Pinterest: saiba como usar um dos maiores mecanismos de busca visual do mundo.
Postado em | 19 Agosto, 2021
 
 
 

Pinterest é uma rede social visual, que ajuda os usuários a encontrarem ideias e referências para experimentar em suas vidas. 

Para as marcas, ela vai muito além de uma rede social bonitinha: quando bem aplicada nas estratégias de Marketing Digital, ajuda a aumentar o engajamento e as conversões do negócio.

 

Você pode pensar que quase ninguém usa o Pinterest. 

Parece uma rede social apenas para o público feminino, que serve só para procurar imagens fofas de decoração ou ideias de receitas. Pode parecer que ali não tem espaço para o marketing da sua empresa! Embora muitas marcas ignorem o Pinterest, essa rede social está se tornando cada vez mais relevante para negócios.

Nela você vai encontrar fotos de apartamentos bem decorados, ideias de DIY (faça-você-mesmo), receitas, destinos para conhecer e milhares de imagens de design, ilustração, viagem, moda, culinária e outros diversos assuntos.

O diferencial do Pinterest é que ele se tornou um grande catálogo de referências para os usuários. E são nessas referências que a sua marca pode aparecer para se aproximar do público, para ser descoberto, reforçar seu branding e influenciar as decisões de compra dos usuários.

 

Por isso, surgiu o Pinterest para Empresas

Como toda rede social, o Pinterest foi criado essencialmente para pessoas. Mas é claro que as marcas aproveitaram o potencial de se aproximar do seu público por lá, e o Pinterest também entrou na mira do marketing.

Ao perceber esse movimento, também desenvolveu novas funcionalidades para negócios, como a conta business e as ferramentas de mensuração, que vamos compartilhar mais adiante. O grande benefício por lá é entrar nos planos das pessoas no momento em que elas buscam referências para realizar seus projetos de vida.

Ao publicar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento e mandar mais visitantes para o site.

Além disso, elas conseguem influenciar as decisões de compra dos consumidores, que estão dispostos a comprar aquilo que encontram no Pinterest. 

Algumas estatísticas sobre os usuários da rede mostram esse poder (dados site Rock Content)

84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;

98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;

77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma. 

Outra pesquisa sobre os usuários da plataforma nos Estados Unidos traz dados interessantes: 1 em cada 2 milennials usam o Pinterest, o que mostra o poder da rede com as novas gerações.



Como usar o Pinterest?

Criar uma conta no Pinterest é simples. 

Para a sua marca atuar na rede, você precisa ter uma conta business. Para criá-la, escolha a opção “Criar uma conta business” na página inicial do Pinterest.

 

Para configurar a sua conta comercial, o Pinterest precisa saber algumas questões, como o nome e o tipo de negócio que você representa. 

Além disso, você pode adicionar um link para o site, integrar com outras redes sociais e selecionar os assuntos que melhor descrevam o seu negócio (Humor, Arquitetura, Natureza, Gatos etc.) para receber sugestões de pins da plataforma.

 

Como usar os principais recursos do Pinterest para empresas?

 

Desde o seu surgimento, a rede já agregou muitas funcionalidades que tornam a experiência dos usuários mais rica. Conheça agora as principais:

- Botão Salvar para sites

Uma das maneiras de alimentar o Pinterest com posts da sua marca é levar os usuários a fazerem isso, já que eles podem salvar imagens na plataforma diretamente do seu site.

Para incentivar a rede oferece uma ferramenta interessante: o botão Salvar para sites. Ao instalá-lo, ele aparece em todas as imagens do site, para que os usuários possam clicar e salvá-las diretamente nas suas pastas do Pinterest.

- Rich pins (pins avançados)

Pins avançados (ou rich pins) trazem informações mais ricas sobre as imagens, que vão além do título, legenda e link que existem nos pins comuns.

Isso é feito por meio de metade dos que devem ser adicionados ao seu site ou e-commerce.

Os rich pins são gratuitos e disponíveis apenas para contas business. Existem 4 tipos:

pins de produto, que incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;

pins de receita, que informam ingredientes, tempo de cozimento e porções;

pins de artigo, que mostram título, autor e um trecho do texto;

pins de aplicativo (atualmente compatível apenas com iOS), que incluem um botão para instalar.

Quer um exemplo de como funciona?

 

- Shop the Look

Shop the Look é uma iniciativa para estimular ainda mais as compras na plataforma. Com esse recurso, o usuário que gostar de algum produto da imagem pode clicar e ser direcionado para o link de compra.

Os pins Shop the Look têm pontinhos brancos que identificam os produtos com link. Para adicioná-los, as marcas devem ter uma conta business. 

Ao criar o pin, você deve clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino e uma imagem do produto avulso.

- Pincode

O Pincode é uma maneira de levar o Pinterest para o mundo real. Trata-se de um código customizado (semelhante a um QR Code) que carrega informações sobre a rede social. Ao ser escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário pode ser direcionado diretamente para o perfil ou uma pasta da sua marca.

Os Pincodes estão disponíveis tanto para contas pessoais quanto comerciais. Qualquer usuário pode criar o código ao clicar sobre a sua foto de perfil e baixar o Pincode.

- Pinterest Lens

Essa ferramenta, chamada de “Busca pela Câmera” em português, permite que você busque na rede os objetos que encontra por aí, no mundo físico.

Gostou da luminária que você viu na casa de um amigo? Viu uma flor na rua e quer mais imagens dela? Basta mirar a câmera do aplicativo para o objeto, que ele vai mostrar as referências similares ao que você está vendo. Assim, a busca por ideias fica ainda mais rica.

 

 

Gostou da luminária que você viu na casa de um amigo? Viu uma flor na rua e quer mais imagens dela? Basta mirar a câmera do aplicativo para o objeto, que ele vai mostrar as referências similares ao que você está vendo.

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