Passo a passo para você realizar seu webinar
Postado em Marketing Digital | 05 Dezembro, 2016
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Os seminários online, ou webinar, tem se tornado uma ferramenta fundamental de contato direto com cliente através do marketing digital.

A transmissão ao vivo pode até assustar um pouco, mas seguindo o passo a passo que vamos te passar neste post a sua empresa pode ousar e ter um retorno bastante interessante por esse canal.

Esta ferramenta pode ser usada para os mais diferentes objetivos como gerar leads, fazer parte do funil de vendas, demonstração de produtos ou ainda ter como objetivo o estreitamento da relação com o cliente.

O que determinará o objetivo da transmissão são as necessidades da sua empresa, e para garantir o sucesso, confira as etapas da criação de um webinar:

As atividades envolvidas na criação de webinars ao vivo, considerando que o evento acontecerá em um mês são:

PASSO 1

O primeiro passo do planejamento da sua transmissão online é definir o tema de acordo com as necessidades da sua empresa, e se vai convidar palestrantes a antecedência é essencial para que ele possa se organizar.

O próximo passo é definir uma data e horário se atentando a feriados e outros eventos neste dia que possam competir com seu webinar. O horário também merece atenção, afinal seu público precisa estar online.

PASSO 2

Nas semanas 2 e 3 antes da data definida é preciso divulgar o webinar. Monte uma Landing Page (LP) para que as pessoas possam se inscrever e receber as próximas informações sobre o evento.

Na LP você deve inserir todas as informações importantes sobre o webinar: tema, horário, dia, etc. Essa é uma excelente opção para transformar visitantes do seu site em Leads.

Se você já tem uma base de leads envie um email convidando-os para o webinar com todos os detalhes do evento e link para a Landing Page. Use também as suas mídias sociais para divulgar e convidar para o evento, afinal você já tem um público interessado no seu conteúdo, e sempre direcione para a sua Landing Page.

As mídias pagas também devem ser utilizadas caso tenha verba disponível e uma boa opção são os ads, Google Adwords e Facebook Ads. Você também pode impulsionar a postagem sobre o webinar, o que aumenta bastante o alcance dessa mensagem na rede.

O seu site também é uma mídia, por isso coloque call-to-action no site da empresa, seja em banners ou em chamadas com links nos posts do blog, por exemplo.

PASSO 3

Nos 7 dias antes do webinar você deve acompanhar as inscrições. Avalie quantos Leads já converteram e analise se há necessidade de reforçar algum dos canais de divulgação.

Defina o roteiro com o que será apresentado da melhor maneira para guiar suas falas e não deixar nenhum ponto importante de fora. Se for utilizar algum material de apoio, suba para alguma nuvem ou para o SlideShare, assim estará disponível facilmente na hora da apresentação.

Monte o evento no YouTube online para que você já disponibilize o link da página de transmissão com antecedência. Veja aqui o YouTube online.

Lembre seus leads sobre o webinar via email marketing já com o link da transmissão, será uma maneira de manter o evento na mente dos inscritos e possibilitar a inscrição dos demais. Reforce a data e o horário da transmissão e aproveite a mensagem para enviar algum material sobre o tema que será abordado.

PASSO 4

No dia do webinar

Teste a internet, afinal você não quer correr o risco de ter seu webinar interrompido e prejudicado por causa de problemas com a conexão, certo? Organize o ambiente tomando cuidado com o fundo e o enquadramento, e garanta que materiais de apoio estejam a mão, como canetas e controles.

No dia da transmissão envie um email com o link para o webinar. Procure enviar pelo menos uma hora antes do início para que todos possam ver a mensagem e acessar a página da transmissão.

E na hora marcada, inicie o webinar!

Interaja com os participantes por meio de comentários na página e responda as perguntas enviadas ao vivo, por isso é recomendável ter pelo menos mais uma pessoa para te auxiliar.

E claro, ao fim da apresentação, agradeça! Informe que o material utilizado será enviado aos participantes por email, e responda as perguntas deixadas na página de transmissão para que todos os participantes tenham resposta.

PASSO 5

Finalizada a transmissão envie um email com o link permanente para o vídeo no Youtube e com o link para os slides da apresentação (caso haja). Você também pode fazer uma pesquisa para saber o que o público achou do webinar através um formulário de pesquisa gratuito e enviar para os Leads responderem (o formulário não pode ser extenso, afinal você quer que todas as perguntas sejam respondidas).

Este material poderá ser disponibilizado através de uma Landing Page no seu site, assim você continua gerando leads com seu webinar.



Você pode e deve adaptar este passo e com certeza alguma etapa a mais vai entrar ou sair, mas o essencial é fazer tudo de maneira planejada para oferecer webinars cada vez mais incríveis para a sua audiência.

 

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