Marketing digital precisa ser planejado
Postado em Marketing Digital | 10 Outubro, 2016

Se lançar no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento é a certeza de que os resultados serão catastróficos.

Sabemos que a elaboração de um plano de marketing digital é visto por muitas empresas como uma etapa longa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorada ou relegada a um segundo plano, mas sem um planejamento estratégico digital, você estará navegando as escuras.

Com o plano nas mãos você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso e para lhe ajudar nisso, elaboramos um roteiro básico de pontos que você deve incluir no seu planejamento.

Objetivos devem ser bem definidos

Fundamental no plano de marketing digital é definir muito claramente quais são os objetivos e o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

As metas também são um ponto muito importante, é a partir delas que serão definidas as métricas e KPIs aplicáveis. Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir  do controle.

Conheça seu público alvo

Esta etapa é a mais crítica do plano já que envolve muita pesquisa para entender as características do público alvo. Hoje já existem várias ferramentas online que nos permite ter com exatidão qual é o perfil de visitantes de um determinado site e com base nesta análise determinamos o público e adequamos a linguagem e o conteúdo a ser produzido.

O próximo passo é criar uma Persona, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar, isto irá ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades, desejos e anseios.

Defina os canais a serem utilizados

Existem milhares de opções para divulgação de uma marca na Internet  por isso é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que se pretende atingir, afinal não é necessário usar todas.

Equipe capacitada

O marketing digital não aceita amadorismo, por isso, a capacitação técnica da equipe é essencial. Qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é preciso ter pessoal capacitado para sua utilização.

Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porquê do fracasso de suas campanhas. Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra completamente diferente.

Conteúdo

Comunicação é tudo, e essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo, pois é preciso desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público alvo.

Hoje o consumidor busca informações antes de comprar e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Use seu site ao seu favor e disponibilize todas as informações sobre seus produtos e serviços.

Elabore um cronograma de ações

Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação, e por isso definir um cronograma de ações é fundamental para potencializar cada ação isolada.

As ações de marketing digital são compostas por uma sucessão de campanhas e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial. Então lembre-se, não existem ações isoladas no marketing digital.

Monitoramento

O plano de marketing digital só poderá ser colocado em prática se for possível acompanhar e verificar os termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, Facebook Ads, por exemplo, serão utilizadas.

No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento de redes sociais.

A elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados sejam alcançados de forma desejada.

Planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

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