Se lançar no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento é a certeza de que os resultados serão catastróficos.
Sabemos que a elaboração de um plano de marketing digital é visto por muitas empresas como uma etapa longa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorada ou relegada a um segundo plano, mas sem um planejamento estratégico digital, você estará navegando as escuras.
Com o plano nas mãos você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso e para lhe ajudar nisso, elaboramos um roteiro básico de pontos que você deve incluir no seu planejamento.
Fundamental no plano de marketing digital é definir muito claramente quais são os objetivos e o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
As metas também são um ponto muito importante, é a partir delas que serão definidas as métricas e KPIs aplicáveis. Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir do controle.
Esta etapa é a mais crítica do plano já que envolve muita pesquisa para entender as características do público alvo. Hoje já existem várias ferramentas online que nos permite ter com exatidão qual é o perfil de visitantes de um determinado site e com base nesta análise determinamos o público e adequamos a linguagem e o conteúdo a ser produzido.
O próximo passo é criar uma Persona, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar, isto irá ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades, desejos e anseios.
Existem milhares de opções para divulgação de uma marca na Internet por isso é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que se pretende atingir, afinal não é necessário usar todas.
O marketing digital não aceita amadorismo, por isso, a capacitação técnica da equipe é essencial. Qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é preciso ter pessoal capacitado para sua utilização.
Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porquê do fracasso de suas campanhas. Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra completamente diferente.
Comunicação é tudo, e essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo, pois é preciso desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público alvo.
Hoje o consumidor busca informações antes de comprar e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Use seu site ao seu favor e disponibilize todas as informações sobre seus produtos e serviços.
Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação, e por isso definir um cronograma de ações é fundamental para potencializar cada ação isolada.
As ações de marketing digital são compostas por uma sucessão de campanhas e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial. Então lembre-se, não existem ações isoladas no marketing digital.
O plano de marketing digital só poderá ser colocado em prática se for possível acompanhar e verificar os termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, Facebook Ads, por exemplo, serão utilizadas.
No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento de redes sociais.
A elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados sejam alcançados de forma desejada.
Planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.
Aproveite e faça GRATUITAMENTE o diagnótico do seu marketing digital e conte sempre conosco.