins salvos, público total e público engajado. Também é possível visualizar os principais pins da conta de acordo com essas métricas.

Para visualizar essas informações, você pode filtrá-las pelo período de atuação, o dispositivo utilizado pelo público e o formato de conteúdo.

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