Quando anunciar em Rede de Pesquisa ou Rede de Display?
Postado em Marketing Digital | 15 Fevereiro, 2022

Se você conhece o Google Ads, com certeza já ficou em dúvida entre usar a Rede de Pesquisa ou a Rede de Display para exibir seus anúncios. Sabendo disso, criamos um artigo para descomplicar o assunto e, caso você não saiba, te explicar o que é essa plataforma. É só continuar a leitura!

 

Primeiro, o que é o Google Ads? 

Antes de nos aprofundarmos nos canais de exibição, vamos te explicar o que é e como funciona o Google Ads.

Lançada nos anos 2000, é uma plataforma de anúncios do buscador mais famoso do mundo, o Google. Atualmente, ela lidera o mercado de mídia on-line, com possibilidade de anunciar no YouTube, Gmail, Play Store, Pesquisa e Display. 

Sabe aquele anúncio que passa antes de assistir um vídeo ou em formato de banner na página de um blog? São todos feitos através do Google Ads.

A ferramenta entrega infinitas possibilidades de segmentação, buscando atingir um público certeiro. Além disso, fornece resultados precisos sobre o tráfego dos anúncios, facilitando a otimização das campanhas e o uso da verba.

 

Rede de Display e Rede de Pesquisa: quais as diferenças?

Na Rede de Pesquisa, seu anúncio aparece junto aos resultados tradicionais do buscador. Sempre que alguém pesquisa algo no Google, recebe uma lista com os resultados, os anúncios desta opção aparecem em destaque no início,lateral ou fim da página. 

Para ter bons resultados, é preciso ter um texto pensado estrategicamente, já que ele será o único atrativo que levará ao clique do usuário.


Já a Rede de Display, conta com mais de dois milhões de sites parceiros do Google que poderão exibir seus anúncios. A distribuição do conteúdo nos locais parceiros varia de acordo com a segmentação de público feita pelo anunciante.

Nesta opção, para ter bons resultados é preciso de um design bem interessante que siga as diretrizes da plataforma.

 

Quando investir na Rede de Display?

Como a Rede de Display trabalha com anúncios imagéticos, lembre-se de que o espectador não está buscando algo, mas sendo impactado entre conteúdos que ele está buscando, o que torna a performance dos resultados mais complexa.

Os anúncios desta rede costumam alcançar pessoas que ainda estão no topo do funil de vendas, ou seja, é o momento de  reforçar a marca durante a jornada de compras dos clientes. 

Por isso, vale investir quando se deseja resultados de branding, alcançar pessoas no início da jornada do consumidor ou que ainda não conhecem sua empresa, remarketing com a exibição de anúncios personalizados para quem já visitou sua página.

 

Quando investir na Rede de Pesquisa?

Na Rede de Pesquisa, as pessoas que são impactadas com o seu conteúdo estão procurando ativamente o produto/serviço e até mesmo a própria empresa. Aqui, você escolhe quando aparecer, sempre considerando os termos utilizados para realizar a pesquisa no buscador. 

Ela oferece uma boa taxa de conversão, justamente por esta busca ativa do usuário, então se esse é o seu objetivo, invista aqui. Pode abusar das estratégias de copywriting para escrever o texto do anúncio, deixe-o convidativo para quem está realizando a busca.

 

E se eu utilizar os dois canais de anúncios?

Se isso estiver dentro do seu objetivo e tiver verba disponível, tudo certo e pode até trazer um saldo positivo, gerando maior exposição da sua marca e, consequentemente, aumentando o número de visitas no site. Mas lembre-se de deixar a verba separada para todos os processos do funil, já que as redes funcionam para etapas diferentes do funil de vendas.

Mas, sempre vale a pena fazer uma análise de onde está o seu público e qual a melhor forma de gerar impacto. Faça isso utilizando os dados de redes sociais e, principalmente, do seu site. Confira sempre os resultados destes canais e repare se são gerados pelo seu público-alvo, caso não sejam, é melhor repensar todas as estratégias antes de investir mais.

 

Apesar de ser uma ferramenta complexa, o Google Ads pode ajudar a alavancar o seu negócio na web, algo mais do que importante para o mundo em que vivemos. Caso você ainda tenha dúvidas, deixe nossos especialistas em tráfego pago te ajudarem nessa missão, é só entrar em contato!

 

COMENTÁRIOS